Ter um cuidado constante com a pele, pagar visitas aos cosmetologistas e aplicar “injeções de beleza” não são hábitos que garantem que a pele do rosto continue jovem por muito tempo. A saúde dos músculos e tendões da cabeça e pescoço tem uma grande influência na cor e juventude da pele. E a falta dela pode causar inchaço, ptose congênita (queda da pálpebra superior) e rugas, em caso de falta de um tratamento eficaz.

Nós, do Incrível.club, descobrimos o que é chamada aponeurose epicrânica e por que uma massagem curta aplicada diariamente nessa área proporciona um efeito notável de lifting facial. Na sequência, mostramos alguns exercícios úteis para combater o problema.

aponeurose epicrânica é uma extensa membrana que está localizada na região do couro cabeludo. Com o passar do tempo, a gálea aponeurótica (escalpo) se torna menos maleável, perde a elasticidade e fica mais colada ao crânio. A sua retração acaba reduzindo o fluxo de sangue nessa área, apertando a cabeça e trazendo o rosto para baixo, como uma touca de natação. Por esse motivo, as pálpebras ficam salientes, os cantos dos olhos ficam caídos, a papada e rugas profundas aparecem e os contornos do rosto ficam “indefinidos”.

A mobilidade do couro cabeludo é um sinal do estado saudável da região, que pode ser mantido com técnicas de automassagem nessa área. Quanto mais móvel for o escalpo, mais jovem é o rosto.

6 Movimentos simples de massagem na cabeça para se livrar das rugas

Os principais efeitos da massagem no couro cabeludo são:

  • melhoramento na nutrição, fortalecimento e crescimento capilar;
  • drenagem linfática e melhoramento na circulação sanguínea;
  • normalização da frequência cardíaca;
  • redução de dores de cabeça;
  • redução do inchaço facial, especialmente na parte superior do rosto;
  • lifting facial natural;
  • amenização de rugas.

1. Movimento lateral

Prenda as raízes do cabelo dos dois lados da cabeça, alguns centímetros acima das orelhas, sentindo o couro cabeludo se movendo e puxe devagar os cabelos em direção ao topo da cabeça. Mantenha a posição por algum tempo. Incline a cabeça um pouco para a frente para aumentar a tensão entre os cabelos e a pele e faça movimentos circulares com as mãos nos sentidos horário e anti-horário.

Duração: 30–40 segundos.

2. Movimento atrás das orelhas

Prenda os cabelos dos dois lados da cabeça atrás das orelhas, na parte de trás da cabeça, sentindo o couro cabeludo se movendo e puxe-os devagar em direção ao topo. Mantenha a posição por algum tempo e depois faça movimentos circulares suaves com as mãos nos sentidos horário e anti-horário.

Duração: 30–40 segundos.

3. Movimento entre o lobo frontal e o lobo occipital

Prenda os cabelos com as mãos no lobo occipital (perto da fossa posterior) e no lobo frontal (perto da linha de crescimento do cabelo). Puxando levemente o cabelo em direção ao topo da cabeça, mantenha a posição e faça movimentos circulares com as mãos nos sentidos horário e anti-horário.

Duração: 30–40 segundos.

4. Massagem da testa ao topo da cabeça

Coloque os dedos na testa, na linha de crescimento do cabelo, e mova-os em direção ao topo da cabeça, pressionando levemente e fazendo movimentos circulares. Mantenha essa posição e massageie as regiões doloridas com mais força.

Duração: 30–40 segundos.

5. Massagem da região da nuca

Coloque os dedos sobre a região da nuca e desça até o pescoço, pressionando levemente e fazendo movimentos circulares. Mantenha essa posição e massageie as regiões doloridas com mais força.

Duração: 30–40 segundos.

6. Drenagem linfática

Feche os punhos e coloque-os nos ossos salientes do crânio, nos dois lados da fossa posterior. Massageie pressionando a região, fazendo movimentos circulares.

Duração: 30–40 segundos.

Você pode fazer essa massagem durante o dia, mas é melhor realizar todos os movimentos pela manhã, depois de acordar, sentado ou em pé.

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