Quer receber as principais Notícias de Campinas e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.
Foto: ODC

A VB3, empresa de ônibus que opera linhas na área verde em Campinas, iniciou nesta terça-feira, dia 13/08, a operação do sistema de telemetria em toda a sua frota. O sistema visa maior segurança e conforto não só para os funcionários da empresa, mas também para os passageiros. Outras empresas do mesmo grupo já estão operando com esse sistema, que é o caso da VB1, operadora na área azul claro, a LiraBus, empresa de ônibus rodoviários e de fretamento, Capellini, que opera no sistema metropolitano e a VBEx, serviço de entregas e encomendas.

Os motoristas de todos os veículos da empresa, inclusive os carros de manutenção, veículos menores e do sistema PAI – Programa de Acessibilidade Inclusiva receberam uma senha numérica que precisa ser digitada em um pequeno painel localizado próximo ao volante. Sem a digitação dessa senha o veículo não dá a partida. Somente após a digitação correta da senha o veículo é ligado. Os ônibus também estão programados para desligarem automaticamente após três minutos ligados enquanto parados. Isso evita que os coletivos fiquem emitindo poluentes enquanto estão parados em terminais, garagens e pontos finais, ou até nos itinerários. Para voltar a ligar o carro é necessário fazer um “reset” da senha e digitá-la novamente. Só com esse recurso, toneladas de poluentes deixarão de serem emitidos diariamente.

Todos esses acontecimentos são reportados a um centro de controle operacional (CCO), que foi instalado em cada uma das garagens. Lá, os monitores têm acesso a todas as informações do veículo, desde a aceleração até conversão em curvas de forma brusca. Giros muito altos, frenagens bruscas e comportamentos considerados anormais e que podem colocar em risco os passageiros serão reportados de forma automática ao CCO. Com posse dos relatórios em mãos, as empresas poderão tomar providências para melhorar a operação. O painel eletrônico ao lado do volante mostrará em cores como está a direção do motorista naquele momento.

O evento que marcou o lançamento da telemetria no transporte campineiro aconteceu na última sexta-feira, dia 09/08. A equipe do ODC acompanhou toda a operação do serviço e pôde ver no local o funcionamento efetivo do novo sistema. Em breve, outras empresas do grupo vão receber o sistema.

CCO da VB3 – Foto: ODC Monitoramento de frota – Foto: ODC Monitoramento de câmeras. Foto: ODC

Da Redação ODC.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Mãe e padrasto são presos após matar bebê de 1 ano e 10 meses “por chorar demais”

Maria Esther Farias de Campelo de 1 ano e 10 meses foi encontrada morta em um matagal da R…