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Serviço de Teleconsulta Alcança 86% dos Centros de Saúde em Campinas
A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) expandirá, a partir da próxima segunda-feira (17), para 57 o total de Centros de Saúde (CSs) que proporcionarão o serviço de teleconsultas a pacientes. Este número representa 86% do total de 66 centros. Em comparação com as unidades atuais, são 15 a mais. Com as novas adesões, a quantidade de atendimentos disponíveis semanalmente, que era de 310, chega a 480.
Ampliação do Serviço
A pasta prevê que o serviço seja expandido para todas as unidades básicas de saúde do município até o final do segundo semestre.
Lista de centros de saúde que oferecem o serviço atualmente:
1. CS 31 de Março
2. CS Aeroporto
3. CS Anchieta
4. CS Aurélia
5. CS Balão do Laranja
6. CS Barão Geraldo
7. CS Bassoli
8. CS Boa Vista
9. CS Campo Belo
10. CS Capivari
11. CS Carlos Gomes
12. CS Carvalho de Moura
13. CS Cássio Raposo
14. CS Centro
15. CS Conceição
16. CS Costa e Silva
17. CS DIC 1
18. CS DIC 3
19. CS DIC 6
20. CS Esmeraldina
21. CS Eulina
22. CS Fernanda
23. CS Figueira
24. CS Florence
25. CS Floresta
26. CS Integração
27. CS Ipaussurama
28. CS Joaquim Egídio
29. CS Lisa
30. CS Nova América
31. CS Orosimbo Maia
32. CS Oziel
33. CS Paranapanema
34. CS Perseu Leite de Barros
35. CS Rosália
36. CS Rossin
37. CS San Diego
38. CS San Martin
39. CS Santa Lúcia
40. CS Santa Mônica
41. CS Santa Odila
42. CS Santa Rosa
43. CS São Bernardo
44. CS São Domingos
45. CS São José
46. CS São Marcos
47. CS Satélite Íris 1
48. CS Sousas
49. CS Tancredo Neves
50. CS Taquaral
51. CS União de Bairros
52. CS Valença
53. CS Vicente Pisani Neto
54. CS Vila Ipê
55. CS Vila Rica
56. CS Vila União
57. CS Village
Como Funciona?
– O paciente com queixa, avaliado como baixo risco e que não tem consulta agendada passa pela triagem do CS,
– Se for o caso de consulta médica, a enfermeira vai oferecer o serviço de teleconsulta,
– Se a pessoa aceitar, ela receberá um comprovante com o horário do atendimento on-line por WhatsApp ou SMS,
– Um pouco antes do horário agendado, um link será enviado para o celular do paciente. Basta clicar e entrar na sala virtual do médico,
– Esse acesso pode ser feito do lugar que o paciente desejar. Se a pessoa não tiver equipamento para o procedimento virtual, poderá acessar o profissional por meio de um computador do centro de saúde,
– O médico que faz o atendimento à distância fica instalado no Hospital Mário Gatti.
A prefeitura prevê que até o final do ano os pacientes possam agendar as teleconsultas pelo site da prefeitura, pelo 160 e também por um aplicativo, que está em desenvolvimento.
Interconsulta
Um recurso que já estará disponível a partir da primeira etapa do projeto é a interconsulta, que permite ao médico do centro de saúde se comunique com especialistas das Policlínicas para tirar dúvidas sobre o encaminhamento. Inicialmente, apenas casos relacionados a cardiologia e endocrinologia serão atendidos dessa forma.
Histórico
O serviço de telemedicina é fruto de um acordo de R$ 5,9 milhões entre prefeitura e a empresa vencedora da licitação, válido por 30 meses e assinado entre as partes em novembro do ano passado.
A pasta alegou que a implantação está dentro do cronograma estabelecido para o projeto, e que após a ordem de serviço começaram as adaptações do sistema da telemedicina aos programas do Ministério da Saúde.
Antes da assinatura do contrato, o Ministério Público chegou a orientar pela suspensão do acordo diante de contestações que sinalizavam uma ‘possibilidade de fraude’, mas após análises a própria promotoria de Justiça se manifestou a favor da continuidade do processo.
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