Esgoto a céu aberto e mau cheiro aumentam após alterações no local

Wagner Souza/AAN

Esgoto a céu aberto e mau cheiro aumentam após alterações no local

Uma obra do BRT (Bus Rapid Transit, transporte rápido por ônibus) interrompeu há um mês o curso natural do córrego do Morro dos Macacos, afluente do Rio Capivari, no Jardim Novo Campos Elíseos, e os moradores da região reclamam da agressão ao meio ambiente e dos transtornos causados pelo esgoto a céu aberto que está represado no local, atrás da Escola Estadual Padre José dos Santos.

O córrego do morro forma-se no Ribeirão Piçarrão e percorre pelo jardins Paulicéia e pelo Novo Campos Elíseos até o Rio Capivari. Em seu leito escorre esgoto a céu aberto e a população despeja lixo e entulhos. Com as obras do BRT no Corredor Ouro Verde, árvores foram retiradas e algumas modificações foram realizadas no entorno da ponte que passa sobre o córrego na Rua Piracicaba, no Jardim Novo Campos Elíseos. Entre as mudanças, a Prefeitura interrompeu o curso do leito por um muro de terra e instalou tubulações dentro do córrego em uma das margens.

A tubulação escoa parte da água verde e do esgoto que percorrem o leito, porém a maior parte fica parada perto da ponte e do outro lado do muro de contenção que foi erguido. Moradores reclamam do cheiro de esgoto e do criadouro de escorpiões, ratos e insetos, incluindo a criação de mosquitos Aedes aegypti.

Moisés da Silva, que reside no local há 28 anos, disse que as obras prejudicaram o leito e agora a população sofre com o mau cheiro e com o surgimento de ratos e insetos. “A água verde do esgoto fica represada perto da ponte e quando chover mais forte a situação vai piorar, causando enchentes com esgoto e doenças para a população”, reclamou. Outro morador, José Alberto Justino, que está no bairro há 30 anos, afirmou que as obras causaram estragos no leito. “Não entendi porque colocaram este muro de terra, interrompendo a correnteza da água.”

A Prefeitura justificou que o local vai ainda sofrer alterações e ajustes. A Emdec informou que “as obras do BRT estão em andamento e que o fluxo do córrego foi devidamente desviado para evitar obstrução”. A Secretaria de Serviços Públicos informou que “conforme programação, uma equipe irá fazer a limpeza das margens a partir de quinta-feira”.

Confira o vídeo:

Escrito por:

Gilson Rei

Fonte: RAC

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Vídeo: passageira diz que motorista de app tem “corzinha complicada”

[embedded content] Um motorista de aplicativo de Salvador, na Bahia, denunciou uma passage…