Passam bem os irmãos Antonella, Laura, Tiago, Jhordan e Luís Henrique, os quíntuplos que nasceram na última segunda-feira (02) no Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo. Os pais, Aniele Kurtel, 24 anos, e Luís Fernando, 33, são de Chopinzinho, no Sudoeste do Paraná, onde a gravidez foi acompanhada até meados de julho. A partir do dia 22 do mesmo mês, o casal veio para o Hospital do Rocio para assistência médica ampliada devido à raridade da gestação.

A gravidez de Anieli , aconteceu de forma natural. O casal conta que estavam tentando ter um filho desde o fim de 2018. Antes de descobrir que estava grávida de quíntuplos, a jovem ouviu em uma consulta que havia a suspeita de que ela poderia ter um cisto no ovário ou um tumor no útero.

A descoberta dos quíntuplos veio no início de abril, durante um exame de ultrassom. Todo acompanhamento da gravidez foi por meio do SUS, incluindo consultas e exames em Chopinzinho e em Pato Branco. Aniele Kurtel fez seu pré-natal na Rede Materno Infantil do Paraná, assistida na Atenção Primária à Saúde, assim como no Consórcio Intermunicipal e Referência Hospitalar de Alto Risco de sua região, devido à gestação múltipla.

Com a evolução da gestação, avaliada a condição de saúde da gestante e previsão de nascimento dos bebês, foi estabelecido um plano de cuidados que incluiu o planejamento da transferência de Aniele para em Campo Largo, via transporte aeromédico da secretaria estadual da Saúde. A viagem de carro, com distância de 400 quilômetros, poderia trazer risco para a gestante e para as crianças.

O Hospital do Rocio é referência em gestação de alto rico e está vinculado à Rede Materno Infantil do Governo do Estado.

O nascimento dos quíntuplos aconteceu, nesta segunda-feira (02), por volta das 22 horas. A ação envolveu diversas áreas, pontos de atenção e fluxos de regulação, que somados ao trabalho da equipe de cerca de 30 profissionais do hospital resultaram no melhor benefício para o nascimento dos cinco bebês.

Com gestação de 28 semanas e cinco dias, os bebês nasceram com saúde, com peso médio de mais de um quilo. Dos cinco, apenas um tem 950 gramas. Eles permanecem sob os cuidados da equipe multiprofissional da instituição. De acordo com informações do hospital divulgadas nesta quarta, todos os bebês apresentam quadro de saúde estável.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Morre criança baleada durante ação da Polícia Militar do RJ

TA PREPARADA? SÃO 30 DIAS INCRÍVEIS! PARTICIPE AGORA Agatha Vitória Sales Félix, 8, morta …