O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), deve editar nos próximos dias um decreto de abertura de crédito suplementar autorizando a liberação de R$ 15 milhões para os municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O montante pertence ao Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (Fundocamp), administrado pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), autarquia estadual vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional.

Diretor executivo da Agemcamp, Antonio Carlos Sacilotto esclareceu durante encontro do Conselho de Desenvolvimento da RMC, realizado ontem, em Campinas, que se trata de recursos de anos anteriores que não foram aplicados em melhorias. Um pedido foi enviado ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Antônio Vinholi, que assegurou, de acordo com Sacilotto, que o valor estará disponível em breve.

Sacilotto sensibilizou o governo do Estado de que a quantia “será de fundamental importância para o desenvolvimento de importantes projetos” dos 20 municípios (Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo).

Em 2020, ocorrem eleições municipais, período que, por lei, os chefes do Executivo têm suas ações restritas no que diz respeito a obras, entre outros. Por isso, Sacilotto pediu urgência para aprovação do emprego dos R$ 15 milhões. Presidente do Conselho da RMC e prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz (PSDB) pretende marcar reuniões extraordinárias para agilizar esse processo.

“Se necessário, votaremos aos sábados e domingos”, garantiu. Secretária executiva do Conselho da RMC, Paula Coppini explicou que a verba pode atender um ou mais projetos. Porém, de interesse coletivo de todas as cidades da região. O valor a ser repassado a cada município, entretanto, pode — e deverá — variar de acordo com aspectos demográficos. Inicialmente, aventaram a possibilidade de serem promovidas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana, como asfaltamento ou recapeamento.

Fonte: RAC

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

GE divulga oportunidade(s) para Estágio em Supply Chain – GE – Campinas/SP

Resumo da Função: Terá a oportunidade de desenvolver diversos papéis dentro das áreas de o…