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Rodovia Prof. Zeferino Vaz - Grandes Obras Impactam Trânsito em Paulínia Rodovia Prof. Zeferino Vaz - Grandes Obras Impactam Trânsito em Paulínia

Destaque

Rodovia Prof. Zeferino Vaz – Grandes Obras Impactam Trânsito em Paulínia

A Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), principal ligação entre Campinas e Paulínia, será palco de significativas intervenções viárias a partir deste sábado. A Concessionária Rota das Bandeiras, responsável pela administração do Corredor Dom Pedro, deu início a um ambicioso projeto de implantação de pistas marginais e requalificação de trevos existentes, com investimentos que ultrapassam R$ 141 milhões.

Interdição do Trevo do Laranjão: Desvios e Planejamento

O primeiro passo dessa grande empreitada envolve o bloqueio total do Trevo do Laranjão, localizado no km 121+900 da rodovia. Essa interdição, que deverá perdurar por 45 dias, afetará diretamente as duas alças da pista Sul, no sentido Campinas.

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Para garantir a fluidez do tráfego durante esse período, a Concessionária estabeleceu rotas alternativas bem sinalizadas. Os motoristas que trafegam pela pista sentido Campinas e desejam retornar para Cosmópolis deverão prosseguir até o Trevo de Betel, no km 119+700, para acessar a pista contrária. Já aqueles que seguem pela pista sentido Cosmópolis e costumavam utilizar o Trevo do Laranjão para retornar a Campinas terão como opção o Trevo do Metropolitan, localizado no km 125.

Obras de Grande Porte: Muro de Flexão e Geometria Aprimorada

O motivo por trás dessa interdição é a construção de um muro de flexão com impressionantes 240 metros de extensão. Essa estrutura permitirá a elevação das alças em cerca de 1,5 metro, viabilizando a passagem das futuras pistas marginais pelo dispositivo.

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Segundo Luiz Otávio Lima, engenheiro da Concessionária responsável pelas obras, ‘a construção do muro no local é fundamental para que, na sequência, possamos passar com as novas pistas marginais pelo dispositivo’. Além disso, a readequação da geometria das alças promete qualificar e tornar mais seguro o deslocamento dos motoristas por toda a região.

Monitoramento Constante e Aprovações Necessárias

Durante o período de interdição, a movimentação no local será monitorada pelas câmeras do Centro de Controle Operacional da Rota das Bandeiras. Essa intervenção foi devidamente programada após aprovação da Agência de Transportes de São Paulo (Artesp) e da Prefeitura de Paulínia, garantindo a legalidade e a segurança das obras.

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Projeto Abrangente: Pistas Marginais e Requalificação de Trevos

O projeto em execução não se limita apenas à construção do muro de flexão e à readequação do Trevo do Laranjão. Ele contempla a implantação de pistas marginais na Rodovia Professor Zeferino Vaz entre os km 114 e 125, abrangendo o acesso ao distrito de Barão Geraldo, em Campinas, até Paulínia.

Além disso, o complexo de obras prevê a requalificação dos trevos existentes nos km 116 (Real Parque), 119+700 (Betel) e 121+900 (Laranjão). Essas intervenções visam melhorar a distribuição dos fluxos rodoviário e urbano, beneficiando os cerca de 51 mil veículos que trafegam diariamente pela região.

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Cronograma e Investimentos Substanciais

De acordo com o cronograma da Concessionária, as obras deverão ser concluídas até o final do segundo semestre de 2026, com um investimento total de R$ 141,8 milhões. No entanto, a primeira etapa da obra, entre os km 121 e 125, já deverá ser liberada ao tráfego durante o segundo semestre de 2024.

Impactos Temporários, Benefícios Duradouros

Embora as obras possam causar alguns transtornos temporários, como desvios e interdições, os benefícios a longo prazo serão significativos. A implantação das pistas marginais e a requalificação dos trevos contribuirão para uma melhor distribuição do tráfego, reduzindo congestionamentos e aumentando a segurança viária.

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Colaboração e Conscientização dos Motoristas

Durante esse período de grandes transformações, a Concessionária Rota das Bandeiras contará com a colaboração e a compreensão dos motoristas. É fundamental que todos respeitem a sinalização temporária e sigam as rotas alternativas indicadas, priorizando a segurança e a fluidez do tráfego.

Planejamento Estratégico e Sustentabilidade

Além dos aspectos técnicos e operacionais, o projeto leva em consideração questões ambientais e de sustentabilidade. A Concessionária está comprometida em minimizar os impactos das obras no meio ambiente, adotando práticas ecológicas e buscando soluções inovadoras.

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Comunicação Eficiente e Transparência

Para manter a população informada sobre o andamento das obras e os eventuais impactos no trânsito, a Concessionária Rota das Bandeiras estabeleceu canais de comunicação eficientes. Por meio de seu site, redes sociais e atendimento ao público, as informações mais atualizadas estarão disponíveis, garantindo transparência e facilitando o planejamento de rotas alternativas.

Parcerias Estratégicas e Expertise Consolidada

O sucesso desse projeto é resultado de uma sólida parceria entre a Concessionária Rota das Bandeiras, a Agência de Transportes de São Paulo (Artesp) e a Prefeitura de Paulínia. Essa colaboração, aliada à expertise consolidada da Concessionária na gestão de rodovias, garante a execução eficiente e segura das obras.

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Perspectivas Futuras: Mobilidade Aprimorada e Desenvolvimento Regional

Ao final desse ambicioso projeto, a região de Campinas e Paulínia contará com uma infraestrutura viária moderna e eficiente. As pistas marginais e os trevos requalificados contribuirão para a melhoria da mobilidade urbana, facilitando o deslocamento de pessoas e cargas, impulsionando o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população local.

Para informações adicionais, acesse o site

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‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

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