

Destaque
Prazo para finalização dos trabalhos de extração de árvores no Bosque chega ao fim sob expectativa de Campinas para definir reabertura
Introdução
Na última quarta-feira (2), o G1 questionou a Secretaria de Serviços Públicos se o prazo seria cumprido. A secretaria, contudo, apenas informou que a prefeitura se pronunciaria nesta quinta sobre os próximos passos.
Expectativa pela reabertura
Desde o início dos trabalhos, a prefeitura enfatizou que, após a conclusão, o local, fechado desde 24 de janeiro, poderia ser reaberto com segurança. Portanto, existe uma expectativa nesta quinta por uma definição sobre a reabertura.
Controvérsia sobre o número de árvores
_’Vamos trabalhar na remoção das árvores condenadas, correção de copas, limpeza de folhas, um trabalho de manejo geral para que a população use com segurança’_ – destacou o diretor do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), Luiz Cláudio Mollo, no primeiro dia de trabalho.
Análise das árvores
Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, a situação das outras 36 árvores seria ‘reavaliada, do ponto de vista técnico, durante este período de manejo’.
Preocupação com a segurança
_’As que a gente achar que estão mais dentro do maciço e que não têm risco, tudo bem. O que a gente não pode deixar são árvores próximas às edificações, comércio, locais de caminhada. Por isso esse cuidado, para não ter mais polêmica’_ – complementou.
Replantio das árvores
No total, 1.875 árvores devem ser replantadas para cumprir a legislação e distribuídas entre o Bosque e praças na área do Ribeirão Anhumas.
Portões fechados
Após a tragédia, a prefeitura fechou todos os parques e bosques para ações de vistoria, podas e extrações de plantas com objetivo de evitar novos acidentes. Desde aquela data, 23 das 25 estruturas já voltaram a receber público.
Outras medidas
No início de julho, a Secretaria de Serviços Públicos informou, ainda, que as outras medidas apontadas no contralaudo seriam reavaliadas durante o período de manejo das plantas.
Morte de morador em 2022
Um morador acabou sendo vítima fatal após ser atingido por uma figueira gigante em Campinas.
Conclusão
As autoridades de Campinas estão fazendo todo o possível para garantir a segurança dos visitantes do Bosque, que também é um marco importante para a cidade. A definição sobre a reabertura do local é esperada em breve.
> Imagem mostra carro atingido por figueira gigante em Campinas — Foto: Lucílio Ferreira Junior
VÍDEOS: confira mais destaques da região aqui(https://www.g1.com.br/).
Para informações adicionais, acesse o site