Connect with us
Aeroportos Brasil Mantém Concessão de Viracopos Aeroportos Brasil Mantém Concessão de Viracopos

Destaque

Aeroportos Brasil Mantém Concessão de Viracopos

Artigo

em

Introdução

Aeroportos Brasil, a empresa concessionária do aeroporto de Viracopos, em Campinas, obteve uma importante vitória recentemente. O Ministro de Portos e Aeroportos, Marcio França, anunciou que o Tribunal de Contas da União (TCU) permitiu que a empresa mantenha a concessão de Viracopos.

O Anúncio

O anúncio foi feito durante o evento ‘O Futuro de Viracopos’, organizado pela Prefeitura de Campinas, em parceria com a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) e o Conselho de Desenvolvimento da RMC. O evento, que reuniu mais de 220 pessoas de diferentes setores, foi realizado no Royal Palm Plaza Hall.

PUBLICIDADE

A Importância de Viracopos

O prefeito de Campinas, Dario Saadi, destacou a importância do aeroporto para a cidade e para o Brasil. Viracopos é considerado o maior aeroporto de cargas do Brasil e teve um recorde de quase 12 milhões de passageiros em 2022. Além disso, foi eleito o melhor do Brasil em 2022 na categoria acima de 10 milhões de passageiros ao ano.

A Decisão do TCU

A decisão do TCU vem após a concessionária formalizar o pedido para cumprir o prazo de concessão que tinha inicialmente, até 2042, ao invés de devolver a concessão. Para resolver a situação, o ministro Marcio França explicou que foi necessário buscar uma solução jurídica junto ao TCU.

PUBLICIDADE

> ‘ Até então, não havia ‘desistir da desistência’. Fomos atrás de uma solução, consultar o TCU. Se o governo entender que a renúncia não é interessante, pode verificar se a empresa pretende continuar e foi o que fizemos. A concessionária disse que pretende continuar. Precisamos de um serviço bem feito, e Viracopos faz um grande serviço, muito bem executado.’, explicou o ministro.

O Futuro de Viracopos

O ministro Marcio França reforçou que é muito mais lógico repactuar com quem está dentro. Ele afirmou que o objetivo é que até o fim deste ano a situação do Aeroporto de Viracopos seja acertada e concluída.

PUBLICIDADE

Encerramento da Relicitação

Para que a Aeroportos Brasil mantenha a concessão, é necessário encerrar o processo de relicitação, já em andamento, para escolha de novo concessionário. O ministro Marcio França ressaltou que o governo federal tem todo o interesse de que a concessionária continue com a gestão desses serviços.

A Recuperação Judicial

A concessionária de Viracopos solicitou, em maio de 2018, a recuperação judicial, que foi encerrada em dezembro de 2020. O edital de relicitação do Aeroporto de Viracopos foi publicado em março de 2022, com prazo para conclusão até julho de 2024.

PUBLICIDADE

Conclusão

A decisão do TCU é um marco importante para a Aeroportos Brasil e para o Aeroporto de Viracopos. Com a manutenção da concessão, a empresa poderá continuar prestando um serviço de qualidade para milhões de passageiros e contribuindo para o desenvolvimento econômico de Campinas e do Brasil.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’

.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE