

Destaque
A Importância da Vacinação para Adultos Acima de 60 Anos
22 de Julho, 2023 | Autor: Redação Campinas com Agência Estado
Conversas sobre o calendário de vacinação geralmente se concentram em crianças, negligenciando a necessidade de imunização em todas as idades, especialmente em idosos acima de 60 anos.
A Necessidade da Vacinação em Idosos
Segundo a Dra. Aline Tavares, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), e o Dr. Juarez Cunha, presidente da Comissão de Revisão de Calendários Vacinais da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), muitas famílias desconhecem a importância da vacinação em idosos.
> ‘Culturalmente, a população acredita que vacinas são apenas para crianças. Contudo, temos imunizantes para todas as faixas etárias. Infelizmente, se já vemos uma baixa cobertura vacinal na infância, em outras idades isso é ainda menor, principalmente por desconhecimento’, avalia Dr. Cunha.
As vacinas são recomendadas para além da infância porque dependendo do momento da vida, existem riscos especiais de contrair certas doenças preveníveis por imunizantes.
Vacinas Recomendadas para Pessoas com 60 Anos ou Mais
Pneumocócicas (VPC13 e VPP23)
Estas vacinas protegem contra diferentes tipos da bactéria pneumococo, que é responsável por infecções nos pulmões e ouvidos, além de meningite. A pneumonia pneumocócica é uma das principais causas de hospitalizações e morte entre indivíduos que passaram dos 60 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A VPC13 atua contra 13 sorotipos da bactéria e proporciona uma proteção mais prolongada, enquanto a VPP23 mira em 23 sorotipos e necessita de reforço. Portanto, é recomendado tomar ambas para um maior benefício.
Onde encontrar: A VPC13 é oferecida gratuitamente pelo SUS. Já a VPP23 somente é disponibilizada gratuitamente para idosos asilados ou que fazem parte de grupos de risco. Ambas estão disponíveis em clínicas particulares.
Herpes-zoster
Esta vacina é recomendada a partir dos 50 anos de idade e protege contra o herpes-zoster, causado por uma reativação do vírus da catapora. O vírus tende a voltar a ativa quando a imunidade do indivíduo é prejudicada, situação mais comum após os 60 anos.
Onde encontrar: Em clínicas privadas. Esta vacina não está disponível no SUS.
Tríplice Bacteriana Acelular (dTpa) / Dupla Adulto (dT)
A dTpa protege contra difteria, tétano e coqueluche, enquanto a dT foca na difteria e tétano. Se o idoso estiver com o esquema incompleto ou não souber do histórico, a indicação é a seguinte: uma dose de dTpa a qualquer momento e completar com duas doses de dT.
Onde encontrar: a dT está disponível gratuitamente no SUS. Já a dTpa é encontrada em clínicas privadas.
Hepatite B
Esta vacina é prescrita para todas as idades e deve ser aplicada em três doses. A hepatite B pode atingir o fígado, resultando em cirrose e até câncer.
Onde encontrar: A vacina é oferecida pelo SUS.
Vacinas para Situações Especiais
As seguintes vacinas são indicadas em situações muito específicas, como viagens para locais de risco, surtos ou comportamentos de risco:
* Hepatite A
* Febre amarela
* Meningocócicas conjugadas ACWY ou C
* Tríplice viral
Para mais informações sobre a vacinação para adultos acima de 60 anos, consulte seu médico ou visite o site da Sociedade Brasileira de Imunizações(https://www.sbim.org.br/).
Leia também: Quem é o influenciador que morreu durante agachamento na academia?(https://www.tudoep.com/tudo-noticias/NOT,0,0,1860007,quem-e-o-influenciador-que-morreu-durante-agachamento-na-academia.aspx)
Para informações adicionais, acesse o site