Connect with us
Canais Virtuais Para Esclarecer Dúvidas sobre o IPTU em Campinas Canais Virtuais Para Esclarecer Dúvidas sobre o IPTU em Campinas

Destaque

Canais Virtuais Para Esclarecer Dúvidas sobre o IPTU em Campinas

Artigo

em

Com a chegada do novo ano, as questões fiscais começam a ser uma preocupação para a maioria das pessoas. Uma das taxas que costuma gerar muitas dúvidas é o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Pensando nisso, a cidade de Campinas desenvolveu uma série de canais online para facilitar a vida dos contribuintes.

O IPTU 2024

O IPTU é uma taxa cobrada anualmente pela Prefeitura aos proprietários de imóveis urbanos. Em 2024, os vencimentos serão em 25 de janeiro para imóveis não residenciais e 9 de fevereiro para os residenciais e terrenos.

PUBLICIDADE

Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão um desconto de 5%, o imposto também poderá ser pago em até 11 parcelas. Aqueles que aderiram à modalidade do IPTU Digital e forem pagar à vista têm mais 1% de desconto, limitado a R$ 100,00.

Canais de Atendimento Virtuais

Para ajudar a esclarecer dúvidas e facilitar a vida do contribuinte, a Prefeitura de Campinas dispõe de vários canais de atendimento virtual:

PUBLICIDADE

E-mail

O e-mail é um dos meios mais práticos para enviar dúvidas e obter respostas. Em Campinas, o endereço para contato é [email protected].

Chat e Chatbot

Para quem prefere uma resposta mais imediata, o chat e o chatbot são excelentes opções. O acesso pode ser feito por este link.

PUBLICIDADE

WhatsApp

Outra opção é o WhatsApp, cujo número de contato é o (19) 99441-4730.

Hotsite do IPTU

O município também disponibiliza um hotsite com informações completas sobre o IPTU, como prazos, onde pagar, como pedir revisão ou impugnação e os canais de atendimento. Para acessá-lo, basta clicar no banner do IPTU e Taxas 2024, que está no Portal da Prefeitura, ou acessar diretamente.

PUBLICIDADE

Atendimento Presencial

Além dos canais virtuais, a Secretaria de Finanças de Campinas conta com postos descentralizados do Porta Aberta para atendimento presencial. Neste caso, é necessário agendar o horário pelo Portal de Serviços.

Dados do IPTU 2024

Em 2024, foram lançados 508.796 carnês de IPTU. A maior parte é para imóveis residenciais, que somam 320.644, os não residenciais (comércio, indústria e serviços) totalizam 35.739. Há, ainda, 5.132 mistos, 84.367 terrenos e 62.914 vagas de garagem.

PUBLICIDADE

Conclusão

O uso de canais virtuais para esclarecer dúvidas sobre o IPTU é uma prática que facilita a vida dos contribuintes e torna o processo mais eficiente. Em Campinas, os vários meios de contato e as informações disponibilizadas no hotsite do IPTU são exemplos de boas práticas que podem ser seguidas por outras cidades.

PUBLICIDADE

Nota: Este artigo foi escrito com base em informações disponibilizadas no site da Prefeitura de Campinas. Para obter informações mais atualizadas, consulte diretamente o site da Prefeitura.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE