

Destaque
ping – 2023-06-25 12:18:31.632415# 23ª Parada do Orgulho LGBT+ em Campinas
A cidade de Campinas, conhecida por suas raízes culturais profundas e diversidade vibrante, se prepara para sediar o aguardado evento da 23ª Parada do Orgulho LGBT+ neste domingo. A celebração é uma afirmação poderosa dos direitos e dignidade de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.
O Evento
A Parada será iniciada às 10h, com concentração na Praça Guilherme Almeida, em frente ao Palácio de Justiça, no centro da cidade. A organização espera atrair um público estimado em 150 mil pessoas. O percurso incluirá a Avenida Francisco Glicério, as vias internas da Dr. Moraes Salles, Irmã Serafina e Anchieta, e Benjamin Constant, retornando a Francisco Glicério e ao Largo do Rosário, onde serão realizados shows artísticos. O evento se estenderá até as 22h.
> O tema deste ano é ‘O acesso ao acolhimento e ao cuidado é nosso direito. Democracia para todos pela Diversidade’.
Logística do Trânsito e Transporte
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) está organizando uma operação especial de trânsito e transporte(https://horacampinas.com.br/emdec-faz-operacao-durante-23a-parada-lgbt-confira-pontos-com-bloqueios/) para o evento, resultando em fechamentos de ruas. Cerca de 60 linhas de transporte público serão afetadas.
Alimentação e Atendimento Médico
A Praça Guilherme de Almeida abrigará seis food trucks, proporcionando uma variedade de opções gastronômicas para os participantes. Um posto de atendimento médico será instalado na Rua General Osório, ao lado do Palácio da Justiça, garantindo que a saúde e o bem-estar dos participantes sejam prioritários durante o evento.
Segurança
A segurança dos participantes é de extrema importância. A Guarda Municipal terá equipes de patrulhamento a pé, que circularão pela parada em grupos de seis agentes de segurança. Além disso, haverá equipes motorizadas com viaturas de quatro rodas e motocicletas, que ficarão no entorno das ruas previstas no itinerário e também nas imediações de terminais e corredores de ônibus.
Os guardas municipais na Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp) vão acompanhar em tempo integral, pelas câmeras, toda a movimentação na região por onde vai passar a Parada e, em caso de detectarem alguma situação que coloque em risco a segurança dos frequentadores, as viaturas na rua serão acionadas.
> Um decreto publicado recentemente proíbe o consumo e a comercialização de bebidas, alcoólicas e não alcoólicas, em garrafas ou recipientes de vidro por estabelecimentos comerciais e por vendedores ambulantes, exceto quando consumidas dentro do bar ou do restaurante antes, durante e depois da realização da 23ª Parada LGBT+.
Dicas de Segurança
1. Mantenha o celular guardado em um bolso fechado com zíper para evitar roubos e furtos.
2. Não use o aparelho no meio da multidão. Se tiver que fazê-lo, procure um lugar mais protegido.
3. Fique atento ao seu redor e, se possível, esteja sempre em companhia de uma pessoa de confiança.
4. Anote o IMEI do aparelho em um local seguro. Este número será necessário para o bloqueio e a localização do celular caso o telefone seja furtado.
5. Evite o uso de correntes, relógios e outros objetos de valor.
6. Se for comprar produtos de ambulantes, procure os vendedores cadastrados pela Setec e identificados com o colete da autarquia. Evite os clandestinos.
7. Para não cair em golpes, quando for passar o cartão, preste atenção ao visor da máquina para conferir o valor.
8. O uso de cooler está permitido, desde que seja com bebidas para consumo próprio e em recipientes de plástico ou lata.
A 23ª Parada do Orgulho LGBT+ em Campinas é mais do que uma celebração. É um ato de resistência, um grito de liberdade e um testemunho do compromisso da cidade com a inclusão e a diversidade.
Para informações adicionais, acesse o site
, destaque