Connect with us
O renascimento dos bons tempos do Setor em Campinas através do bloco Tomá na Banda O renascimento dos bons tempos do Setor em Campinas através do bloco Tomá na Banda

Destaque

O renascimento dos bons tempos do Setor em Campinas através do bloco Tomá na Banda

Artigo

em

Introdução

O Carnaval é uma festa que mexe com as tradições e a história de um povo. Em Campinas, uma cidade rica em cultura e entretenimento, o Carnaval de 2024 será marcado pela celebração dos bons tempos do Setor, um complexo de bares que foi o coração da vida cultural da cidade nas décadas de 1980 e 1990. O palco dessa celebração será o tradicional bloco Tomá na Banda, que trará à tona memórias de um período culturalmente frutífero.

O Início

O bloco Tomá na Banda (TNB) surgiu como uma forma de democratizar o acesso ao carnaval campineiro. A ideia nasceu numa roda de amigos, em um dos bares do Setor, o Ilustrada. Foi lá que Camilo Chagas e seus amigos decidiram criar um movimento que pudesse dar a todos os campineiros a oportunidade de desfrutar do carnaval de maneira igualitária.

PUBLICIDADE

O Tema

O tema do desfile do TNB em 2024 será ‘Tomá na Banda e o Setor, onde a história começou’. É uma homenagem ao local que viu nascer o bloco e que foi palco de momentos memoráveis para a cultura campineira.

O Setor

O Setor era um complexo de bares localizado nas ruas Júlio de Mesquita, Coronel Quirino, Benjamin Constant e General Osório. Ali, boêmios de todas as tribos se reuniam para desfrutar de música ao vivo, boa comida e muita diversão. O Setor foi o primeiro espaço da cidade a apresentar uma programação musical diversificada, com atrações para todos os gostos.

PUBLICIDADE

A Importância do Setor

A importância do Setor para a cultura de Campinas vai além da diversão que proporcionava. Ele deu visibilidade a muitos talentos musicais e fomentou a criação de bandas e grupos musicais, como o Soma e o Bons Tempos. Além disso, o Setor era o ponto de encontro de artistas, jornalistas e profissionais de todas as áreas, principalmente da cultura.

O Evento

O desfile do TNB acontecerá no próximo sábado, 10 de fevereiro, a partir das 13 horas, no Largo do Rosário, no centro de Campinas. O evento promete ser uma grande festa, repleta de recordações e homenagens ao Setor.

PUBLICIDADE

> ‘O bloco carnavalesco por princípio é diverso, democrático, livre, engraçado, alegre e popular, características intrínsecas ao TNB desde a sua criação.’ – Maria Ester Januário, presidente do bloco.

A Programação

A concentração do bloco começará às 13 horas, com DJ AfroChag no palco. Às 14 horas, teremos Ido Luiz e Valéria Santos. Às 15 horas, uma apresentação especial com Nãnana da Mangueira. Às 16 horas, o desfile do bloco começará, seguindo o trajeto: Praça Largo do Rosário, Rua Conceição, Irmã Serafina, Benjamin Constant, Francisco Glicério e retorno ao Largo do Rosário. Às 17 horas, haverá o retorno à concentração e a premiação do melhor folião 2024. O encerramento está previsto para às 18 horas.

PUBLICIDADE

Conclusão

O Carnaval de 2024 em Campinas será marcado pela celebração da história e da cultura da cidade. O bloco Tomá na Banda, com seu tema que homenageia o Setor, promete trazer à tona memórias de um período culturalmente rico e abrir espaço para reflexões sobre o passado, o presente e o futuro da cultura campineira.

Tags

bloco, Campinas, Carnaval, festa, folia, História, Memória, tomá na banda.

PUBLICIDADE

Compartilhe

[Compartilhe no Facebook](link)

[Compartilhe no Twitter](link)

PUBLICIDADE

Envie por e-mail

Redação

PUBLICIDADE

Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

Notícias Relacionadas

* [Vice-presidente Geraldo Alckmin entrega 144 apartamentos em Santo Antônio de Posse](link)
* [Suspeito de roubo a banco e a ataques contra policiais é preso em Valinhos](link)
* [Campinas registra mais de 10 mil ocorrências de som alto em 2023, veja os bairros ‘barulhentos’](link)
* [Dois acidentes congestionam trechos da Rodovia D. Pedro I](link)
* [Câmara de Campinas aprova criação de 420 cargos de agente administrativo](link)
* [Onça-parda morre atropelada na Anhanguera: animais estão ficando sem saída](link)

PUBLICIDADE

Mais lidas

1. [Tomá na Banda celebra bons tempos do Setor em Campinas](link)
2. [Solar de Campinas receberá asfalto 42 anos após ser criado](link)
3. [Mãe denuncia próprio filho após furto em condomínio de Campinas](link)
4. [Campinas ocupa 1º lugar em unidades da Luggo no Brasil](link)
5. [Câmara de Campinas aprova criação de 420 cargos de agente administrativo](link)

Fim

Hora Campinas © 2021 – Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por Farnesi Digital.

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE