Campinas
Carlos Sampaio enfrenta ação por suposta infidelidade partidária
Carlos Sampaio, deputado federal recentemente ingressado no PSD, está diante de um desafio legal movido pelo substituto, o historiador e apresentador Marco Antônio Villa (Cidadania).
Contexto da situação
Em março, Sampaio alterou sua filiação partidária após 32 anos de dedicação ao PSDB. Naquele momento, o deputado divulgou sua transição e declarou que sua saída foi com a concordância do diretório do PSDB, portanto, não seria suscetível a um processo de perda de mandato.
A ação movida por Marco Antônio Villa
O entendimento de Marco Antônio Villa diverge dessa visão. Villa ingressou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral no dia 24 de abril para reivindicar o mandato. O argumento usado é que Carlos Sampaio precisaria da aprovação da Federação PSDB-Cidadania, pela qual foi eleito, e não apenas dos tucanos. “A fidelidade existe em relação à federação e não ao partido ao qual o parlamentar é filiado’, argumentou Villa em sua ação ao TSE.
A legislação eleitoral e a infidelidade partidária
Segundo a legislação eleitoral, os parlamentares só podem se desfiliar fora da janela eleitoral, no caso 2026, se houver consenso dentro do partido ou federação, ou se alegarem alguma mudança ideológica na sigla.
Implicações da possível cassação de Sampaio
Caso haja uma possível cassação de Sampaio, Villa assumiria na Câmara Federal. Marco Antonio Villa ficou como primeiro suplente para deputado federal pelo Cidadania, legenda federada com o PSDB.
Posição de Carlos Sampaio
Em resposta ao Portal Sampi Campinas, o deputado federal Carlos Sampaio mostrou descrença na aceitação da tese de Villa. “Vejo com muita naturalidade o Professor Villa, pessoa por quem tenho um grande respeito, buscar, no judiciário, aquilo que entende ser seu direito. Registro, contudo, que, até pela minha formação como Promotor de Justiça, carreira que abracei aos 23 anos, jamais teria a iniciativa de deixar o partido se não estivesse certo de que cumpri, para tanto, todas as exigências legais. Assim sendo, responderei à referida ação de forma muito serena”, declarou Sampaio.
Carreira política de Carlos Sampaio
Carlos Sampaio deixou o PSDB, pelo qual foi eleito deputado federal por seis vezes, deputado estadual, disputou o cargo de prefeito de Campinas, foi vereador e secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública em Campinas.
Comentários
Os leitores são encorajados a expressar suas opiniões nos comentários. No entanto, eles devem se comprometer a respeitar o código de Conduta Online do SAMPI.
Notícias mais lidas
1. Diarista é morta a tiros por encapuzado após esfaquear namorado em Campinas
2. Homem mata ex-noiva a tiros e comete suicídio em Indaiatuba
3. Caminhonete com 14 crianças e adolescentes capota e deixa quatro feridos
4. Criança de 12 anos é morta a pauladas pelo padrastro em Monte Mor
5. Menino morto após ‘corretivo’ e golpes de madeira é enterrado sob forte comoção
Notícias mais comentadas
1. Tarcísio vem à região para entregar casas populares e projeto de capacitação
2. Mulher morre ao ser arremessada para fora do veículo em acidente na Bandeirantes
Mais lidas do Mundo SAMPI
1. Jovem é socorrido após grave acidente em parque de diversões, Facilpa lamenta ocorrido
2. Está procurando emprego? Embraer tem 108 vagas abertas, ACESSE E CADASTRE-SE
3. Mãe e filho são esfaqueados pelo próprio pai em Piracicaba
4. Empresário é preso após briga de amigos na porta de bar famoso em Jundiaí
5. Jovem que sofreu acidente na Facilpa salvava cão pela 2ª vez e usará colete por 6 meses
Política de Privacidade SAMPI | Termos de Uso
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.