Connect with us
Avanço Histórico na Mobilidade - Governo Paulista Assina Contrato Revolucionário para o Trem Intercidades Avanço Histórico na Mobilidade - Governo Paulista Assina Contrato Revolucionário para o Trem Intercidades

Destaque

Avanço Histórico na Mobilidade – Governo Paulista Assina Contrato Revolucionário para o Trem Intercidades

Em um marco significativo para o transporte público no estado de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas oficializou a assinatura do contrato de concessão para o ambicioso projeto Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte. Este empreendimento visionário, orçado em R$ 14,2 bilhões, promete transformar a mobilidade entre as regiões metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas, beneficiando cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios.

Visão Geral do Projeto TIC Eixo Norte

O TIC Eixo Norte é um projeto multifacetado que engloba três serviços distintos: o TIC (Trem Intercidades), o TIM (Trem Intermetropolitano) e a concessão da Linha 7-Rubi. Juntos, esses serviços formarão uma rede integrada de transporte ferroviário, modernizando a infraestrutura existente e oferecendo opções de mobilidade rápidas, confiáveis e sustentáveis.

PUBLICIDADE

O TIC: O Expresso mais Rápido do Brasil

O carro-chefe deste empreendimento é o TIC, um serviço expresso que ligará São Paulo a Campinas em apenas 64 minutos, percorrendo 101 km de trilhos com uma velocidade máxima de 140 km/h. Com 15 trens em operação, o TIC se destacará como o trem mais rápido do Brasil, oferecendo conforto e eficiência aos passageiros.

A tarifa média prevista para o TIC é de R$ 50, um investimento justificado pelos benefícios de redução no tempo de deslocamento e emissões de gases poluentes.

PUBLICIDADE

O TIM: Conexão Intermetropolitana Ágil

O TIM, ou Trem Intermetropolitano, atuará como um elo vital entre Campinas e Jundiaí, percorrendo 44 km em apenas 33 minutos. Com sete trens operando em um serviço parador, o TIM fará paradas estratégicas nas cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas, facilitando o deslocamento dentro da região metropolitana.

A velocidade média do TIM será de 80 km/h, com capacidade para transportar 2.048 passageiros por viagem. A tarifa média para este serviço está estimada em R$ 14,05.

PUBLICIDADE

Linha 7-Rubi: Modernização da Conexão Existente

A Linha 7-Rubi, atualmente operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), também fará parte do escopo do projeto TIC Eixo Norte. Esta linha, que conecta a Estação Barra Funda, em São Paulo, a Jundiaí, será concedida ao novo operador, que assumirá a responsabilidade de modernizar e melhorar o serviço.

Com 57 quilômetros de extensão e 17 estações, a Linha 7-Rubi tem capacidade para receber 400 mil passageiros por dia. O contrato prevê a transferência de 30 trens da CPTM para o novo concessionário, garantindo uma transição suave e a continuidade das operações.

PUBLICIDADE

Impacto Econômico e Social Significativo

Além de revolucionar a mobilidade na região, o projeto TIC Eixo Norte também trará um impulso econômico e social substancial. Estima-se que o empreendimento gerará mais de 10,5 mil empregos, incluindo postos de trabalho diretos, indiretos e induzidos, impulsionando o desenvolvimento local e regional.

Ao promover opções de transporte mais sustentáveis e eficientes, o projeto também contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se com os esforços para combater as mudanças climáticas e promover uma sociedade mais verde.

PUBLICIDADE

Cronograma e Próximas Etapas

Com a assinatura do contrato de concessão, o projeto TIC Eixo Norte entra em uma fase preliminar que se estenderá até novembro deste ano. Durante esse período, a concessionária vencedora, o Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos (TIC Trens), apresentará seus planos de financiamento, desapropriação, reassentamento e se preparará para a transição operacional com a equipe da CPTM.

As ações prévias às obras dos três serviços serão realizadas até julho de 2026, com o início efetivo da construção de todas as linhas previsto para até dois anos após a formalização do acordo de concessão.

PUBLICIDADE

As obras da Linha 7-Rubi e do TIM devem ser concluídas em agosto de 2029, enquanto as obras do TIC devem durar cinco anos, com início da operação a partir do segundo semestre de 2032.

Integração e Transição Operacional

Ao longo de 2024, o projeto prevê a operação assistida da TIC Trens na Linha 7-Rubi, com o apoio do pessoal da CPTM na transferência dos serviços à concessionária. A operação comercial na Linha 7-Rubi deve começar em 2026, quando também entrará em vigor o prazo efetivo de 30 anos da concessão.

PUBLICIDADE

Para o TIM, a estimativa é que os testes de operação comecem no último trimestre de 2029, com início da operação comercial a partir de 2030. No TIC, com prazo mais longo, a fase de testes está prevista para o final de 2031, e a operação comercial a partir do ano seguinte.

Palavras do Governador

Durante a cerimônia de assinatura do contrato em Campinas, o governador Tarcísio de Freitas expressou seu entusiasmo pelo projeto:

PUBLICIDADE

‘Hoje é dia de celebrar o legado do Trem Intercidades Campinas-São Paulo, que é um dos projetos mais importantes desta gestão. A gente assina o contrato e inicia um período de transição pré-operacional com o começo das obras em 2026, em 2029 vamos ter o serviço intermetropolitano do trem parador funcionando. E depois, em 2031, vamos ter o trem expresso com uma só parada em Jundiaí. Vamos encurtar o tempo de trajeto trazendo conforto, melhorando a mobilidade e diminuindo as emissões com todos os benefícios que podemos ter em um projeto dessa magnitude.’

Parceria Internacional de Ponta

O Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos (TIC Trens), vencedor do leilão na B3 em fevereiro deste ano, é composto por empresas brasileiras e chinesas de renome no setor de transporte ferroviário. Esta parceria internacional traz expertise de ponta e garante a implementação de tecnologias e práticas de ponta no proje

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE