Connect with us
Restauração e Troca do Piso Interno no Cemitério da Saudade Restauração e Troca do Piso Interno no Cemitério da Saudade

Destaque

Restauração e Troca do Piso Interno no Cemitério da Saudade

Artigo

em

O Cemitério da Saudade, um dos mais importantes pontos históricos e culturais de Campinas, passará por um vasto processo de revitalização. O prefeito Dário Saadi autorizou o início das obras de troca e restauração do piso interno do cemitério, parte integrante das comemorações dos 250 anos de Campinas.

Início das Obras

As obras começarão a ser executadas no dia 1º de março, com previsão de conclusão até o final deste ano. A Review Construtora e Incorporadora Ltda será a empresa encarregada da execução do projeto.

PUBLICIDADE

A troca e restauração do piso do cemitério fazem parte de um pacote de obras coordenadas pela Setec, totalizando um investimento de mais de R$ 20 milhões. O plano de revitalização do cemitério, em particular, tem um investimento previsto de R$ 6.986.572,02.

Detalhes do Projeto

A área total do projeto de troca e restauração do piso é de 18 mil metros quadrados, divididos entre 11 mil metros de pedra portuguesa, tombada pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc), e 7 mil metros de piso intertravado, conhecido por ser ecológico.

PUBLICIDADE

> ‘O Cemitério da Saudade tem muita história, principalmente depois da epidemia de febre amarela. Aqui tem muita gente que ajudou a reconstruir a cidade naquele momento terrível”, disse o prefeito.

Importância Histórica

O Cemitério da Saudade abriga os restos mortais de personalidades significantes na história de Campinas, como Francisco Glicério, Bento Quirino, Hércules Florence e Mário Gatti. Por conta disso, as obras de revitalização são fundamentais para preservar a memória dos que estão ali enterrados e para a população em geral.

PUBLICIDADE

Outras Iniciativas

Além da troca e restauração do piso, outras obras de gestão da Setec estão em andamento, como a reconstrução do muro do cemitério da Saudade e de Sousas, o reforço na segurança do cemitério e a reforma do Mercadão Municipal.

Sinalização e História

A secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, anunciou que estão sendo preparadas mais de 30 placas de sinalização com histórias de personalidades que estão enterradas no Cemitério da Saudade. As placas terão QR Code e as pessoas poderão consultar a história desses personagens.

PUBLICIDADE

Um pouco sobre o Cemitério da Saudade

Fundado em 1880, o Cemitério da Saudade é tombado desde 2023 pelo Condepacc. Esta é a primeira revitalização do piso desde sua fundação. O cemitério é considerado um dos mais significantes do Brasil pela riqueza arquitetônica e pela importância das obras de arte que adornam grande parte dos túmulos.

250 anos de Campinas

A obra de troca e restauração do piso no Cemitério da Saudade é parte de uma série de ações para as celebrações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024, a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE