Connect with us
Bloco destinado a mães e seus filhos é destaque em Joaquim Egídio Bloco destinado a mães e seus filhos é destaque em Joaquim Egídio

Destaque

Bloco destinado a mães e seus filhos é destaque em Joaquim Egídio

Artigo

em

A atração da vez no Carnaval de Campinas em 2024 é um bloco especialmente projetado para mães e seus filhos pequenos.

‘Hora do Mamaço’: União familiar, acolhimento e empoderamento materno

O ‘Hora do Mamaço’ vai dominar as ruas de Joaquim Egídio neste domingo (11) e segunda-feira (12). Segundo Karina Falsarella, uma das organizadoras do bloco, a escolha de Joaquim Egídio se deu devido à tradição do distrito de ter um carnaval muito familiar.

PUBLICIDADE

> ‘Decidimos por Joaquim Egídio por ser um distrito com histórico de um carnaval bastante familiar, com atenção a este aspecto’, disse Falsarella.

O bloco promete momentos de união, acolhimento e empoderamento materno, com várias atividades ao som de marchinhas de carnaval no domingo.

PUBLICIDADE

> ‘Levar o bloco para a rua é trazer a mulher que amamenta para ocupar os espaços públicos e proporcionar maior participação social. Com o nascimento do filho, muitas mulheres deixam de ocupar esses espaços e de participar de eventos sociais como o Carnaval devido à insegurança com a infraestrutura e a proteção adequada para seus bebês ou crianças’, explicou Falsarella.

Desenvolvimento infantil e Carnaval

Especialistas apontam que o Carnaval pode ser fundamental para o desenvolvimento das crianças.

PUBLICIDADE

> ‘Quando a criança tem acesso a qualquer tipo de cultura, seja festividade, seja conteúdo cultural, isso contribui para o seu desenvolvimento’, afirma Thiago Ferrari, coordenador do Plano da Primeira Infância Campineira (PIC). ‘Ao mesmo tempo, estamos reconhecendo a importância também de criar um ambiente que seja seguro, saudável e acolhedor para a criança, afinal é direito dos pequenos.’

O Carnaval oferece várias maneiras da criança se divertir. Uma das formas mais tradicionais são as matinês, festas diurnas realizadas em clubes e associações. Nestas festas, as crianças interagem com outros pequenos em meio a confetes, serpentinas e cores de todos os tipos.

PUBLICIDADE

> ‘A criança recebe informações e estímulos dos mais variados. Tem música, dança, desenvolvimento da coordenação motora, da criatividade’, conclui Ferrari.

Serviço: Bloco “Hora do Mamaço”

Data: Domingo (11/02)
Local: Estação Ambiental de Joaquim Egídio
9h: Mamaço e roda de conversa
10h às 11h: Dança mamãe-bebê (com ou sem sling) ao som das crianças do projeto “Curumins da Tribo”

PUBLICIDADE

Data: Sábado (12/02)
Local: Rua Heitor Penteado, em frente à igreja na Praça Dom Agnello Rossi
12h: Mamaço e abertura da matinê de rua de Joaquim Egídio, conduzido pelos Curumins da Tribo
12h às 14h: Momento adequado para as famílias curtirem o desfile, espaço kids e praça de alimentação da festa.

Tags: Campinas, Carnaval, crianças, Hora do Mamaço, Joaquim Egídio, Mães

PUBLICIDADE

Redação: Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas: Defesa Civil orienta foliões em caso de chuva forte, confira as dicas de proteção, Dengue: Hospitais privados de Campinas registram aumento de até 240% na procura por exames, Mais de 350 mil pessoas circularão na rodoviária e em Viracopos no Carnaval, Bancos só reabrirão ao meio-dia da Quarta-feira de Cinzas, GM dá dicas para ajudar a garantir a segurança dos foliões em Campinas, Amoreiras terá bloqueio em uma das faixas na região do Jardim do Lago.

PUBLICIDADE

Hora Campinas © 2021 – Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por Farnesi Digital.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE