Connect with us
A Luta Contra a Dengue em Campinas A Luta Contra a Dengue em Campinas

Destaque

A Luta Contra a Dengue em Campinas

Artigo

em

Campinas, uma cidade localizada no estado de São Paulo, está intensificando seus esforços para enfrentar a dengue, uma doença transmitida por mosquitos que é prevalente em muitas partes do Brasil.

A Chamada Para Ação

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, convocou recentemente um encontro de líderes comunitários e empresariais para discutir estratégias para combater a dengue na cidade.

PUBLICIDADE

Durante o encontro, que foi realizado no Salão Vermelho da Prefeitura, Saadi apelou para um esforço conjunto da sociedade para prevenir e combater a dengue.

Ele ressaltou a importância de todos os moradores de Campinas realizarem uma checagem semanal em suas casas e quintais para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

PUBLICIDADE

> ‘Nosso pedido é muito simples. Temos muitas lideranças, pessoas que podem nos ajudar a convencer todos os moradores de Campinas a fazer, uma vez por semana, checagem nas casas e quintais’, disse Saadi.

Dados do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (Devisa) mostram que 80% dos criadouros estão nas residências.

PUBLICIDADE

A Ameaça da Dengue

A dengue é uma doença grave e potencialmente fatal. Ela é causada por um vírus que é transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas, vômitos, manchas no corpo, dor articular e dor atrás dos olhos.

Neste ano, Campinas já registrou 2.124 casos de dengue, mas nenhum óbito. No entanto, a circulação simultânea dos sorotipos 1, 2 e 3 do vírus da dengue em Campinas torna a situação preocupante.

PUBLICIDADE

O objetivo é reforçar a conscientização dos moradores para eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro do Aedes aegypti e evitar uma possível explosão de casos em março.

Ações da Prefeitura

A Prefeitura de Campinas está trabalhando diariamente na luta contra a dengue. Ela está realizando uma série de ações, incluindo campanhas de conscientização, inspeções nas residências e mutirões de limpeza.

PUBLICIDADE

No entanto, Saadi enfatizou que a luta contra a dengue precisa ser um esforço conjunto da sociedade. Ele pediu a ajuda de líderes comunitários e empresariais para convencer os moradores a fazerem sua parte na prevenção da doença.

Alerta para Sintomas

Andrea von Zuben, diretora do Devisa, fez uma apresentação sobre a dengue durante o encontro. Ela falou sobre a transmissão da doença e as maneiras de prevenção.

PUBLICIDADE

Ela enfatizou a importância de evitar qualquer acúmulo de água, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes, calhas e outros objetos.

> ‘Importante, também, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados. É preciso ajuda para eliminar criadouros, receber os agentes de saúde em visitas e mutirões, e, em caso de sintomas, procurar um centro de saúde’, disse Zuben.

PUBLICIDADE

Se um morador tiver febre e mais dois sintomas associados, ele deve procurar um centro de saúde de Campinas para receber atendimento e orientações. Em casos mais graves, como tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio e sangramentos, a busca por auxílio deve ser feita em pronto-socorro ou em UPA.

Conclusão

A luta contra a dengue em Campinas é uma responsabilidade de todos. Cada morador tem um papel importante a desempenhar na prevenção da doença. Ao seguir as orientações do Departamento de Saúde e participar das ações da Prefeitura, podemos ajudar a proteger nossa comunidade da dengue.

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE