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Problemas no Recarregamento do Bilhete Único e Falhas no Aplicativo da Transurc – Um Olhar Detalhado

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Introdução

Os passageiros do transporte público coletivo em Campinas (SP) estão enfrentando problemas ao recarregar o Bilhete Único, além de falhas no aplicativo da Transurc, associação que representa as empresas do serviço.

O Problema da Recarga

Os usuários relatam que ao fazer a recarga do Bilhete Único, que garante uma tarifa reduzida de R$ 5,45 em vez do valor integral de R$ 5,90, enfrentam longas filas e demora no processo. Além disso, há relatos de problemas com a leitura do QR Code e no uso do aplicativo da Transurc.

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> ‘A gente coloca passe pelo aplicativo Transurc, o valor sai da conta na hora, mas o passe não recarrega. Aparece ‘token inválido’. Agora estou no ônibus 416 (Jardim do Lago), mas acontece em todas as linhas e a gente vai passando vergonha’, disse a passageira Mariana Eliana de Souza.

Falhas no Aplicativo da Transurc

Outra questão que tem causado frustração entre os usuários é a falha no aplicativo da Transurc. Os passageiros afirmam que mesmo após o valor ser debitado de suas contas, o passe não é recarregado, aparecendo a mensagem de ‘token inválido’.

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Longas Filas e Poucos Equipamentos

Nos terminais de ônibus, a situação não é diferente. Com apenas duas máquinas para recarga, e frequentemente apenas uma em funcionamento, os passageiros enfrentam longas filas para conseguir recarregar o Bilhete Único.

> ‘Aumenta o valor da passagem, mas o atendimento é de péssima qualidade. Só transtorno’, reclamou a passageira Ana Claudia Silva Santos.

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A Resposta da Transurc

Em resposta aos problemas relatados, a Transurc alegou que o equipamento de recarga que estava quebrado foi alvo de vandalismo, mas já voltou a funcionar. No entanto, a associação não forneceu uma previsão para a instalação de novos equipamentos de autoatendimento para reduzir as filas.

Quanto às dificuldades de leitura e demora na recarga, a Transurc informou apenas que o usuário do transporte não deve amassar ou rasurar o bilhete impresso. Além disso, se o QR Code não for identificado no validador do ônibus, o passageiro pode fazer a troca em qualquer guichê de atendimento da associação.

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Problemas com o Provedor de Transação Bancária

Sobre o serviço de recarga oferecido via aplicativo, a Transurc admitiu que existe um problema com o provedor de transação bancária da ferramenta, o que causa instabilidade para efetuar o cadastro de alguns cartões. A associação afirmou que está trabalhando para solucionar o problema, mas não forneceu um prazo.

## O Uso do PIX para Pagamento

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A Transurc também esclareceu que, apesar do PIX ser uma opção de pagamento, não é possível realizar recargas aos finais de semana.

Conclusão

A situação evidencia a necessidade de melhorias no sistema de transporte público de Campinas, tanto em relação à infraestrutura física quanto à digital. Enquanto isso, os passageiros continuam a enfrentar transtornos diários ao tentar recarregar o Bilhete Único e ao utilizar o aplicativo da Transurc.

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Para informações adicionais, acesse o site

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