Connect with us

Destaque

Intervenção Arborística no Bosque dos Jequitibás

Artigo

em

A administração, em _Campinas_, iniciou uma operação de manejo arbóreo no conhecido Bosque dos Jequitibás. Com cerca de um século de existência, o parque tem sido um refúgio para a fauna e flora local, além de servir como área de lazer para os moradores da cidade.

Temporada de Trabalho

O trabalho, que envolve aproximadamente 100 pessoas, é esperado para durar por volta de duas semanas. Durante esse período, o bosque permanecerá fechado ao público, tendo sido fechado pela última vez em 24 de janeiro.

PUBLICIDADE

> Nota: O local será reaberto para visitação após a finalização dos serviços.

Aval do Condephaat

O início dos trabalhos foi possível graças à aprovação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), vinculado ao governo do Estado de São Paulo.

PUBLICIDADE

Remoção de Árvores

Luis Claudio Mollo, diretor do Departamento de Parques e Jardins, informou que inicialmente serão removidas 75 árvores, em concordância com o relatório da Comissão de Estudos da Câmara dos Vereadores e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

> Importante: A situação das demais 33 árvores, também previstas no laudo do DPJ, será reavaliada tecnicamente durante o manejo.

PUBLICIDADE

Dificuldades e Cuidados

Mollo também enfatizou que, apesar do esforço para agilizar o processo, é importante considerar que o bosque abriga animais e várias estruturas, como o complexo de museus, teatro, centro de educação ambiental, lojas, entre outros.

> Mollo: ‘Vamos fazer com agilidade, mas sem correria. Aqui há 200 animais, que não podem se estressar, há museu e outras edificações. O parque tem topografia irregular, que pode dificultar a retirada da galharia. E logo vamos reabrir o parque, que é o que todo mundo deseja’.

PUBLICIDADE

Repovoamento de Árvores

Segundo Ernesto Paulella, secretário de Serviços Públicos, a Prefeitura vai plantar 1.875 árvores para cumprir a legislação que determina que a cada árvore extraída, outras 25 devem ser plantadas.

> Paulella: ‘Vamos plantar o número que for necessário no Bosque e o restante em praças da mesma bacia hidrográfica, ou seja, do Ribeirão Anhumas’.

PUBLICIDADE

Sobre o Bosque dos Jequitibás

O Bosque dos Jequitibás é uma das mais antigas áreas verdes de lazer de Campinas. Foi criado em 1884 e mantém grande parte de sua vegetação original.

Possui mais de 100 mil metros quadrados e abriga cerca de 200 animais entre mamíferos, aves e répteis. Além disso, conta com um complexo de museus, um teatro infantil e espaços como parquinho, centro de educação ambiental e lanchonetes.

PUBLICIDADE

Conclusão

A intervenção no Bosque dos Jequitibás é uma ação necessária para a manutenção da saúde e segurança dos visitantes e da fauna e flora que o local abriga. Apesar do inconveniente temporário do fechamento, os benefícios a longo prazo serão significativos para a comunidade e o meio ambiente.

Links Relacionados

PUBLICIDADE

Prefeitura de Campinas(http://www.campinas.sp.gov.br/)
Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat)(http://www.condephaat.sp.gov.br/)
Departamento de Parques e Jardins(http://www.campinas.sp.gov.br/governo/servicos-publicos/departamento-parques-jardins/)
Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema)(http://www.campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/conselho-municipal-defesa-meio-ambiente/)
Ribeirão Anhumas(http://www.campinas.sp.gov.br/governo/servicos-publicos/departamento-parques-jardins/ribeirao-anhumas.php)

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE