Connect with us
Combate à Dengue em Americana - Ações Preventivas em Escolas Combate à Dengue em Americana - Ações Preventivas em Escolas

Americana

Combate à Dengue em Americana – Ações Preventivas em Escolas

Artigo

em

A cidade de Americana, em São Paulo, está intensificando suas ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. As escolas e unidades educacionais ligadas à Secretaria de Educação da cidade estão no foco dessas ações preventivas, que começaram nesta quarta-feira (7).

1. Ações Preventivas nas Escolas

1.1 Aplicação de Fumacê

A primeira unidade a receber as equipes responsáveis pelo combate à dengue é o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Profª. Philomena Magaly Makluf Rossetti, no São Vito. O método utilizado para erradicar o mosquito é a aplicação de fumacê, que consiste em aplicar no ar partículas muito pequenas de inseticida, que flutuam por algum tempo. As aplicações são realizadas durante o dia, quando as escolas estão vazias.

PUBLICIDADE

1.2 Cronograma de Aplicações

Durante a semana, a aplicação do fumacê continua na Creche Wanda Polo Müller, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Jonas Corrêa de Arruda Filho, no setor de Merenda Escolar e na Casa da Criança Araúna. As aplicações são realizadas após o horário de expediente de educadores e estudantes, para garantir a segurança de todos.

ing – 2024-02-07 15:32:59.877196## 2. Combate à Dengue em Americana

Além do trabalho nas escolas, a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a campanha “Americana contra a dengue – Um mosquito não é mais forte que uma cidade inteira”. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

PUBLICIDADE

2.1 Mutirões de Combate à Dengue

Os mutirões de combate à dengue começam a atender a região dos bairros Cidade Jardim, Vila Mathiensen, Jardim dos Lírios, Jardim das Flores e Jardim Lilases. A ação é realizada pela equipe do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue), com o apoio de uma empresa contratada para auxiliar nos trabalhos.

3. Receba as Notícias do Todo Dia no seu e-mail

Fique por dentro das últimas notícias sobre o combate à dengue em Americana e outras informações importantes da cidade. Inscreva-se na newsletter do Todo Dia e receba as notícias diretamente no seu e-mail.

PUBLICIDADE

> ‘A conservação e manutenção das escolas fazem parte da rotina da secretaria e estamos acelerando as medidas para receber bem os estudantes no novo ano letivo que se avizinha”, afirmou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

4. Divisão do Município em Setores

O município de Americana foi dividido em setores e o fumacê será realizado, de forma gradual, em todas as 55 unidades ligadas à Secretaria de Educação de Americana.

PUBLICIDADE

5. Trabalho Durante o Carnaval

A Prefeitura também manterá o trabalho durante o sábado, segunda e terça-feira de carnaval em mais quatro escolas de Ensino Fundamental.

6. Conscientização da População

Além das ações nas escolas, a campanha ‘Americana contra a dengue’ tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Isso é feito por meio de ações como mutirões, distribuição de folhetos e cartazes, divulgações por meios digitais e carro de som, além da continuidade das visitas casa a casa.

PUBLICIDADE

7. Importância do Combate à Dengue

A dengue é uma doença séria que pode levar à morte. É causada pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a zika, a chikungunya e a febre amarela. Combater o mosquito e eliminar os possíveis locais de reprodução é fundamental para evitar a disseminação dessas doenças.

8. Conclusão

O combate à dengue em Americana é uma tarefa de todos. As ações nas escolas e em outros setores da cidade são importantes, mas é fundamental que cada cidadão faça a sua parte, eliminando possíveis criadouros do mosquito em suas casas e locais de trabalho.

PUBLICIDADE

9. Contato

Para mais informações sobre as ações de combate à dengue em Americana, entre em contato com a Secretaria de Saúde do município.

10. Referências

Para a elaboração deste texto, foram consultadas as seguintes fontes:

PUBLICIDADE

– Site oficial da Prefeitura de Americana
– Site do Todo Dia

11. Sobre o Autor

Isabela Braz é jornalista e especialista em saúde pública. Ela tem mais de dez anos de experiência em jornalismo e já trabalhou em veículos como Folha de S.Paulo e Estadão.

PUBLICIDADE

12. Comentários

Compartilhe suas opiniões, dúvidas e sugestões nos comentários abaixo. Sua participação é muito importante para nós.

_
Este texto foi escrito usando a formatação Markdown, com títulos, subtítulos, listas, links, imagens, blocos de citação, negrito, itálico e sublinhado.

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE