Connect with us
Aumento na Procura por Exames de Dengue - Uma Análise das Tendências em Hospitais Privados de Campinas Aumento na Procura por Exames de Dengue - Uma Análise das Tendências em Hospitais Privados de Campinas

Destaque

Aumento na Procura por Exames de Dengue – Uma Análise das Tendências em Hospitais Privados de Campinas

Artigo

em

Os hospitais privados de Campinas têm registrado um aumento significativo na procura por exames de dengue. Este artigo examina o aumento e o impacto que isso está tendo nos serviços de saúde locais.

Aumento Percentual na Procura por Exames de Dengue

Segundo os relatórios, houve um aumento de até 240% na procura por exames de dengue nos hospitais privados de Campinas. Este aumento é particularmente notável devido à reintrodução dos sorotipos 2 e 3 do vírus da dengue na região.

PUBLICIDADE

> ‘Em 2024, já temos mais de 2.380 casos confirmados de dengue, com a reintrodução dos sorotipos 2 e 3 da doença em nossa cidade’, relata um especialista em saúde local.

A Situação nos Diversos Hospitais da Cidade

O Hospital Vera Cruz registrou o maior aumento na demanda por exames de dengue. Em janeiro deste ano, o hospital recebeu 632 pedidos de exames, um aumento de 247% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 182 pedidos.

PUBLICIDADE

No Hospital e Maternidade Madre Theodora, o número de atendimentos de casos suspeitos de dengue praticamente dobrou, passando de 182 em janeiro de 2023 para 362 no primeiro mês deste ano.

> ‘No Centro Médico, o total de exames passou de 287 para 735, um aumento de 156%. No Hospital Celso Pierro da PUC-Campinas, a primeira semana de janeiro registrou 98 pedidos de exame através de convênio privado. Já na primeira semana de fevereiro, houve um aumento de 137% (233)’.

PUBLICIDADE

Análise de um Especialista em Doenças Infecciosas

A Dra. Adriana Feltrin, médica infectologista do Hospital Madre Theodora, avalia 2024 como um ano desafiador, devido à circulação simultânea dos sorotipos 1, 2 e 3 de dengue em Campinas.

> “Pacientes que apresentem febre associada a fraqueza, dores musculares, no couro cabeludo e atrás dos olhos devem estar alertas para procurar o serviço de saúde para avaliação médica e orientações. Náuseas e vômitos podem estar presentes, assim como a diarreia. O exantema (manchas vermelhas na pele) aparece em 50% dos casos”, explica a médica.

PUBLICIDADE

Aumento no Brasil

O número de exames de dengue realizados na rede privada aumentou 21% em uma semana, de acordo com as associadas à Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), que representam cerca de 65% do volume de exames realizados na saúde suplementar no Brasil.

Importância do Exame Laboratorial

O exame laboratorial é crucial para diferenciar doenças que têm os mesmos sintomas, como a dengue, a zika e a Chikungunya. Nos estágios iniciais da dengue, é feita a pesquisa de antígeno do vírus e, entre o décimo e o décimo quarto dia, é possível identificar a presença de anticorpos.

PUBLICIDADE

Orientações da Secretaria de Saúde

Para pacientes com sintomas da dengue, a Secretaria de Saúde orienta a busca pelos centros de saúde. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da pasta.

Medidas de Prevenção Contra a Dengue

Para minimizar o risco de contrair a dengue, é importante seguir uma série de medidas preventivas, entre elas:

PUBLICIDADE

1. Utilizar telas de proteção nas janelas de casa,
2. Manter o terreno limpo e livre de materiais que possam acumular água,
3. Tampe os tonéis e caixas d’água,
4. Manter as calhas limpas,
5. Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo,
6. Mantenha lixeiras bem tampadas,
7. Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia,
8. Limpar todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evitar o acúmulo de água em pneus e calhas,
9. Colocar repelentes elétricos próximos às janelas.

Conclusão

O aumento na procura por exames de dengue nos hospitais privados de Campinas é um indicativo claro da necessidade de intensificar as medidas preventivas contra a doença. É crucial que a população esteja ciente dos sintomas da dengue e procure atendimento médico imediato se suspeitar de infecção. Ao mesmo tempo, as autoridades de saúde devem continuar trabalhando para controlar a propagação do vírus e fornecer serviços de saúde adequados para aqueles afetados.

PUBLICIDADE

Tags: procura por exames de dengue, hospitais privados de Campinas, surto de dengue, prevenção da dengue.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE