Quer receber as principais Notícias de Campinas e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Foto de Nathália Luperini/Setor Imprensa

Felipe Zangari e Camilla Godoy subiram ao palco durante a Assembleia de Acolhida promovida pelos Organismos da Arquidiocese para receber D. João Inácio Müller, em 12 de julho, no Instituto Educacional Imaculada, para apresentar, com uma série de vídeos, a história da Arquidiocese de Campinas, desde sua criação como Diocese, em 1908.

Os vídeos, apresentados pelos jornalistas, que contam com falas de padres, religiosas e leigos que vivenciaram períodos e fatos marcantes na Arquidiocese, passaram pelos episcopados, pelo Concílio Vaticano II, pela Revisão Pré-Sinodal e Planejamento Pastoral, os Planos de Pastoral Orgânica, o Congresso Eucarístico Nacional, e também pela história mais recente.

Foto de Nathália Luperini/Setor Imprensa

Após um filme que mostrou os municípios da Arquidiocese, Côn. Cláudio Menegazzi apresentou a realidade da Arquidiocese: Governo, Centro de Pastoral Pio XII, Comissões, Equipes, Movimentos, Novas Comunidades, Foranias, Paróquias, Comunidades, Padres Diocesanos, Residentes e Religiosos, Diáconos, Seminários e Seminaristas, Congregações Masculinas e Femininas, Assistência Social, Universidades e Colégios Católicos.

À explanação se seguiu uma homenagem ao Arcebispo, e a entrega de uma imagem da Imaculada.

“Vimos a riqueza de uma Igreja que sempre se empenhou em ser participativa, corresponsável e toda ministerial e que busca viver plenamente os ensinamentos de Jesus, no Anúncio do Evangelho, em comunhão com a vida da Igreja nas diversas instâncias, testemunhando com a própria vida, no serviço ao Povo de Deus, principalmente aos pobres e excluídos. O senhor é o Pastor que Deus nos enviou. Que Ele o abençoe e lhe dê muito amor, paz, saúde, serenidade e sabedoria para esta Missão que lhe é confiada pela Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Queremos oferecer ao senhor, como marco desse nosso primeiro encontro, um Compêndio com os documentos pastorais que foram apresentados aqui e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição com nosso desejo de que ela acompanhe o senhor e todos nós pelos caminhos que vamos trilhar juntos. Receba, também, um arranjo de flores ofertado pela Comunidade da cidade de Holambra, que faz parte da Diocese de Amparo, significando também, a presença das Seis Dioceses da nossa Província Eclesiástica de Campinas, que abrange 99 Municípios”, discursou Mons. José Eduardo Meschiatti.

Artigos relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais em Cultura

Deixe uma resposta

Leia também

Campinas abre inscrições para cursos gratuitos de assistente contábil e de recursos humanos

Campinas (SP) está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos de qualificação profi…