Connect with us
Nota de pesar - O legado de Maria Filomena Gouveia Vilela Nota de pesar - O legado de Maria Filomena Gouveia Vilela

Destaque

Nota de pesar – O legado de Maria Filomena Gouveia Vilela

Artigo

em

29 de janeiro de 2024

Unicamp e várias entidades expressam seu pesar pela morte da enfermeira e professora Maria Filomena Gouveia Vilela.

PUBLICIDADE

Introdução

A comunidade acadêmica e de saúde coletiva do Brasil está de luto pela partida de uma de suas mais respeitadas e amadas figuras. Maria Filomena Gouveia Vilela, conhecida carinhosamente como Mena, deixou um legado inestimável na educação e na saúde pública. Diversas entidades, incluindo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Prefeitura de Campinas, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), e a ADunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp), expressaram seu pesar por sua morte.

Perda de um ícone

Mena era uma figura icônica no campo da saúde coletiva, tendo dedicado sua vida ao aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao ensino de enfermagem. Sua morte, ocorrida na noite de sábado (27), deixou um vazio em todos aqueles que tiveram a honra de trabalhar e aprender com ela.

PUBLICIDADE

Tributos a Maria Filomena Gouveia Vilela

Diversas entidades e indivíduos expressaram seus sentimentos sobre a morte de Mena. Abaixo estão algumas das homenagens que foram feitas a ela.

Reitoria da Unicamp

A Reitoria da Unicamp expressou seu profundo pesar pela morte de Mena. Eles elogiaram sua dedicação à saúde coletiva e ao SUS, e reconheceram sua contribuição significativa como diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Município de Campinas.

PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde de Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas também expressou sua tristeza pela perda de Mena. Ela trabalhou na Prefeitura de Campinas de 2001 a 2014, ocupando vários cargos e deixando um legado de aprendizado e inspiração para a difusão da saúde pública na cidade.

Anvisa

A Anvisa lamentou profundamente a morte de Mena, reconhecendo sua contribuição inestimável para o fortalecimento do SUS e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Eles também destacaram sua sensibilidade e talento como poeta, expressando seu amor pela vida e pelas pessoas através de seus poemas.

PUBLICIDADE

Abrasco

A Abrasco também expressou seu profundo pesar pela morte de Mena. Eles elogiaram sua dedicação incansável ao SUS e à Vigilância Sanitária, bem como sua alegria de viver e sua habilidade única como poeta.

ADunicamp

A ADunicamp, da qual Mena era membro, expressou seu profundo pesar por sua morte. Eles elogiaram sua dedicação à saúde coletiva e à defesa do SUS, e reconheceram sua contribuição significativa como membro do Conselho de Representantes da ADunicamp.

PUBLICIDADE

O legado de Maria Filomena Gouveia Vilela

O legado de Mena vai além de suas contribuições acadêmicas e profissionais. Ela era conhecida por sua alegria de viver, sua sensibilidade única e sua habilidade de expressar seus sentimentos através de suas poesias. Seu amor pela vida e pelas pessoas era evidente em tudo o que ela fazia, e sua perda será sentida por todos aqueles que tiveram a sorte de conhecê-la.

Conclusão

A morte de Maria Filomena Gouveia Vilela é uma grande perda para a comunidade de saúde coletiva e para todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-la. Seu legado continuará a inspirar e influenciar aqueles que trabalham para melhorar a saúde pública no Brasil. Nossos pensamentos estão com sua família e amigos neste momento difícil.

PUBLICIDADE

Tags: Unicamp, Anvisa, enfermeira, falecimento, Maria Filomena de Gouveia Vilela, morte, professora.

Siga o Hora Campinas nas redes sociais: Instagram, YouTube, Facebook, WhatsApp e LinkedIn.

PUBLICIDADE

Referências

Unicamp e entidades lamentam morte de Maria Filomena Gouveia Vilela – Hora Campinas

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE