Connect with us
Lamentável estado do Cemitério da Saudade Lamentável estado do Cemitério da Saudade

Campinas

Lamentável estado do Cemitério da Saudade

Artigo

em

O Cemitério da Saudade, gerido pela prefeitura, é o maior da cidade e é considerado um museu ao ar livre. Seus corredores contam a história da metrópole.

Uma História de Abandono

No entanto, paralelamente à rica história, torna-se evidente o desleixo que permeia as sepulturas. Cada quadra revela não apenas negligência com o patrimônio histórico, mas também a falta de respeito para com a dignidade daqueles que, no momento mais sensível da vida, se despedem de entes queridos.

PUBLICIDADE

> ‘O desleixo com o local, a história e, acima de tudo, com as pessoas em seu momento mais delicado, é inaceitável.’

Uma Visita Triste

Na semana passada, ao visitar o cemitério para me despedir de uma tia querida, deparei-me mais uma vez com um cenário de abandono. Vegetação alta, sepulturas destroçadas e saqueadas, vias deterioradas por buracos e pavimentos desgastados, além de lama dificultando o acesso aos túmulos, especialmente pelo que foi um dia de chuva constante.

PUBLICIDADE

Falta de Suporte

A SETEC, autarquia responsável pela gestão do cemitério, oferece transporte para os idosos e aqueles com dificuldades de mobilidade. Entretanto, para minha consternação, na hora da despedida não havia motorista disponível.

Um Apelo ao Prefeito

Ao prefeito Dário, um apelo para que caminhe pela parte interna do Cemitério da Saudade, visualize um dia de chuva, inclua idosos na equação e compreenda a angústia da perda de um ente querido.

PUBLICIDADE

Um Começo de Mudança

Assim que finalizei o texto acima, chegou um aviso de pauta por parte da prefeitura e justamente sobre o Cemitério da Saudade. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, assina uma ordem de serviço para o início das obras da troca do piso do Cemitério da Saudade, uma obra de cerca de R$ 7 milhões.

A Situação da Dengue em Campinas

O governo federal não pretende abrir exceção para que Campinas seja incluída na lista de cidades para receber a vacina contra a Dengue, incluída no Plano Nacional de Imunização. A metrópole teve mais de 11 mil casos em 2023 e começou o ano de maneira muito preocupante com 1,2 mil ocorrências e janeiro sequer terminou.

PUBLICIDADE

Amparo aos Ex-Atletas

O vereador Edvaldo Cabelo, do Partido Liberal (PL), apresentou um Projeto de Lei na Câmara Municipal com o objetivo de criar o programa ‘Casa do Atleta Campineiro’. A proposta visa reinserir na sociedade ex-atletas profissionais com 60 anos ou mais que se encontram em estado de vulnerabilidade social.

Condições para Participar do Programa

Para fazer parte do programa, os beneficiados devem comprovar vínculo com alguma entidade de prática desportiva e estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), atualizado em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

PUBLICIDADE

Benefícios do Programa

O projeto inclui diversas medidas, como fornecimento de alimentação, tratamento médico e odontológico, acompanhamento psicológico, sessões de fisioterapia e capacitação profissional para a reinserção no mercado de trabalho.

Busca por Recursos

Para viabilizar esses serviços, a proposta autoriza a Prefeitura a firmar convênios com o Governo Estadual, Federal e setores da iniciativa privada, buscando recursos e meios necessários.

PUBLICIDADE

A Importância do Projeto

Edvaldo Cabelo ressalta a importância do projeto ao mencionar histórias tristes de ex-atletas em situação precária, como os casos de Jorge Mendonça e Enaldo, ex-jogadores do Guarani que faleceram em condições semelhantes, enfrentando doenças crônicas e extrema pobreza.

Reflexão Final

‘É fato que muitos ex-atletas não se prepararam para a aposentadoria e, por vezes, não se dão conta de que o tempo passou e tudo ficou para trás,’ lamenta o vereador.

PUBLICIDADE

Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. A coluna dele é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. Também é veiculada pelo jornal OVALE Gazeta da RM Campinas, aos sábados. Para contato com o colunista: [email protected].

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE