Campinas
Flávio Paradella e a Trivialização Eleitoral da Cassação de Mandato – Uma Análise
23 de abril de 2024
Visão Geral
Em uma segunda-feira que prometia ser tranquila, surgiu um pedido de abertura de um processo de cassação contra o prefeito Dário Saadi (Republicanos) devido ao episódio conhecido como ‘Festa da Bicuda’. Este evento causou grande polêmica e tensionou a atmosfera política da cidade.
Enquadramento de Responsabilidade
A responsabilidade de Dário Saadi em relação ao evento controverso é mais uma questão de interpretação do que de fatos concretos. Este enquadramento é um exercício mais narrativo do que factual.
Exemplo:
“`python
responsabilidade = ‘narrativa’ if evento.polêmico else ‘factual’
“`
Reação da Bancada de Esquerda
Curiosamente, toda a bancada de esquerda votou pelo arquivamento do pedido contra Dário. Na sequência, pregaram a ‘coerência’ no caso de Paolla Miguel, vereadora que também responde por um processo de cassação pela mesma festa.
Pedido de Cassação
O pedido de cassação, realizado por Marcélio Leão, um pré-candidato a vereador pelo Cidadania e aliado do Deputado Rafa Zimbaldi, acabou sendo rejeitado por unanimidade. Isso ocorreu, pois Saadi possui ampla maioria na Câmara, o que já garantia o arquivamento.
Marcélio Leão e a Corrida Eleitoral
Marcélio Leão tem se destacado na corrida eleitoral, que ainda nem começou oficialmente. Ele foi o responsável por divulgar a ‘informação’ da suposta candidatura do ex-prefeito cassado, Hélio de Oliveira Santos, à prefeitura de Campinas, pelo Avante. O partido negou e chamou a postagem de ‘fake news’.
O Caso Paolla
O caso de Paolla Miguel é mais complexo, pois ela destinou verbas para o evento, deu seu apoio, divulgou e esteve presente na tal Festa da Bicuda. Isso levanta a questão: é caso para cassação?
Política versus Técnica
Tecnicamente, a cassação de mandato de Paolla não se sustenta. Politicamente, porém, a conversa é outra. Os vereadores mais ao centro tendem a favor da cassação, não pela realização da festa, mas pela atitude da vereadora após a polêmica.
Paulo Gaspar e o NOVO
Com a desistência de Zé Afonso de ser pré-candidato do NOVO à prefeitura de Campinas, o vereador Paulo Gaspar se tornou o possível candidato do partido às eleições de outubro.
Futuro do NOVO
A movimentação interna do NOVO é interessante, mas pode ser arriscada para o futuro do partido neste xadrez eleitoral.
Conclusão
A campanha nem começou, mas a prévia deixa uma sensação desconfortável para uma disputa que promete ser dura e cheia de ataques de todos os lados.
Sobre Flávio Paradella
Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas às terças, quintas e sábados.
Informações de Contato
Para entrar em contato com o colunista, envie um e-mail para [email protected].
—
Este artigo é de responsabilidade exclusiva do autor. O Portal SAMPI não se responsabiliza pelos comentários postados pelos usuários deste canal, que se encontram sujeitos às condições de uso do portal e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.