Connect with us
Dengue em Campinas - Identificação dos primeiros casos de sorotipos 2 e 3 em três mulheres Dengue em Campinas - Identificação dos primeiros casos de sorotipos 2 e 3 em três mulheres

Destaque

Dengue em Campinas – Identificação dos primeiros casos de sorotipos 2 e 3 em três mulheres

Artigo

em

Por: Autor

Data: 7 de fevereiro de 2024

PUBLICIDADE

Sumário

1. Introdução
2. Primeiros Casos
3. Pacientes
4. Sorotipos
5. Estatísticas de Dengue
6. Alerta da Devisa
7. Balanço
8. Grupos Vulneráveis
9. Sorotipo 4
10. Orientações
11. Conclusão
12. Contatos

PUBLICIDADE

Introdução

Campinas, uma cidade no interior de São Paulo, Brasil, detectou os primeiros casos de dengue causados pelos sorotipos 2 e 3 do vírus – que não circulavam desde 2021 e 2009, respectivamente. As amostras de sangue de três pacientes foram analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

PUBLICIDADE

Primeiros Casos

Os sorotipos 2 e 3 da dengue foram diagnosticados em três mulheres que procuraram serviços de saúde particulares em Campinas. Todas as pacientes se recuperaram da doença.

PUBLICIDADE

Pacientes

Uma das mulheres diagnosticadas com sorotipo 2 tem 39 anos, fez coleta de exame em 3 de janeiro e reside na região Sudoeste. A outra tem 37 anos, coletou exame em 10 de janeiro e mora na região Leste. A paciente com infecção do sorotipo 3 é uma adolescente de 14 anos, moradora da região Suleste e a coleta de exame foi feita em 18 de janeiro.

PUBLICIDADE

Sorotipos

Como o Instituto Adolfo Lutz avalia apenas alguns casos para determinar o sorotipo, não é possível concluir se esses foram os primeiros casos de infecção em Campinas pelos sorotipos 2 e 3, nem determinar a quantidade exata de casos de cada um.

PUBLICIDADE

Estatísticas de Dengue

Desde 1º de janeiro, a cidade registra 1.949 infectados e nenhum óbito pela dengue. As estatísticas foram atualizadas pela Secretaria de Saúde na terça-feira, 6 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Alerta da Devisa

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben, essa é a primeira vez que três sorotipos da dengue circulam simultaneamente em Campinas. Isso aumenta o risco de casos graves e de pessoas se infectarem com um vírus para o qual não têm imunidade.

PUBLICIDADE

Balanço

Nos primeiros 37 dias deste ano, a cidade registrou 1.949 casos de dengue, o que representa 17% do número de casos registrados em todo o ano de 2023. As informações são do último balanço da secretaria municipal de Saúde – que foi divulgado nessa terça-feira. A Prefeitura informou que não houve mortes devido à dengue em 2024.

PUBLICIDADE

Grupos Vulneráveis

Os grupos mais vulneráveis aos sorotipos 3 e 4 são crianças, adolescentes e adultos que não tiveram contato com a doença e com esses sorotipos. Há maior risco de dengue grave quando uma pessoa é infectada por um tipo diferente do anterior.

PUBLICIDADE

Sorotipo 4

Segundo a secretaria, o sorotipo 4 do vírus da dengue não foi identificado em Campinas. Ele não é registrado na cidade desde 2014, mas já causou infecções em outros municípios.

PUBLICIDADE

Orientações

Se um morador apresentar febre e mais dois sintomas associados (dor de cabeça, dor no corpo, náusea, vômito, manchas no corpo, dor articular, dor atrás dos olhos), ele deve procurar um centro de saúde de Campinas para receber atendimento e orientações. No entanto, se apresentar tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio e sangramentos, a busca por auxílio deve ser feita em pronto-socorro ou em UPA.

PUBLICIDADE

Conclusão

É importante que a população esteja ciente da situação e tome as precauções necessárias para evitar a propagação da dengue. As autoridades locais de saúde estão monitorando a situação de perto e trabalhando para controlar a disseminação dos diferentes sorotipos do vírus da dengue.

PUBLICIDADE

Contatos

Para mais informações, entre em contato com:

* Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa)
* Secretaria de Saúde de Campinas
* Instituto Adolfo Lutz, São Paulo

PUBLICIDADE

tags: dengue, Campinas, sorotipos, Devisa, saúde.

Compartilhe Enviar

PUBLICIDADE

Referências:

* Notícia Hora Campinas: Dengue em Campinas: primeiros casos de sorotipos 2 e 3 em três mulheres

PUBLICIDADE

Nota: As informações contidas neste artigo são baseadas nas últimas atualizações e podem mudar à medida que novas informações se tornam disponíveis.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE