Connect with us
Setembro Amarelo em Americana - Uma Luta Contra o Suicídio Setembro Amarelo em Americana - Uma Luta Contra o Suicídio

Americana

Setembro Amarelo em Americana – Uma Luta Contra o Suicídio

Artigo

em

Introdução

Setembro é um mês muito importante para a conscientização sobre a prevenção ao suicídio em todo o mundo. Em Americana, a prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), tem realizado diversas atividades e palestras sobre o tema.

Conscientização e Quebra de Tabus

Falar sobre suicídio não é fácil, mas é necessário. O objetivo é quebrar os tabus existentes e promover a discussão aberta sobre o assunto. Segundo Juliani Hellen Munhoz Fernandes, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, ‘Falar sobre as nossas emoções, sentimentos, dificuldades e desafios nos ajuda a compartilhar e quebrar os tabus a respeito do tema suicídio.’

PUBLICIDADE

Atividades de Setembro Amarelo

Formação sobre Depressão Infantil e Juvenil

Uma das atividades é a Formação sobre Depressão Infantil e Juvenil que será realizada no dia 15, das 8h30 às 11h30. A formação será ministrada por Valdir Dusson, psicólogo da SASDH, e a Rede Socioassistencial, no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Roda de Conversa com a ONG Gabriel

No dia 21, às 13h30, será promovida uma Roda de Conversa com a ONG Gabriel. O evento será realizado no CRAS São Jerônimo, em parceria com o SCFV ofertado pela OSC Diaconia São Judas Tadeu.

PUBLICIDADE

Ação de Conscientização na Rua Maranhão

No dia 29, das 8h às 9h, está programada uma ação de conscientização na Rua Maranhão, na Praia Azul. A ação é uma parceria do SCFV ofertado pela OSC APAM, CRAS Praia Azul e Escola Sinesia Martins. As mensagens entregues serão elaboradas pelos alunos e atendidos no SCFV, que terão atividades durante a semana sobre a temática.

Trabalho de Conscientização durante todo o mês

Durante todo o mês, haverá um trabalho de conscientização e atividades nos grupos com adolescentes, adultos e famílias pelas psicólogas do Programa de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual (PHR), ofertado pela OSC CPC.

PUBLICIDADE

Suicídio no Brasil e no Mundo

No Brasil, cerca de 14 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano. Em todo o mundo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que sejam 700 mil mortes anuais.

Conclusão

A conscientização é uma ferramenta poderosa para a prevenção ao suicídio. As atividades do Setembro Amarelo em Americana visam quebrar tabus, disseminar informações e oferecer apoio àqueles que precisam.

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE