Connect with us

Destaque

Sesc Campinas – Uma Jornada de Aprendizado e Diversão Através da Paleontologia

Artigo

em

Após o estrondoso êxito do projeto ‘Sítio Arqueológico no Tanque de Areia’, o Sesc Campinas anuncia uma nova série de expedições arqueológicas, destinadas a infância de 6 a 12 anos.

Programação das Expedições

Cinco novas expedições estão programadas para o mês de julho, precisamente nos dias 21, 22, 23, 29 e 30. As atividades ocorrem sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, das 10h30 às 12h. Importante ressaltar que as inscrições são limitadas e devem ser realizadas no local, com 30 minutos de antecedência ao início da atividade, por um adulto responsável.

PUBLICIDADE

Primeiras Expedições e Descobertas

Nas duas primeiras expedições, realizadas no tanque de areia, durante o evento ‘FestA! – Festival de Aprender’, nos dias 11 e 12 de julho, 35 crianças tiveram a oportunidade de localizar e identificar aproximadamente 15 peças. As peças eram vestígios de animais ancestrais e extintos, espécies de mamíferos descobertos pelo renomado biólogo e botânico Charles Darwin, durante a expedição do navio HMS Beagle, no século 19. Em 5 anos, a expedição explorou praticamente toda a costa da América do Sul, desde a Bahia até o arquipélago de Galápagos, no Equador.

> ‘Esta ação educativa foi pensada coletivamente pelos educadores do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) e da exposição ‘Darwin, o Original’(https://campinas.com.br/agenda/sesc-campinas-recebe-a-exposicao-interativa-e-gratuita-darwin-o-original/). Trata-se de uma vivência paleontológica’, explica Sérgio Segal, educador do ETA.

PUBLICIDADE

Pesquisa e Preparação

Os educadores realizaram uma pesquisa aprofundada sobre os fósseis de animais que Charles Darwin encontrou durante a viagem exploratória do HMS Beagle. Um museu francês, que hospeda a seção ‘Mamíferos Darwinianos’, disponibilizou modelos de três espécies diferentes de mamíferos descobertos por Darwin na viagem. Estes modelos serviram de base para a produção das peças.

Atividade Prática

As crianças recebem alguns utensílios como pequenas pás e pincéis para procurar e limpar as peças. Posteriormente, fazem comparações com outros animais para identificar as espécies.

PUBLICIDADE

> Segal destaca que na expedição ‘Sítio Arqueológico no Tanque de Areia’ são abordadas todas as fases do trabalho de um paleontólogo: escavação para encontrar os fósseis, remoção, estudo e identificação e preservação das peças encontradas.

Aprendizado Vinculado à Diversão

Após esta dinâmica, os fósseis descobertos são apresentados, utilizando imagens de apoio que representam a aparência dessas espécies extintas. Durante a oficina, são abordados os conceitos de paleontologia, processo de fossilização, megafauna, animais extintos e paleoarte (técnicas variadas para dar forma aos animais pré-históricos).

PUBLICIDADE

Portanto, a atividade ‘Sítio Arqueológico no Tanque de Areia’ do Sesc Campinas é uma proposta educativa e lúdica que estimula a aprendizagem e a curiosidade das crianças sobre a paleontologia, a arqueologia e a história da evolução das espécies. O envolvimento ativo na descoberta e identificação de fósseis proporciona uma experiência única, que combina diversão e conhecimento de maneira inovadora.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE