Connect with us

Destaque

Mudança na estratégia de vacinação evitou ciclo de febre amarela urbana em SP

Artigo

em


Vírus se deslocou a uma velocidade de 1 km por dia durante os últimos surtos silvestres registrados no Estado, entre 2016 e 2019.

A febre amarela é uma doença viral não contagiosa que tem dois ciclos de transmissão: silvestre e urbano. No primeiro, o vírus circula entre macacos, sendo transmitido no Brasil por mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. No segundo, circula entre humanos, sendo transmitido pelo Aedes aegypti. O Brasil não tem casos de febre amarela urbana desde 1942, mas a versão silvestre pode, por acidente, afetar pessoas que moram perto de florestas e matas, ou que as frequentam.

Foi o que aconteceu nos últimos surtos silvestres em São Paulo, entre 2016 e 2019. Segundo artigo publicado na Scientific Reports, que descreve o processo de difusão no Estado, a doença vitimou pessoas em locais muito próximos à capital e em municípios que não tinham recomendação vacinal, pois nunca haviam sido atingidos pela doença, como Campinas. Se a estratégia de vacinação não tivesse sido adaptada às circunstâncias, os efeitos poderiam ter sido muito piores, resultando em mais óbitos, revelam agora os cientistas.

“Passamos por um risco grande de ter a reintrodução da febre amarela urbana em cidades adjacentes a São Paulo. Uma epidemia urbana teria efeitos gravíssimos e seria um retrocesso”, diz Francisco Chiaravalloti Neto, professor do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Ele é coautor do trabalho, conduzido com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Foram identificadas duas ondas entre 2016 e 2019: uma vinda de oeste para leste (2016 e 2017) e outra se espalhando da região de Campinas aos municípios limítrofes do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, até o litoral de São Paulo (2017 a 2019). A primeira onda saiu de São José do Rio Preto em abril de 2016 e atingiu Campinas em agosto de 2017, a uma velocidade de 1 quilômetro (km) por dia. “Nesse momento, por conta da baixa cobertura vacinal, os casos em humanos aumentaram e a doença se espalhou em direção à capital paulista, litoral, Vale do Paraíba e Sorocaba na mesma velocidade, e também para o Vale do Ribeira, onde andou mais lentamente”, relembra o professor da FSP-USP.

A estratégia de vacinação do Ministério da Saúde e da secretaria estadual nesses casos é imunizar todo o município que está em risco e também os adjacentes. “Mas, quando a doença atingiu Campinas, a Divisão de Imunização do Estado abriu mão dessa estratégia, que incluía vacinar a cidade inteira mais municípios limítrofes, como Indaiatuba e Paulínia, e decidiu vacinar cidades como Jundiaí, Jarinu e Itatiba, pois foi detectado que era para onde o vírus estava migrando. Na época, Campinas e limítrofes somavam mais do que 1 milhão de habitantes, mas havia disponível no Estado menos de 1 milhão de doses”, resume Adriano Pinter, pesquisador científico da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, e coautor do artigo.

Ele afirma que em Mairiporã, cidade na qual ocorreram 181 casos em humanos, a cobertura estava próxima de 80% quando a doença chegou (por azar, próximo do Natal, época em que o número de visitantes aumenta). “Se Mairiporã teve mais de cem óbitos mesmo com cobertura vacinal acima de 80%, imagina se não tivessem vacinado?”, pergunta-se, salientando que na maioria das cidades sem recomendação vacinal, geralmente, a cobertura fica em torno de 5% da população. “As pessoas só se vacinam quando vão viajar.”

Os cientistas alertam que a situação vivida entre 2016 e 2019 pode se repetir. “Temos de estar atentos, pois sabemos o caminho que a doença pode fazer. Estudos apontam que essas ondas de febre amarela começam na Amazônia e, pelos corredores florestais, passam por Tocantins, Goiás e Triângulo Mineiro até chegar ao Estado de São Paulo, espalhando-se pelo litoral e migrando para o sul. Hoje, a onda chegou ao Rio Grande do Sul. Acredita-se que sejam ondas que aconteçam de cinco em cinco anos. Campinas nunca tinha sido afetada pelo ciclo silvestre, foi a primeira vez. E descrevemos bem esse processo no trabalho”, afirma Pinter.

Até 1999, a versão silvestre da febre amarela estava restrita às regiões Norte e central do país, com casos esporádicos no Sudeste. Desde os anos 2000, São Paulo tem sido um dos centros de expansão e circulação da doença. Entre 2016 e 2019, foram confirmados 648 casos humanos no Estado, com 230 mortes, e 850 casos em macacos ou grupos de macacos. A febre amarela pode apresentar sintomas leves, o que acontece em boa parte das ocorrências, mas a letalidade nos casos graves é de 40%.

Padrão de propagação

Apesar de não ser uma doença contagiosa, o padrão de difusão descrito pelos cientistas é chamado de propagação “por contágio”, expressão que se refere à transmissão no território (como se os fragmentos florestais fossem “contagiosos” uns para os outros).

De acordo com o primeiro autor do artigo, Alec Brian Lacerda, a difusão da doença pode se dar por expansão, por realocação ou de forma híbrida. “A difusão por expansão divide-se em duas: por contágio, quando se observa a propagação pela proximidade de território, ou hierárquica, quando geralmente são atingidos grandes municípios. Nesse caso, a propagação não segue um padrão de continuidade de território, ela dá saltos, o que poderia ser um indício de surto urbano.”

Na difusão por realocação observa-se o movimento migratório: a doença deixa o ponto de origem, no qual para de crescer, e vai para outro mais favorável, criando um novo ponto de origem. “Isso acontece, por exemplo, quando pessoas saem de áreas sem recomendação vacinal e entram, sem vacina, em áreas com recomendação vacinal. Já na propagação híbrida também acontece realocação, mas com o antigo ponto de origem ainda ativo. Caracterizamos os processos dessa maneira e montamos mapas mostrando os municípios e os casos ocorridos: se eram casos em macacos, em humanos, ou ambos”, explica Lacerda, que começou a desenvolver o trabalho ainda como bolsista de iniciação científica da FAPESP.

Segundo Pinter, na época em que foi feita a proposta de vacinação levou-se em consideração que o vírus estaria se propagando apenas entre os mosquitos silvestres e, como eles não conseguem voar muito, aventou-se que a difusão se daria por continuidade do território. “Mas havia ainda uma dúvida sobre o fato de o ser humano participar ou não da transmissão. No artigo, confirmamos que isso não aconteceu, que a transmissão de fato ocorreu apenas entre os mosquitos e os primatas não humanos e que o homem foi atingido eventualmente, mas ele não transmitiu, e a transmissão não ocorreu na cidade. Caso o ser humano tivesse participado da transmissão, ela teria sido hierárquica, ou seja, as pessoas apareceriam infectadas nas grandes cidades, a transmissão daria ‘saltos’ de um local para outro. E o que estava acontecendo era que o vírus estava se espalhando nas pequenas cidades, por continuidade territorial.”

Direção e velocidade

Lacerda esclarece que o grupo usou os dados do Centro de Vigilância Epidemiológica Professor Alexandre Vranjac (CVE), da Secretaria de Saúde de São Paulo (casos envolvendo macacos e casos humanos, por município) e também dados de cobertura vacinal de 2015 a 2018 do Programa Nacional de Imunização (PNI).

“Usamos dados de cobertura vacinal da população entre 0 e 5 anos e a partir deles fizemos uma aproximação da cobertura total para a população, pois os dados disponíveis para essa faixa etária são um registro mais fiel de como o sistema de saúde acessa a população. E o próprio Ministério da Saúde recomenda seu uso em pesquisas como a nossa”, diz ele.

De posse dos dados, os cientistas aplicaram uma técnica estatística chamada krigagem (kriging) para mapear a expansão do vírus. “Para cada município estabelecemos uma data, sempre a data do primeiro caso, seja ele humano ou epizootia, depois criamos uma sequência numérica correspondente aos meses, ligando os municípios aos meses em que se deu o início do processo de difusão e usamos a técnica da krigagem para mapear o fenômeno no espaço e no tempo, criando curvas que mostram qual foi a direção e a velocidade da progressão da difusão. Uma vez com os mapas prontos, pudemos compará-los com o mapa da cobertura vacinal e concluir, por exemplo, que a epidemia chegou a Campinas quando havia cobertura vacinal muito baixa ou não havia recomendação vacinal”, lembra Chiaravalloti Neto.

Invernos quentes

A chegada da doença a locais nunca antes afetados levanta várias hipóteses que precisam ser testadas. “A que faz mais sentido para mim tem a ver com invernos mais quentes. Não deveria haver mosquitos, alados, no inverno. Só deveria haver ovos, pois a larva não sobrevive ao frio e morre. Mas o que vimos é que aconteceu transmissão também durante o inverno em 2017. Ou seja: o mosquito estava voando durante o inverno”, afirma Pinter.

Ele crê ser possível que os invernos mais frios tenham sido responsáveis por bloquear a transmissão do vírus no passado, protegendo cidades como Campinas e Mairiporã. “Só que, agora, temos invernos menos frios. Não estou falando de uma enorme diferença de temperatura, mas de 2 °C, 3 °C. Há artigos sobre a dengue mostrando que temperaturas ao redor de 20 °C são boas para o mosquito, enquanto de 16 °C já são impeditivas. Acontece mais ou menos a mesma coisa com a febre amarela. Por isso, o que faz sentido para mim em meio a tantas hipóteses é que temos tido invernos menos frios e, quanto mais quentes eles forem, mais velozes serão essas propagações do vírus.”

Os principais sintomas da doença são sensação de mal-estar, dor de cabeça, febre alta, dor muscular, calafrios, cansaço, vômitos, náuseas e diarreia, mas ela pode também afetar os rins e o fígado. Felizmente, para febre amarela existe vacina, produzida no Brasil desde 1937. Oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ela oferece proteção vitalícia. “Nosso conselho para a população é que tome a vacina”, dizem, em uníssono, os três autores.

O artigo Diffusion of sylvatic yellow fever in the state of São Paulo, Brazil, assinado também pelas cientistas Leila del Castillo Saad, do CVE, e Priscilla Venâncio Ikefuti, da FSP-USP, pode ser acessado no link www.nature.com/articles/s41598-021-95539-w.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP

ÁGIL DPVAT

Com informações Repórter Beto Ribeiro

Destaque

PAT de Caraguatatuba tem 172 vagas de emprego e oito são para pessoas com deficiência

Artigo

em

Por

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (6) o quadro de vagas para 172 oportunidades de emprego. Os cargos com mais vagas são 10 para motoboy, 10 para corretor de imóveis e outros 10 para Vendedor Externo. Também há oito vagas para promotor de vendas para pessoa com deficiência (PcD).

O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://tinyurl.com/2y9d9asm para conferir os critérios.

#PraTodosVerem: Um homem e uma mulher olham as vagas de emprego expostas na parede do CATE (Foto: Luís Gava/PMC)

Moradores da região sul podem se dirigir ao Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), localizado na Avenida José Herculano, 7.495, no Travessão (Subprefeitura Sul). Dúvidas e informações pelo telefone (12) 3882-6170.

População das regiões Norte e Centro seguem com atendimento no PAT na Rua Taubaté, 520, no Sumaré. Mais informações pelo telefone (12) 3882-5211.

Confira o quadro completo de vagas: Acabador de Mármore e Granito, Ajudante de Instalação (Marmoraria), Ajudante de Obras Temporário, Ajudante de Serralheiro (SERVIÇO PESADO), Analista de Marketing, Armador, Atendente (buffet self service), Atendente de Balcão, Atendente de Loja (vendedor), Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Mecânico, Carpinteiro, Chefe de Cozinha, Chefe de Seção FLV (Frutas, Legumes e Verduras), Consultor de Vendas (Autos), Consultor de Vendas, Consultor Financeiro, Corretor de Imóveis, Costureira, Cozinheira (o), Cuidadora de Idosos, Educador Social Temporário, Eletricista de Autos, Eletricista de Manutenção, Empregada Doméstica, Encanador, Encarregado de Obra, Executivo de Contas (Gerente de Contas), Funileiro, Instalador de Alarmes, Instalador de Alarmes Residenciais, Instrutor de Inglês, Marceneiro, Mecânico Automotivo, Mecânico, Mecânico de Linha Leve e Pesada, Mecânico de Máquinas Pesadas (Diesel), Mecânico de Refrigeração, Montador de Veículos, Motoboy, Motorista de Caminhão Guincho, Motorista de Caminhão Munck, Motorista de Ônibus, Motorista de Van, Operador de Cobrança (Estágio), Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Loja, Operador de Loja Pleno (Fiscal de Prevenção e Perdas), Operador de Munk, Operador de Produção (Serviço Pesado), Operador de Retroescavadeira, Pedreiro, Pintor de Automóveis, Pizzaiolo, Polidor de Automóveis, Polidor de Veículos, Preparador de Estruturas Metálicas, Promotor de Vendas (PcD), Recepcionista Noturno, Representante Comercial (ramo alimentício), Representante de Vendas, Serralheiro, Sinaleiro Rigger, Sushiman, Técnico de Enfermagem, Técnico de Informática, Técnico em Elétrica (Subestação), Técnico em Instrumentação, Tratorista, Vendedor (Vidraçaria), Vendedor, Vendedor de Roupas, Vendedor em Ótica, Vendedor Externo, Vendedor Externo de Pacotes de Internet e Vendedora de Materiais de Construção.

Continue lendo

Destaque

Volte ao mercado de trabalho! Cachoeiro oferta 266 vagas de emprego nesta quarta-feira (6)

Artigo

em

Por

Volte ao mercado de trabalho! Cachoeiro oferta 266 vagas de emprego nesta quarta-feira (6) – Aqui Notícias

Continue lendo

Destaque

PAT divulga vagas de emprego disponíveis nesta quarta em Limeira

Artigo

em

Por

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Limeira divulga as vagas disponíveis. A relação é sujeita a alterações e segue abaixo:

AUXILIAR DE LIMPEZA MTE (6326351).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte, PLR, Cesta Básica, Seguro de Vida, Ticket Alimentação e Uniforme.

Especificações: Realizar limpeza em geral na área fabril, entre outras atividades pertinentes à função.Ter CNH A/B.Ter veículo próprio.

Enviar Currículo[email protected]

ATENDENTE DE RESTAURANTE   MTE (6326306).***EXCLUSIVA PCD***.

Sem experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte, Planos de Salários e Cargos, Assistência Odontológica, PLR, Seguro de Vida, Refeição no Local e Uniforme.

Especificações: Atender clientes, recepcionando-os e servindo refeições e bebidas em restaurantes, organizar, conferir e controlar materiais de trabalho, bebidas e alimentos, listas de espera, a limpeza e higiene e a segurança do local de trabalho, preparam alimentos e bebidas.

Enviar Currículo[email protected]

AJUDANTE DE OBRAS MTE (6326076).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental  Completo

Benefícios: Seguro de Vida, Vale Transporte, Assistência Médica e  Odontológica, Ticket Alimentação e Uniforme.

Especificações: Executar tarefas auxiliares no canteiro de obras conforme orientação do encarregado ou do mestre de obras. Auxiliar nas atividades de demolição, construção, reforma, manutenção, escavação, transporte de materiais, limpeza do canteiro de obras, montar e desmontar armações, preparação de mistura para argamassa, transportar carrinhos com massa e cortar alvenaria utilizando ponteira, marreta, lixadeira e serra de mão.

Enviar Currículo: [email protected]

ATENDENTE DE LANCHONETE MTE (6325884).

Com experiência 

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte, Cesta Básica, Seguro de Vida, Assistência Odontológica, Refeição no Local e Uniforme.

Especificações: Atender e recepcionar os clientes, servindo refeições, lanches e bebidas. Organizar, higienizar as mesas, carregam/descarregam o carrinho de apoio e abastecem os materiais e produtos necessários para o bom andamento do trabalho. Preparar bebidas como: cafés, leites, chás, alimentos como pão francês e de semolina na chapa conforme solicitação do cliente. Executar a devida marcação dos produtos de acordo com o pedido (entrega de comanda) e receber valores de vendas dos produtos. Lavam pratos, talheres, bandejas, realizar a limpeza e conservação do ambiente de trabalho.

Enviar Currículo[email protected]

AUXILIAR DE COZINHA MTE (6324611).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Benefícios: Vale Transporte, Seguro de Vida, Ticket Alimentação, Assistência Odontológica, Refeição no Local e Uniforme.

Especificações: Auxiliar no pré-preparo, preparo e processamento de alimentos, na montagem de pratos. Verificar a qualidade dos gêneros alimentícios, minimizando riscos de contaminação. Trabalhar em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene e saúde, de acordo com a vigilância sanitária e processos internos. Atender os clientes e prestar apoio aos demais colegas de equipe.

Enviar Currículo: [email protected]

ARMADOR MTE (6324504).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamento Completo

Benefícios: Vale Transporte, PLR, Uniforme e Vale Refeição.

Especificações: Preparar a confecção de armações de estruturas de concreto e de corpos de prova: Interpretar projetos de arquitetura e estrutural; definir o local de trabalho; montar bancadas; montar máquinas de corte; relacionar materiais para armação de ferragens; selecionar vergalhões; medir ferragens e armações.

Enviar Currículo: [email protected]

AUXILIAR DE LIMPEZA MTE (6324432).

Sem experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Benefícios: Cesta Básica, PLR, Insalubridade, Refeição no Local e Uniforme.

Especificações: Executar serviços de manutenção de limpeza; Realizar limpeza em geral nos setores internos e externos da empresa; Trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Enviar Currículo: [email protected]

AJUDANTE GERAL MTE (6323594).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Seguro de Vida, Uniforme e Cesta Básica.

Especificações: Separar, cortar, organizar material, rebarbar peças e realizar acabamento.Ter Curso de  Leitura e interpretação de desenho.

Enviar Currículo: [email protected]

AJUDANTE DE PÁTIO  MTE (6272656).

Sem experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Benefícios: Cesta Básica, Ticket Alimentação, Vale Transporte, PLR e Uniforme.

Especificações: Realizar abastecimentos (arla), assessorar os mecânicos nas substituições, reparos e testes de desempenho dos componentes, Trabalhar em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente, Contribuir e manter o atendimento das políticas de SSMAQ (Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade). Ter CNH A/B e veículo próprio.

Enviar Currículo: [email protected]

AUXILIAR GERAL MTE (6292611).

Sem experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Benefícios: Cesta Básica, PLR, Refeição no Local e Uniforme.

Especificações: Lavar louça, limpar ambiente de trabalho, ajudar padeiro e a confeitaria em seus afazeres, entre outras atividades pertinentes à função.

Enviar Currículo: [email protected]

ANALISTA CONTÁBIL SÊNIOR MTE (6306148).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Superior Completo

Benefícios: Refeição no Local.

Especificações: Apuração de impostos, IRPJ, CSLL, PIS, COFINS,ECD,ECF. Experiência no sistema Domínio e Lucro Real será diferencial.

Enviar Currículo: [email protected]

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO MTE (6313225).

Sem experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo.

Benefícios: Vale Transporte, Cesta Básica, Ticket Alimentação, Assistência Médica e Uniforme.

Especificações: Emissão de Notas fiscais, pesagem de caminhões, lançamento de planilhas e alimentação de dados, controle de entrada de documentos e demais atividades da função. Necessário CNH A/B.

Enviar Currículo: [email protected]

ASSISTENTE DE OPERAÇÕES  MTE (6319630). ***VAGA EXCLUSIVA PCD*** (TEMPORÁRIA)

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Ticket Alimentação, Vale Transporte, Seguro de Vida, Assistência Médica, Vale Refeição e Uniforme.

Especificações: Realizar atividades administrativas, Lançar controles de água listados em verso de Nota Fiscal, emitir ordem de serviços de bombas, mapa de Pneus, controlar marmitas, confirmar remessas e cancelamento de notas fiscais, inventário de equipamentos de proteção individual (EPI’s), processos de OTC, cadastrar caminhões e motoristas no sistema VC, ordens de serviço de manutenção e controle de ASos, entre outras atividades pertinentes à função. Ter curso de Informática Básica.

Enviar Currículo: [email protected]

ATENDENTE BALCONISTA MTE (6318519).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Benefícios: Uniforme.

Especificações: Atender os clientes no balcão e por telefone, passar preço, negociar e finalizar venda.

Enviar Currículo: [email protected]

ATENDENTE BALCONISTA MTE (6300571).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Benefícios: Assistência Odontológica, Vale Transporte, Seguro Vida, Ticket Alimentação e Uniforme.

Especificações: Atender os clientes e realizar vendas no balcão pelo aplicativo e telefone. Organizar as encomendas para entregar aos clientes, fazer rotas motoqueiros , organizar os produtos nos balcões e higienizar o ambiente de trabalho, entre outras atividades pertinentes a função.

Enviar Currículo: [email protected]

AUXILIAR ADMINISTRATIVO MTE (6320015).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Assistência Médica e Odontológica, PLR, Vale Transporte, Seguro Vida, Ticket Alimentação e Uniforme.

Especificações: Atender colaboradores, ter conhecimento em cartão de ponto, leis trabalhistas, arquivo e atendimento telefônico. Diferencial ter experiência em transportadora e sistema Sênior/Sighra. Ter CNH B e veículo próprio. Ter Curso em Departamento Pessoal.

Enviar Currículo: [email protected]

AUXILIAR DE ALMOXARIFE MTE (6318230).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte e Assistência Médica.

Especificações: Receber, conferir e armazenar produtos e matérias. Distribuir produtos e materiais a serem expedidos, organizar o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e auxiliar no processo de logística.

Enviar Currículo: [email protected]

AUXILIAR DE COZINHA MTE (6292611).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Benefícios: Assistência Odontológica.

Especificações: Auxiliar na produção dos salgados e bolos, Organizar os produtos necessários para a fabricação do dia seguinte como: picar tomate, palmito, brócolis, ralar queijo, preparar salsicha e presunto. Manter higienizado local de trabalho, organizar mesas, lavar a louça e o chão.

Enviar Currículo: [email protected]

AUXILIAR DE LAVANDERIA/PASSADEIRA MTE (6316045).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto

Benefícios: Vale Transporte, Ticket Alimentação e PLR.

Especificações: Passar roupas, entre outras atividades pertinentes à função.

Enviar Currículo: [email protected]

AUXILIAR DE LIXA (BIJUTERIAS)  MTE (6319491).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Assistência Médica e Odontológica, Vale Transporte, PLR, Convênio Farmácia e Uniforme.

Especificações: Lixar, consertar, cravar, polir peças, entre outras atividades pertinentes a função.

Enviar Currículo: [email protected]

AUXILIAR DE PRODUÇÃO DE MUDAS MTE (6320816).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto

Benefícios: Vale Transporte.

Especificações: Plantar mudas, ajudar no carregamento do caminhão, limpar estufas, regar e separar as mudas, todas as atividades pertinentes a um viveiro de mudas. Ter CNH A/B e veículo próprio.

Enviar Currículo: [email protected]

AUXILIAR DE PROGRAMAÇÃO MTE (6319728).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Superior Completo

Benefícios: Assistência Médica e Odontológica, Vale Transporte, Seguro Vida, Refeição no Local e Uniforme.

Especificações: Acompanhar e auxiliar no planejamento e programação de manutenção industrial, na mensuração de recursos (Materiais, MO, Tempo) para atividades de manutenção, acompanhar emissão e retorno das ordens de serviços, especificar a reserva de materiais, lançar relatórios diários e planilhas de controle. Desejável conhecimento no sistema SAP, será um diferencial. Ter Superior em Administração ou Engenharia de Produção.

Enviar Currículo: [email protected]

AUXILIAR DE TÉCNICO EM TACÓGRAFO MTE (6315685).

Sem experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Ticket Alimentação

Especificações: Selecionar ferramentas e equipamentos, soldar componentes, vedar peças de encaixe, ajustar instrumentos de precisão, realizar testes de instrumentos de medição, fazer diagnósticos de defeitos e soluções provenientes do tacógrafo como: sensores, tomadas, pinhão, módulos, chicote elétrico, calibração e manutenção de instrumentos de precisão e manutenção em painéis. Desejável Técnico em Elétrica.

Enviar Currículo: [email protected]

BORRACHEIRO MTE (6326927).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio  Completo

Benefícios: Vale Transporte, Assistencia Médica e Odontológica,Seguro de Vida, PLR, Uniforme e Refeição no Local.

Especificações: Realizar atividades como trocas, consertos e reformas em pneus da frota rodoviária/agrícola, atender oficina.

Enviar Currículo: (19) 98129-8553 (Whatsapp)

CARPINTEIRO MTE (6324424).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamento Completo

Benefícios: Vale Transporte, PLR, Uniforme e Vale Refeição.

Especificações: Executar a montagem de formas de madeiras; entre outras atividades pertinentes à função.

Enviar Currículo: [email protected]

CALDEIREIRO MTE (6323559).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Seguro de Vida, Uniforme e Cesta Básica.

Especificações: Manutenção, instalador, montador, serralheiro, traçado de caldeiraria. Ter Curso de  Leitura e Interpretação de Desenho.

Enviar Currículo: [email protected]

CONSULTORA DE BELEZA MTE (6316583).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte, Cesta Básica, Premiação, Bonificação e Comissão por meta atingida.

Especificações: Fazer design de sobrancelha, extensão de cílios, limpeza de pele, trabalho voltado a estética facial, entre outras atividades pertinentes a função. Ter curso de estética e design de sobrancelhas.

Enviar Currículo: [email protected]

CUIDADORA SUBSTITUTA MTE (6321077).

Sem experiência

Escolaridade: Ensino Médio Incompleto

Benefícios: Alojamento, Assistência Médica e Odontológica, Seguro de Vida e Refeição no Local.

Especificações: Cuidar de crianças e adolescentes, saber legislação vigente relativa às políticas de proteção às crianças e adolescentes.

Enviar Currículo: [email protected]

ELETRICISTA MONTADOR MTE (6313287).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Cesta Básica, Assistência Médica e Uniforme.

Especificações: Montagem de painéis elétricos, interpretação de desenhos elétricos.

Enviar Currículo: [email protected]

ENTREGADOR DE PUBLICAÇÕES  MTE (6326889).

Sem experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Cesta Básica, Vale Transporte, PLR, Ticket Alimentação e Uniforme.

Especificações: Atender cliente externo, com o uso de veículos da empresa, por meio de coleta e entrega de mercadorias na sede da agência. Ter CNH A/B.

Enviar Currículo: [email protected]

EMPACOTADOR  MTE (6316260).

Sem experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Cesta Básica, Assistência Médica e Odontológica, Seguro de Vida e Refeição no Local.

Especificações: Auxiliar os clientes no transbordo de mercadorias no caixa e se necessário, no veículo, entre outras atividades pertinentes à função.

Enviar Currículo: [email protected]

FUNILEIRO/CALDEIREIRO MTE (6319962).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte e Refeição no Local.

Especificações: Realizar serviços de confecção de peças e elementos de chapas de metal. Ter conhecimento em leitura e interpretação de desenhos e curso do SENAI.

Enviar Currículo: [email protected]

INSPETOR DE QUALIDADE MTE (6319563).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte, Seguro Vida, Refeição no Local, Ticket Alimentação e Uniforme.

Especificações: Inspecionar a Qualidade das peças utilizando recurso, visual, equipamentos, produtos, procedimentos e instruções, normas, desenhos e requisitos, executar as atividades no processo fabril e na administração, com foco em Melhoria Contínua, monitoramento da Qualidade, fazer uso dos procedimentos, documentações, identificações necessárias, parâmetros e os registros definidos e que sejam utilizados corretamente e monitorar os indicadores de Qualidade e fabril(interno e externo).  Ter ou cursar Técnico em Qualidade ou Química. CNH A/B e veículo próprio.

Enviar Currículo: [email protected]  /  [email protected]

JARDINEIRO MTE (6316298).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Benefícios: Vale Transporte, Ticket Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, PLR, Seguro de Vida, Refeição no Local e Uniforme.

Especificações: Preparar, conservar e limpar jardins, capina, corte, replantio, adubação periódica, irrigação, varredura, pulverização simples e polvilhamento. Preparar sementes, fazer a repicagem e o transplante das mudas, incluindo desmate, transporte e embalagem. Requisitar material necessário ao trabalho. Ter CNH B

Enviar Currículo: [email protected]

LAVADOR DE CAMINHÃO  MTE (6319346).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Benefícios: Cesta Básica, Ticket Alimentação, Vale Transporte, PLR e Uniforme.

Especificações: Realizar lavagem e limpeza externa/interna dos caminhões, utilizando equipamentos e produtos químicos adequados. Ter CNH A/B e veículo próprio.

Enviar Currículo: [email protected]

MECÂNICO AUXILIAR MTE (6318430).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Benefícios: Uniforme.

Especificações: Desenvolver atividades na parte mecânica de tratores e máquinas agrícolas na loja e nas propriedades dos clientes em nossa região de atuação. Ter CNH B

Enviar Currículo: [email protected]

MECÂNICO DE MANUTENÇÃO MTE (6322463).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto

Benefícios: Cesta Básica.

Especificações: Realizar manutenção em caminhões 4 eixos e 9 eixos, trabalhar em equipe, entre outras atividades pertinentes a função. Ter Curso de Mecânica, Ter CNH A/E e Moto.

Enviar Currículo: [email protected]

MECÂNICO LÍDER MTE (6316134).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Incompleto

Benefícios: Vale Transporte, Vale Alimentação, Cesta Básica, Seguro de Vida e Uniforme.

Especificações: Fazer diagnóstico e reparo de equipamentos de linha leve, pesada e extra pesada, cavalo mecânico e semi reboque. Direcionar o trabalho da equipe de acordo com a demanda da oficina, preservar ordem e limpeza de todo perímetro. Ter conhecimento aprofundado em mecânica diesel de equipamentos de grande porte,  trem de força, aparelhagem de diagnósticos, perfil de liderança e organização.

Enviar Currículo: [email protected]

MONTADOR SOLDADOR MTE (6323427).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Seguro de Vida, Uniforme e Cesta Básica.

Especificações: Realizar processos de soldagem em peças finas de aço inox e carbono realizar análise em solda e possíveis falhas; Oferecer Soluções que otimizem nossos processos.Ter Curso de  Leitura e interpretação de desenho.

Enviar Currículo: [email protected]

MOTORISTA TRUCK  MTE (6326005).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte, Cesta Básica, Planos Cargos e Salários, Assistência Médica e Odontológica, Ticket Alimentação, Seguro de Vida e Uniforme.

Especificações: Conferir previamente a carga conforme relação de carregamento correspondente, conduzir o veículo com perícia e prudência de acordo com a legislação de trânsito vigente, efetuar entregas de produtos conforme padrão exigido pelo cliente, receber e conferir o numerário correspondente às entregas realizadas, efetuar a prestação de contas ao cliente do movimento financeiro diário,  garantir a correta utilização dos equipamentos acessórios, zelar pela conservação do patrimônio da empresa (veículos, equipamentos, recursos e instalações).

Enviar Currículo: [email protected]

OPERADOR DE GUINDASTE MTE (6318221).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte e Assistência Médica.

Especificações: Operar máquinas e equipamentos de elevação, ajustar comandos, acionando movimentos das máquinas. Avaliar condições de funcionamento das máquinas e equipamentos, interpretando painel de instrumentos de medição, verificar fonte de alimentação, testando comandos de acionamento. Preparar área para operação dos equipamentos e transportar pessoas e materiais em máquinas e equipamentos de elevação. Trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Enviar Currículo: [email protected]

OPERADOR COMERCIAL MTE (6323752).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Ticket Refeição e Vale Transporte.

Especificações: Atender e captar clientes, realizar contratação de crédito consignado para aposentados, pensionistas e servidores públicos. Ter curso de informática.

Enviar Currículo: [email protected]

OPERADOR DE GUINDASTE MTE (6318221).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte e Assistência Médica.

Especificações: Operar máquinas e equipamentos de elevação, ajustar comandos, acionando movimentos das máquinas. Avaliar condições de funcionamento das máquinas e equipamentos, interpretando painel de instrumentos de medição, verificar fonte de alimentação, testando comandos de acionamento. Preparar área para operação dos equipamentos e transportar pessoas e materiais em máquinas e equipamentos de elevação. Trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Enviar Currículo: [email protected]

OPERADOR DE TRATOR/RETROESCAVADEIRA MTE (6322457).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto

Benefícios: Ticket Refeição, Refeição no Local e Uniforme.

Especificações: Planejar o trabalho, operar a máquina, realizar manutenção básica preventiva e corretiva da máquina, remover solo e material orgânico, bota fora. Drenar o solo, executar construções de aterros, entre outras atividades pertinentes a função. Desejável ter curso da Empilhadeira e/ou Retroescavadeira e/ou Mini Carregadeira. Ter CNH B

Enviar Currículo: [email protected]

OURIVES MTE (6312151).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte e Uniforme.

Especificações: Cortar, separar, revisar e controlar qualidade de peças folheadas, amarrar peças no bruto para entrada no processo de banho.

Enviar Currículo: [email protected]

PEDREIRO MTE (6324563).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamento Completo

Benefícios: Vale Transporte, PLR, Uniforme e Vale Refeição.

Especificações: Executar alvenarias de fechamento e estrutural, executar revestimento em reboco, cerâmicas, porcelanatos e pedras naturais, executar contra pisos, fixação de esquadrias em geral, concretagens, impermeabilizações, demolições e escavações, utilizando máquinas e equipamentos como policorte, lixadeira, furadeira e martelete.

Enviar Currículo: [email protected]

PEDREIRO AZULEJISTA MTE (6326185).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental  Completo

Benefícios: Cesta Básica.

Especificações: Fazer assentamento de piso e azulejo, entre outras atividades pertinentes a função.

Enviar Currículo: [email protected]

PEDREIRO MTE (6326109).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Benefícios: Seguro de Vida, Vale Transporte, Assistência Médica e  Odontológica, Ticket Alimentação e Uniforme.

Especificações: Executar alvenarias de fechamento e estrutural, executar revestimento em reboco, cerâmicas, porcelanatos e pedras naturais, executar contra pisos, fixação de esquadrias em geral, concretagens, impermeabilizações, demolições e escavações, utilizando máquinas e equipamentos como policorte , lixadeira , furadeira e martelete.

Enviar Currículo: [email protected]

PINTOR MTE (6318523).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Benefícios: Vale Transporte e Refeição no Local.

Especificações: Preparar e pintar as superfícies externas e internas de edifícios e outras obras civis, raspando-as, limpando-as, emassando-as e cobrindo-as com uma ou várias camadas de tinta. Pintar letras e motivos decorativos, baseando-se nas especificações do trabalho e nos desenhos.

Enviar Currículo: [email protected]

PROMOTOR DE VENDAS MTE (6322276).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte, Ticket Alimentação, Auxílio Moto e Auxílio Internet.

Especificações: Atuar com roteiro visitando de 8 a 10 lojas por dia nas cidades da região de Limeira, Rio Claro, Piracicaba, Sumaré, Hortolândia, Americana, Paulínia e Capivari. Repor produtos, Precificar itens, Higienizar PDV, Montar ilhas e pontos extras E Preencher relatórios via aplicativo. Ter CNH A e Moto.

Enviar Currículo: [email protected]

SERVENTE DE PEDREIRO MTE (6324487).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamento Completo

Benefícios: Vale Transporte, PLR, Uniforme e Vale Refeição.

Especificações: Carregar/descarregar materiais em geral, preparar canteiro de obras, limpar as áreas de trabalho, auxiliar preparando massas e separando materiais, auxiliar na concretagem, na preparação e reposição de materiais e prestar apoio nos demais trabalhos, permitindo os profissionais especialistas executarem os trabalhos principais da função. Mantér limpo e organizado o local de trabalho e trabalhar comprometidos com a segurança.

Enviar Currículo: [email protected]

SOLDADOR MTE (6323498).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Seguro de Vida, Uniforme e Cesta Básica.

Especificações: Realizar processos de soldagem tig em peças finas de aço inox; Ter conhecimento em leitura e interpretação de desenhos; realizar análise em solda e possíveis falhas; Oferecer Soluções que otimizem nossos processos. Ter Curso de  Leitura e interpretação de desenho.

Enviar Currículo: [email protected]

SUPERVISOR DE PADARIA MTE (6322473).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte, Assistência Médica e Odontológica, Convênio Farmácia, Refeição no Local e Seguro de Vida.

Especificações: Verificar setor, presença dos colaboradores, rodízio, execução dos serviços, condições dos equipamentos, negociar e visitar fornecedores, acompanhar e gerenciar a produção da padaria, acompanhar a arrumação do estoque, exposição de produtos, etiquetas, validade de produtos, verificar trocas, qualidade dos produtos e administrar limpeza geral. Realizar balanço mensal, estoque,área de venda e embalagens, Programar férias, admissão e demissão, faltas, folgas, atestados e horários, manutenção do cartão de ponto dos colaboradores, reposição de EPI’s, dedetização e desratização, mensalmente. Fazer leitura do relatório de plantão, análise do relatório de descarte, participar de reunião com a gerência, entre outras atividades pertinentes à função. Desejável ter curso de Padaria.

Enviar Currículo: [email protected]

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO MTE (6315224).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte, Ticket Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, PLR, Seguro de Vida, Refeição no Local e Uniforme.

Especificações: Elaborar, participar da elaboração, implementar política de saúde e segurança no trabalho (SST), realizar auditoria, acompanhar e avaliar área, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Ter Técnico em Segurança do Trabalho, CNH A/B e veículo próprio.

Enviar Currículo: [email protected]

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO MTE (6322400).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte, Cesta Básica, PLR, Planos de Cargos e Salários e Ajuda de Custo.

Especificações: Realizar atividades relacionadas à segurança do trabalho, implementar procedimentos de segurança, inspecionar instalações e equipamentos, observar condições de trabalho dos colaboradores e prestadores de serviços. Irá realizar gestão dos equipamentos de proteção (EPI) que é entregue aos colaboradores, identificar fatores e riscos de acidentes, apontar e corrigir falhas que possam trazer prejuízo à segurança e ao meio ambiente, realizar treinamentos, emitir e divulgar documentos técnicos, visar desenvolver hábitos de prevenção de acidentes e a melhoria das medidas de segurança. Ter Técnico em Segurança do Trabalho. Ter CNH A/B e veículo próprio.

Enviar Currículo: [email protected]

TRABALHADOR DE MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES MTE (6322297).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Cesta Básica, Assistência Médica e Odontológica, Vale Transporte, Seguro de Vida, PLR e Uniforme.

Especificações: Efetuar a limpeza e consertos dos Toaletes Portáteis (cabines), de acordo com as normas e procedimentos de segurança definidas pela Empresa, assegurar entrega final do produto dentro da demanda exigida. Acompanhar, quando necessário, as manutenções externas. Realizar serviços de manutenção, montagem, reforma, pintura e limpeza dos Módulos Habitáveis, assegurando a entrega final do produto dentro da demanda exigida. Ter CNH A/B

Enviar Currículo: [email protected]

VENDEDOR MTE (6318524).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte, Assistência Médica e Odontológica, Seguro de Vida, Ticket Alimentação, Comissão e Uniforme.

Especificações: Atuar com vendas, atendimento presencial e online, captação de novos clientes, voltado a venda de principais produtos, como planos e aparelhos celulares. Ter curso de Informática.

Enviar Currículo: [email protected]

VENDEDOR MTE (6321787).

Sem experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Assistência Odontológica, Vale Transporte, Planos de Cargos e Salários e Comissão

Especificações: Realizar vendas de cursos nas áreas de tecnologia e idiomas. Ter CNH A

Enviar Currículo: [email protected]

VENDEDOR MTE (6322209).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte, Uniforme e Comissão

Especificações: Atender cliente, fechar vendas, organizar loja, entre outras atividades pertinentes a função. Ter CNH A/B.

Enviar Currículo: [email protected]

VENDEDOR PORTA A PORTA MTE (6320385).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Benefícios: PLR, Assistência Médica, Vale Transporte, Seguro Vida, Ticket Alimentação, Comissão e Uniforme.

Especificações: Participar de reuniões com o time, planejar e executar suas rotas comerciais externas e cumprir a meta de visitas, conquistar novos clientes (prospecção), gerenciar sua carteira de clientes e pós-venda. Ter habilidade na utilização de aplicativo para lançamento de visitas realizadas em campo.

Enviar Currículo: [email protected]

VIGIA MTE (6318430).

Com experiência

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Benefícios: Vale Transporte e Ticket Alimentação.

Especificações: Realizar fiscalização e guarda de patrimônio, no controle de acesso de visitantes, na entrada e saída de colaboradores e veículos, além de fazer rondas pelo local para se certificar de que está tudo em ordem.

Enviar Currículo: [email protected]

VIGIA MTE (6326336).

Sem experiência

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Benefícios: Vale Transporte, Assistência Médica, Seguro de Vida, Refeição no Local e Uniforme.

Especificações: Realizar vistoria em veículos e controlar acesso de pessoas e veículos. Ter CNH A/B. Necessário carro ou moto.

Enviar Currículo: [email protected]

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS