Sistema virtual favorece o acompanhamento do processo de defesa

Cedoc/RAC

Sistema virtual favorece o acompanhamento do processo de defesa

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) lançou aplicativo para que os proprietários de veículos autuados nas rodovias estaduais de São Paulo possam realizar a indicação do condutor da infração cometida e realizar várias consultas, como multas, por exemplo, sem sair de casa.

O aplicativo do DER, órgão ligado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, está disponível para download desde segunda-feira (12). A novidade é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS. Outra novidade é que o site do DER passa a permitir que os condutores preencham o formulário online para pleitear a penalidade de advertência por escrito – infração de natureza leve e média.

O aplicativo traz um design moderno, de fácil usabilidade e navegação intuitiva. O app DER ONLINE vai permitir que os proprietários dos veículos realizem procedimentos antes burocráticos, com mais comodidade, agilidade e em qualquer horário.

O DER ONLINE, que é gratuito, também reúne outros serviços do Departamento, como consulta de quaisquer multas cometidas nas rodovias estaduais paulista administradas pelo DER e concedidas pelo Governo do Estado de São Paulo, para veículos cadastrados no país.

A consulta poderá ser feita pelo Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo, Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Os condutores também poderão acompanhar o resultado da análise da defesa de autuações e os recursos administrativos enviados ao órgão e indicação de condutor infrator.

Tudo isso na palma da mão, diretamente no aplicativo do celular. “Esse é um passo importante no caminho da modernização, proporcionando ao cidadão mais comodidade, redução de custos e rapidez, com menos burocracia”, explica o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

É obrigatório anexar cópia legível do documento de habilitação (CNH) do condutor, documento de identificação (RG) ou outro documento que tenha assinatura idêntica à do formulário e uma procuração, quando for o caso. É importante assinar o formulário e coletar a assinatura do condutor infrator.

O pleiteante também precisa ter em mãos o auto de infração e documentos do veículo, para informar a placa. A indicação do autor da infração é de responsabilidade do proprietário do veículo e deverá obedecer ao prazo estipulado na notificação da autuação emitida e processada pelo Departamento.

Informações: http://www.der.sp.gov.br por meio do botão, Indicação de condutor online, na aba – lado esquerdo – Multas e Recursos.

Escrito por:

Francisco Lima Neto

Fonte: RAC

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

Tecnologia no futebol: como a inovação está tornando o esporte mais justo e inclusivo.

Futebol é paixão nacional, um esporte que recebe bilhões de dólares em investimento todos …