Connect with us
MEC Afirma que Não Cancelará o Enem Após Suposta Divulgação de Imagens MEC Afirma que Não Cancelará o Enem Após Suposta Divulgação de Imagens

Destaque

MEC Afirma que Não Cancelará o Enem Após Suposta Divulgação de Imagens

Artigo

em

Introdução

O Ministro da Educação, Camilo Santana, desconsiderou a possibilidade de cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, mesmo após o suposto vazamento de imagens da prova. Esta afirmação foi feita em uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Vazamento

A imagem de uma prova de redação do Enem 2023 circulou nas redes sociais e em grupos do WhatsApp, o que gerou grande repercussão e incertezas quanto à integridade do exame. Entretanto, o ministro foi enfático ao afirmar que ‘de forma alguma’ o exame seria cancelado por conta disso.

PUBLICIDADE

A Investigação

A Polícia Federal (PF) está investigando o caso. Segundo o ministro, foram realizadas duas diligências da PF em relação às imagens circuladas, uma em Pernambuco e outra no Distrito Federal. Portanto, a PF continua apurando e realizando as investigações necessárias para identificar qualquer tipo de ilícito.

Balanço das Provas

Apesar da controvérsia, o ministro afirmou que o balanço da primeira etapa de provas foi positivo, com apenas ‘ocorrências pontuais’. No primeiro dia do Enem 2023, 4.293 candidatos foram eliminados por violações, como portar equipamento eletrônico, ausentar-se da sala antes do horário permitido (15h30), utilizar impressos e não atender orientações dos fiscais. Todas essas regras estão previstas no edital.

PUBLICIDADE

O Que Esperar do Enem

O Enem é usado para ingresso nas universidades públicas, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou para bolsas em universidades privadas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). O exame também é usado para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação (MEC), programa que financia mensalidades em instituições privadas.

Conclusão

Em meio a tantas incertezas, uma coisa é certa: o Enem 2023 não será cancelado. Apesar do suposto vazamento de imagens, as autoridades competentes estão trabalhando para garantir a integridade do exame e a justiça para todos os estudantes.

PUBLICIDADE

Tags

Os seguintes tópicos foram abordados neste artigo: apuração, caso, Educação, Enem, imagens, MEC, ministro, pernambuco, PF, vazamento.

Compartilhe

Se você achou este artigo útil, por favor, considere compartilhá-lo com seus amigos e seguidores nas redes sociais.

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Para obter ainda mais informações sobre o Enem e outros tópicos relacionados à educação, confira estes artigos que selecionamos para você:

1. Mulher que se passava por veterinária é denunciada pela Promotoria
2. Mário Gatti realiza exames de prevenção de câncer de próstata em funcionários
3. CPAT já supera total de vagas ofertadas durante todo o ano de 2022
4. Natal deve aumentar em até 15% movimento do Mercado das Flores
5. Conselho da Juventude de Campinas abre inscrição de entidades para nova eleição
6. Campinas supera marca de 10 mil licenciamentos ambientais emitidos

PUBLICIDADE

Nota: O conteúdo deste artigo é baseado em informações disponíveis no momento da redação. Recomendamos que você sempre confira as últimas atualizações das fontes oficiais.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE