Connect with us
Operação Veraneio - Redução de mais de 400% no total de incidentes Operação Veraneio - Redução de mais de 400% no total de incidentes

Destaque

Operação Veraneio – Redução de mais de 400% no total de incidentes

Resumo da Situação

Durante o período de dezembro de 2023 a abril de 2024, Campinas relatou 220 casos de quedas de árvores e inundações. Este é o resumo da Operação Veraneio, encerrada recentemente, divulgada pela Defesa Civil da cidade. O número é quase cinco vezes menor em relação ao mesmo período de 2022/2023, quando foram registradas 1.224 ocorrências e duas mortes.

> O balanço atual indica 158 quedas de árvores e galhos (contra 508 no anterior) e 62 alagamentos de imóveis e vias (contra 716).

PUBLICIDADE

Causas da Diminuição

A redução está ligada ao menor índice de chuva durante o período em questão. Segundo a Defesa Civil, foram realizadas 36 vistorias preventivas e 34 campanhas educativas, com a distribuição de 7.900 folhetos informativos.

Sucesso da Operação

A operação foi considerada bem-sucedida, segundo o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. Ele realçou a integração dos órgãos públicos na iniciativa.

PUBLICIDADE

> “Não tivemos nenhuma morte nesta operação. Todos os setores municipais se uniram para garantir que a população passasse por este período com mais tranquilidade. Várias ações prping – 2024-04-24 14:38:39.319685ivas foram adotadas pelas secretarias. Estivemos atentos às áreas de risco”, destacou Furtado.

Novidades na Operação

Este ano, a operação contou com novidades, como o lançamento da Capacitação de Líderes Comunitários para enfrentar extremos climáticos. O treinamento foca no monitoramento de riscos e prevenção à dengue.

PUBLICIDADE

Futuras Medidas

Para a próxima operação, a expectativa é que um novo radar meteorológico esteja em funcionamento na Unicamp. Isso permitirá uma maior cobertura de monitoramento para Campinas e a região metropolitana, o que aumentará a precisão dos alertas.

Índices de Chuva e Números da Operação

O balanço da Defesa Civil indicou que o maior índice de chuva registrado no período de dezembro do ano passado até 15 de abril foi de 92,4 milímetros (mm) – captado na estação Jardim das Bandeiras, em janeiro.

PUBLICIDADE

> A maior média mensal foi registrada em dezembro, com 324,1mm. O esperado para o mês era de 209,1mm. No entanto, a chuva foi menor que a média em todos os outros meses de operação.

Reflexos da Diminuição da Chuva

Foram ainda registradas 1.287 ocorrências pelo 199 da Defesa Civil que recebeu, até o dia 15 de abril, 11.850 ligações. Os números também são reflexos da diminuição da chuva, já que na Operação 2022/2023, quando a cidade foi atingida por pancadas volumosas e intensas, houve 3.233 ocorrências e 14.548 ligações.

PUBLICIDADE

Os índices de chuva e os números da operação indicam a eficiência das ações preventivas e educativas realizadas pela Defesa Civil. A integração dos órgãos públicos na iniciativa, as ações de limpeza em bueiros e córregos e a atenção às áreas de risco são prova disso.

Conclusão

A redução dos incidentes na Operação Veraneio é um sinal positivo para a cidade de Campinas. As medidas preventivas e educativas tomadas pela Defesa Civil e os diversos órgãos públicos envolvidos têm mostrado resultados promissores. A cidade está se equipando melhor para enfrentar extremos climáticos e espera-se que as futuras operações sejam ainda mais bem-sucedidas.

PUBLICIDADE

Fonte: [Defesa Civil Campinas](http://www.campinas.sp.gov.br/governo/defesa-civil/)

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE