Connect with us
As 8 Cidades Mais Inteligentes e Conectadas do Brasil As 8 Cidades Mais Inteligentes e Conectadas do Brasil

Destaque

As 8 Cidades Mais Inteligentes e Conectadas do Brasil

Artigo

em

De acordo com a edição 2023 do Ranking Connected Smart Cities, que avalia quais são as cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil, a cidade de Jaguariúna se destaca na posição número um, seguida de outras sete cidades que também se destacam em seus respectivos aspectos. Vamos mergulhar em cada uma dessas cidades e entender o que as torna tão especiais.

1. Jaguariúna

Jaguariúna se mantém como a cidade mais inteligente na faixa populacional de 50 a 100 mil habitantes e ocupa a 12ª posição geral, subindo uma posição em relação à última edição. Além disso, é a cidade mais bem posicionada no eixo de Educação e a terceira mais bem posicionada no recorte de Urbanismo.

PUBLICIDADE

> ‘É a primeira vez na história da premiação que uma cidade com menos de 100 mil habitantes consegue vencer no tema Educação’, afirmou o prefeito Gustavo Reis.

2. Campinas

Campinas aparece bem posicionada no ranking geral, estando em 13º lugar. Apesar de ter caído oito posições em relação ao ano anterior, a cidade se destaca por suas ferramentas digitais que melhoram a vida do cidadão, além de se destacar nos quesitos empreendedorismo e tecnologia e inovação.

PUBLICIDADE

3. Vinhedo

Vinhedo ocupa o 4º lugar entre os municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes. O prefeito Dario Pacheco destaca que o reconhecimento é reflexo do investimento em políticas públicas eficientes.

Entendendo o ranking

O conceito de smart cities sugere que o desenvolvimento é alcançado quando os agentes de desenvolvimento de uma cidade compreendem a importância da conectividade entre todos os setores. Isso é refletido no ranking, que considera não só os ganhos ambientais, mas também os ganhos em saúde e governança.

PUBLICIDADE

Posição dos 8 municípios da RMC

A seguir, o posicionamento dos oito municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no ranking:

1. Jaguariúna (34,27 pontos)

Geral: 12ª / Faixa 50 mil a 100 mil habitantes: 1ª

PUBLICIDADE

2. Campinas (34,19 pontos)

Geral: 13ª

3. Indaiatuba (31,31 pontos)

Geral: 37ª

PUBLICIDADE

4. Paulínia (30,84 pontos)

Geral: 45ª

5. Vinhedo (30,75 pontos)

Geral: 46ª

PUBLICIDADE

6. Itatiba (29,80 pontos)

Geral: 60ª

7. Valinhos (29,45 pontos)

Geral: 69ª

PUBLICIDADE

8. Hortolândia (29,30 pontos)

Geral: 73ª

As cidades listadas acima são exemplos de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a vida dos cidadãos. Elas são um reflexo de como a inovação e a conectividade podem transformar um município em uma cidade inteligente.

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE