Connect with us
Ação Contra a Dengue - Campinas intensifica esforços para combater a doença Ação Contra a Dengue - Campinas intensifica esforços para combater a doença

Destaque

Ação Contra a Dengue – Campinas intensifica esforços para combater a doença

Artigo

em

Campinas, uma das maiores cidades do estado de São Paulo, está intensificando seus esforços para combater a dengue, uma doença transmitida por mosquitos que tem se tornado uma preocupação crescente na região.

Contexto

A Secretaria de Saúde de Campinas recentemente anunciou que quatro bairros da cidade serão o foco do próximo mutirão de prevenção e combate à dengue. Esta ação, marcada para o próximo sábado, representa uma nova frente na guerra contra a doença.

PUBLICIDADE

Os bairros em questão são Jardim Eulina, Jardim Quarto Centenário, Bonfim e Castelo. A escolha destes bairros foi baseada no número de casos confirmados ou suspeitos de dengue na última semana. A principal meta da iniciativa é mobilizar a população para adotar mais medidas de prevenção contra a doença.

> ‘O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, o principal transmissor da dengue’, explicou o coordenador do Programa de Arboviroses de Campinas.

PUBLICIDADE

Estratégias de Combate

Para identificar grandes criadouros do mosquito, a administração da cidade utilizará drones. Este método já foi usado anteriormente e provou ser eficaz na localização de piscinas e caixas d’água em propriedades desocupadas ou abandonadas, que são locais perfeitos para a reprodução do mosquito.

Em caso de identificação de criadouros, chaveiros poderão ser acionados para acessar esses imóveis, uma medida que tem respaldo de uma decisão judicial de 2020.

PUBLICIDADE

Desafios

No entanto, a cidade enfrenta desafios em sua luta contra a dengue. No último mutirão de combate à doença, quase metade dos imóveis visitados não puderam ser inspecionados porque estavam fechados, desocupados ou os moradores recusaram a entrada das equipes de saúde.

> ‘É crucial que a população abra suas portas para os agentes de saúde e colaborarem eliminando semanalmente os focos de água parada, que são potenciais criadouros para o mosquito transmissor da dengue’, enfatizou o coordenador.

PUBLICIDADE

Os agentes de saúde que visitam os imóveis para orientação e eliminação de criadouros são da empresa Impacto Controle de Pragas. Eles são facilmente identificáveis pelo uniforme branco com o logo da empresa e calça cinza.

A ação de combate à dengue é uma iniciativa multissetorial, com o apoio de profissionais da Secretaria de Serviços Públicos, Guarda Municipal, Defesa Civil, Sanasa e Emdec.

PUBLICIDADE

Alerta em Outros Bairros

A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou recentemente um novo boletim semanal sobre a dengue, com dez áreas da cidade em estado de alerta devido ao alto potencial de transmissão da doença.

As áreas de maior risco atualmente incluem:

PUBLICIDADE

1. Condomínio Parque da Hípica e Bairro das Palmeiras (Leste)
2. Cidade Universitária I e II, e Village (Norte)
3. Jardim Guarani (Suleste)
4. Conjunto Habitacional Chico Mendes, Residencial São José, Loteamento Residencial Rosário e Vila Aeroporto (Sudoeste)

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) alertou que mesmo os bairros que não estão na lista do boletim devem intensificar as medidas preventivas contra a dengue, principalmente o combate aos criadouros do mosquito.

PUBLICIDADE

No ano passado, Campinas registrou 11.119 casos de dengue e três óbitos decorrentes da doença. Já neste ano, desde o início de janeiro, houve 134 casos confirmados, sendo 73 deles no bairro Jardim Eulina.

Conclusão

A luta contra a dengue é uma responsabilidade compartilhada entre o governo e a população. É essencial que todos façam a sua parte na prevenção e combate à doença. Lembre-se, a melhor maneira de prevenir a dengue é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

PUBLICIDADE

Se você tem alguma dúvida sobre a dengue ou como preveni-la, entre em contato com a Secretaria de Saúde de Campinas ou visite o site oficial da prefeitura. Juntos, podemos fazer a diferença!

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE