Se você ama o pão, massas e os biscoitos em geral, talvez se interesse por experimentar uma dieta em que é possível consumir carboidratos sem medo. A ciência garante que isso é, sim, possível. E, neste post, lhe contaremos como!

Incrível.club encontrou dicas para incluir os amados, mas temidos carboidratos na dieta sem o risco de brigar com a balança. Confira só.

Uma dieta baixa em carboidratos não é o único modo de ter um corpo saudável

Muito já escutamos que, para baixar o peso, é preciso adotar uma dieta com poucos carboidratos. E, mesmo que numerosas formas de regime que favorecem as proteínas e limitam os carboidratos costumem trazer bons resultados, há um consenso entre especialistas que os carboidratos devem, em maior ou menor grau, fazer parte da alimentação.

Como é possível…

Desde muito cedo aprendemos que, para perder peso, é imprescindível consumirmos menos calorias que as que queimamos. Esse é o mecanismo básico do emagrecimento. Partindo desse pressuposto, os carboidratos, podem, sim, fazer parte de nosso prato. A questão é garantir que eles serão queimados. Esse é o chamado de ciclo de carboidratos.

Como colocar em prática no dia-a-dia

Na prática, o ciclo de carboidratos é uma programação de ingestão desses nutrientes para quando o corpo precise de mais. Tudo depende da meta que a pessoa quer atingir. Há 3 metas possíveis: metas físicas, esportivas ou psicológicas. Conhecendo-as dentro desse ciclo do carboidrato, você poderá encaixá-las em seu estilo de vida. Expliquemos uma a uma:

Metas físicas

De acordo com as metas físicas da pessoa, sejam elas perder peso, desenvolver mais musculatura ou elevar o Índice de Massa Corporal (IMC), consome-se uma maior ou menor quantidade de carboidratos. Por exemplo, alguém que deseje perder peso pode ingerir maior quantidade de carboidratos nos dias que for à academia ou sair para correr, nadar, dançar ou pedalar, de modo que possa ter energia extra para um melhor rendimento. O exercício, como é de se imaginar, irá queimar essas calorias. Já se a pessoa quiser aumentar seu Índice de Massa Corporal, pode adicionar um pouco mais de carboidratos à sua dieta diária até conseguir.

Metas esportivas

Se alguma vez você pensou em se inscrever em uma maratona ou em uma prova mais curta (de 10km, por exemplo) ou ainda em participar de algum campeonato esportivo, pode ser que se interesse em adicionar mais carboidratos à sua dieta. O preparo físico que em muitos casos é intenso, requer calorias adicionais para que o corpo possa compensar o esforço e se recuperar. O treinamento, geralmente de intensidade, não deixará que você ganhe peso.

Metas psicológicas

É o famoso “hoje eu mereço”. Mas só em momentos específicos. Se você passa a semana levando a dieta a sério, pode ser se interesse em ter um fim de semana de descanso para poder aproveitar de seus biscoitos, massas, batatas e outros carbos. Esse processo é conhecido como re-feed” (re-alimentação) e é uma alternativa conveniente para os amantes dos carboidratos, em geral.

Resumindo, não tenha medo dos carboidratos. Em vez disso, saiba como consumi-los nos momentos certos, de acordo com seu estilo de vida e suas metas. Você arriscaria tentar o ciclo de carboidratos? Qual seu carboidrato favorito? Escreva sobre suas preferências nos comentários!

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