

Destaque
Protestos em Campinas – O Mau Cheiro da Usina de Compostagem
Introdução
Moradores do bairro Jardim Santa Monica, localizado na região do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, estão enfrentando um problema de mau cheiro que emana de uma usina de compostagem gerenciada pela prefeitura. A usina iniciou suas operações no ano de 2020.
O Problema do Mau Cheiro
Segundo relatos dos habitantes, o odor desagradável se faz presente no local diariamente. Jailton Batista de Almeida, um dos moradores, descreve o cheiro como insuportável.
Incomodo com as Aves
Outro aspecto do problema está na quantidade de aves que circulam pelo local, atraídas pela usina de compostagem. De acordo com os moradores, isso se torna um problema devido à proximidade do bairro com o aeroporto.
O Protesto
A insatisfação dos moradores culminou em um protesto na manhã de uma terça-feira. Cerca de 100 pessoas se reuniram em frente à usina, segurando cartazes com mensagens como ‘Respirar é viver bem’, ‘SOS Respirar bem’, ‘Queremos o fim desse cheiro insuportável’ e ‘Está pior que chiqueiro’.
Os Pedidos dos Moradores
Os moradores afirmam que a decisão de protestar pacificamente veio após várias reuniões com a prefeitura, que não resultaram em soluções.
A Resposta da Prefeitura
Em resposta ao protesto, a Secretaria de Serviços Públicos de Campinas informou que recebeu o grupo de moradores e esclareceu que o processo de compostagem, que pode causar odores, já está sendo realizado em outro local há duas semanas.
A Usina e Sua Licença Ambiental
Segundo a prefeitura, a usina de compostagem possui uma licença ambiental da Cetesb. Os resíduos usados na compostagem, como galhos de árvore e lodo, não são atrativos para as aves. O adubo orgânico produzido é registrado no Ministério da Agricultura.
A Posição da Cetesb
A Cetesb, por sua vez, informou que realizou uma vistoria na usina, mas não constatou a emissão de mau cheiro. A agência, no entanto, afirmou que outra inspeção será realizada em breve.
Problemas em Aberto
Apesar das alegações da prefeitura e da Cetesb, os moradores continuam insatisfeitos com a situação. As reclamações sobre o mau cheiro e as aves que circulam pelo local permanecem, indicando que as medidas tomadas até agora não foram suficientes para resolver os problemas.
Conclusão
Os moradores do Jardim Santa Monica aguardam ansiosos por uma solução definitiva para o mau cheiro e os problemas com as aves. Eles esperam que suas vozes sejam ouvidas e que medidas efetivas sejam tomadas para melhorar a qualidade de vida no bairro.
Para informações adicionais, acesse o site