

Destaque
Campinas registra mais duas fatalidades devido à febre maculosa
Campinas, uma cidade situada no interior de São Paulo, registrou mais dois óbitos devido à febre maculosa. Com essas novas fatalidades, o número total de mortes na cidade devido a essa doença aumentou para cinco neste ano.
Vítimas mais recentes
As vítimas mais recentes da doença são um jovem de 18 anos que faleceu no dia 28 de julho e um homem cuja data de falecimento foi 9 de julho. Acredita-se que a infecção do primeiro tenha ocorrido na Fazenda do Exército – 28º Batalhão de Infantaria Mecanizada (Bimec). No entanto, o local de infecção do segundo homem ainda está sendo investigado.
Outros casos da doença
Além dessas duas fatalidades, Campinas também registrou outros casos da doença. Uma mulher de 49 anos conseguiu se recuperar da febre maculosa. Ela teria contraído a doença em outro município. Outra pessoa também se recuperou da doença. Com isso, o total de casos confirmados na cidade neste ano é de sete, dos quais cinco resultaram em morte.
Causas da febre maculosa
A febre maculosa é provocada pela bactéria Rickettsia. Existem várias espécies dessa bactéria ao redor do mundo, mas no Brasil, duas delas são responsáveis pela doença. A Rickettsia rickettsii, que é associada a quadros mais graves da doença, e a Rickettsia parkeri, que normalmente não causa complicações tão sérias. Os casos registrados em Campinas foram do primeiro tipo.
Transmissão da doença
A febre maculosa é transmitida principalmente por carrapatos encontrados em áreas rurais ou em beiras de rios. Em São Paulo, o mais comum é o carrapato-estrela. Essa bactéria destrói as células dos vasos sanguíneos, o que pode levar a quadros de insuficiência renal, convulsões, coma e falência múltipla de órgãos nos casos mais graves.
Tratamento da doença
O tratamento da febre maculosa é feito com antibióticos. Se o tratamento for iniciado no início da doença, as chances de cura são altas. Caso contrário, é comum que a doença evolua para um quadro irreversível e leve à morte.
Prevenção da doença
Para prevenir a febre maculosa, é importante evitar áreas infestadas por carrapatos, usar roupas claras e de manga comprida ao entrar em áreas rurais, usar repelente e checar o corpo em busca de carrapatos após sair dessas áreas.
Ações do governo
A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas está trabalhando para controlar a doença na cidade. Ela está investigando os locais de infecção e tomando medidas para eliminar os carrapatos nessas áreas.
Conclusão
A febre maculosa é uma doença grave que tem causado várias mortes em Campinas. É importante que as pessoas tomem cuidado ao entrar em áreas rurais e busquem tratamento médico imediatamente se suspeitarem que foram infectadas.
Para informações adicionais, acesse o site