Connect with us
Aumenta para 14 o número de fatalidades por dengue em Campinas Aumenta para 14 o número de fatalidades por dengue em Campinas

Destaque

Aumenta para 14 o número de fatalidades por dengue em Campinas

Confirmação de mais três mortes, ocorridas entre 21 de março e 4 de abril

Neste ano, o número de fatalidades por dengue em Campinas aumentou para 14. Na terça-feira, 23 de abril de 2024, a Secretaria de Saúde confirmou mais três mortes. As vítimas faleceram entre 21 de março e 4 de abril. Em 2015, a maior epidemia de dengue já registrada na cidade resultou na morte de 15 pessoas.

> De 1º de janeiro a 23 de abril, foram confirmados 61.791 casos de dengue em Campinas, aproximando-se do recorde de 65.754 casos em 2015.

PUBLICIDADE

+ As fatalidades foram de duas mulheres e um homem.
– O homem de 99 anos, com comorbidades, vivia na área de abrangência do CS Sousas e foi atendido na rede privada. Seus sintomas começaram em 8 de março e a morte ocorreu no dia 28 do mesmo mês. O sorotipo não foi identificado no exame.
– A segunda vítima, uma mulher de 73 anos, também com comorbidades, vivia na área de abrangência do CS 31 de Março. Seus sintomas começaram em 10 de março e a morte ocorreu em 4 de abril. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 1.
– A terceira morte foi de uma mulher de 50 anos que morreu de dengue. Ela não apresentava comorbidades e morava na região do DIC 3. Os sintomas começaram em 18 de março e ela morreu em 21 de março, infectada pelo sorotipo 2.

Orientações sobre assistência e alerta para idosos

Quem tiver febre deve procurar imediatamente um centro de saúde para diagnóstico clínico. A Saúde apela para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.

PUBLICIDADE

> Quem estiver com suspeita ou dengue confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.

A médica do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Elda Motta, reforça a importância da hidratação e da avaliação médica, principalmente para idosos, gestantes, crianças e pessoas que tenham comorbidades.

PUBLICIDADE

“A dengue é uma doença que faz a pessoa desidratar mesmo quando não tem perdas aparentes, como vômito e diarreia, por isso, é preciso beber soro de reidratação oral e água para evitar complicações, além de procurar por atendimento médico para orientações. É importante que o paciente passe por avaliação clínica, tenha a pressão arterial medida e siga as recomendações recebidas. Lembrar que o volume de líquido que deve beber é grande, por volta de 60 ml por quilo de peso, e que alguns sinais de desidratação não são valorizados como apatia, irritabilidade, perda de apetite e perda de vontade de ingerir líquidos”, explicou Elda.

Tags: Campinas, confirmação, dengue, epidemia, idosos, mortes, óbitos.

PUBLICIDADE

Sobre a Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias relacionadas

* GM detém três suspeitos de envolvimento em golpe do bilhete premiado – 23 de abril de 2024
* Motorista morre ao ser lançado para fora do carro no Anel Viário – 23 de abril de 2024
* Campinas apresenta projeto para reduzir transtornos mentais ligados ao trabalho – 23 de abril de 2024
* Secretários apresentam planos para atrair empresas ao Centro de Campinas – 23 de abril de 2024
* Músicas polêmicas: Vereadores rejeitam CP contra Dário e aprovam projeto anti-funk nas escolas – 23 de abril de 2024
* Ex-deputada Célia Leão assume Secretaria de Educação de Jaguariúna – 23 de abril de 2024

PUBLICIDADE

Contatos Hora Campinas

WhatsApp: (19) 9 9894-0016

Canal Direto: [email protected]

PUBLICIDADE

Redação: [email protected]

Departamento Comercial: [email protected]

PUBLICIDADE

Hora Campinas © 2021 – Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por Farnesi Digital.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE