Connect with us

Destaque

Sumaré comemora geração de empregos em abril

Artigo

em

Sumaré foi o município da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com o segundo maior número de novos postos de trabalho criados durante o mês de abril, com 533 vagas geradas. A cidade fica atrás apenas de Campinas, que  abriu 2.182 postos no período. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e foram divulgados nesta segunda-feira (6).  Ao todo, foram 2.672 admissões ante 2.139 demissões.

Segundo o levantamento, o setor de Serviços é o responsável pelo maior número de contratações, com 288 vagas abertas em abril. Na sequência vem o setor de Construção, com 96 novos postos, seguido por Comércio, com 81 empregos gerados e Indústria, com 56. Agropecuária foi responsável por 12 novas contratações naquele mês no município.

No acumulado do período de janeiro a abril de 2022, o setor de Serviços também foi o que mais se destacou, com 1.398 vagas criadas, o que representa 66,8% do total. A atividade de Construção Civil com 270 vagas geradas ocupa a 2ª posição e representa 12,9%, o setor comercial vem em 3º com 189 e 9%, o Agropecuário aparece em 4º, com 137 e 6,5 %, o setor Industrial ocupa o 5º lugar com 98 e 4,7%.

A maior parte dos contratados foi para vagas cujo nível de formação exigido era ensino médio completo, 364 no total. Foram abertas ainda 41 postos de trabalho para profissionais com ensino superior completo, 40 para quem tem ensino médio incompleto, 33 para pessoas com ensino fundamental.

Trabalhadores com idade entre 18 e 24 anos lideram o levantamento, ao todo foram 134 contratados desse grupo etário. Outros 111 profissionais com idade entre 25 e 29 anos também começaram um novo emprego, assim como 104 com idades entre 30 e 39 anos, 76 de 40 a 49 anos, 73 com até 17 anos, 32 com idades  que variam de 50 a 64 anos e três com mais de 65 anos.

“Os números são resultados do fortalecimento da economia de Sumaré, aproveitando a fase de retomada econômica pós-pandemia. Por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vem trabalhando em conjunto com empresas da cidade, além de oferecer treinamentos, capacitações e aperfeiçoamentos, este para quem já possui algum grau de instrução”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Padovani.

Capacitação

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sumaré, por meio do PAT, está com inscrições abertas para o curso de capacitação “Meu Emprego – Trabalho em Equipe”. Com duração de 12 encontros, o objetivo do curso é orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional.

Para se inscrever é necessário apresentar RG, comprovante de endereço, o número do PIS/NIS, título de eleitor, e carteira de reservista, no caso dos candidatos do sexo masculino. Mais informações pelo Whatsapp, por meio do número (19) 3803-3003 As inscrições são limitadas.

Destaque

CÂMARA DE VALINHOS APROVA CARTÃO PARA GESTANTES USAREM VAGAS DE ESTACIONAMENTO

Artigo

em

Por

A ideia é que o cartão da gestante funcione de forma semelhante ao cartão oferecido aos idosos

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira (9), o projeto de lei cria um cartão para as gestantes de Valinhos usarem nas vagas de estacionamento reservadas. A proposta é de autoria da vereadora Simone Bellini (Republicanos) e tem o objetivo de facilitar a locomoção de mulheres grávidas na cidade.

Caso o projeto seja sancionado pela prefeita Lucimara (PSD), o cartão deverá ser emitido pela Secretaria de Mobilidade Urbana e terá validade de 24 meses, compreendendo todo o período gestacional e os primeiros meses de vida da criança.

Simone Bellini (Republicanos)

O texto aprovado na Câmara também traz diretrizes para a implantação de vagas específicas para mulheres grávidas, com dimensões um terço maior do que as vagas comuns, e sinalização adequada.

Em entrevista à TV Câmara, Simone Bellini afirmou que a ideia é que o cartão da gestante funcione de forma semelhante ao cartão oferecido aos idosos. “Da mesma forma que temos o cartão do idoso, agora vamos ter o cartão da gestante. Esse cartão tem a duração de 24 meses justamente para pegar toda a gestação e o nascimento do bebê, para essa mãe ter um acolhimento melhor”, afirmou.

Continue lendo

Destaque

Campinas eleitoral

Artigo

em

Por

Campinas se torna hoje o centro das atenções políticas e eleitorais em todo o Estado de São Paulo, com o start das campanhas de Rodrigo Garcia (PSDB), o governador que concorre à sua sucessão, e de Tarcísio Gomes de Freitas, o ex-ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro (PL), que disputa o Palácio dos Bandeirantes pelo Republicanos. Na terça-feira, 16, será a vez de Vinícius Poit, candidato do Novo a percorrer as ruas da cidade, em lançamento de campanha e em busca do voto dos campineiros. 

AGENDA DE GARCIA

O governador Rodrigo Garcia começa logo cedo sua agenda de visitas à Região Metropolitana de Campinas (RMC). Vai estar às 8 horas na fábrica da Motorola, em Jaguariúna, onde preside solenidade de lançamento da Plataforma Infra Tech. Em seguida, vai para o Círculo Militar de Campinas, onde participa do Seminário “O Papel da Polícia Penal na Segurança Pública”. Após, almoça com empresários da região em Morungaba, e passa por Campinas.

“Todos aqui lutam contra a apatia, o populismo, as ameaças e os riscos de deixar de lado o melhor de nós mesmos”.

Horácio Lafer Piva, presidente do Conselho da IBÁ

AGENDA DE TARCÍSIO

Já Tarcísio Gomes de Freitas chega a Campinas no período da tarde. Às 14 horas faz caminhada na Treze de Maio, saindo da Praça da Catedral Metropolitana.

PÃO COM MORTADELA

Com o título “Tarcísio na Padoca”, a agenda assinala um lanche com correligionários na Padaria Adélia, no Jardim Metanópolis. Às 17 horas, faz caminhada na Praça da Concórdia, no Distrito do Campo Grande.

BOLA NA TRAVE

Depois da retirada da candidatura ao Senado do técnico de futebol Vanderley Luxemburgo, pelo Tocantins – determinada pela direção do PSDB -, outro craque da bola enfrenta problemas para manter-se na corrida eleitoral.

BOLA NA TRAVE 2

Túlio Guerreiro, ex-volante do Botafogo, Goiás, Corintians e Grêmio, não teve o registro de candidato a deputado federal, pelo MDB do DF reconhecido pelo TRE.

Assuntos Relacionados

Compartilhar

Continue lendo

Destaque

Virada Cultural em Campinas recebe Diogo Nogueira, Almir Sater e Melim

Artigo

em

Por

As 24 horas de agenda serão distribuídas em vários locais da cidade, como Estação Cultura, Teatro Castro Mendes, Praça Corrêa Lemos, Praça Bento Quirino, Biblioteca Zynk, Museu da Imagem e do Som, Observatório Municipal de Campinas e Cemitério da Saudade. O acesso a todo o evento é gratuito.

O programa foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007 e é gerido pela Amigos da Arte desde sua primeira edição. A Virada não era realizada em Campinas desde 2015. 

Confira a programação completa:

Estação Cultura – Praça Marechal Floriano Peixoto

Palco I

20/08
16h – Almir Sater
19h30 – Moraes Moreira 75 anos por Davi Moraes com participação especial de Larissa Luz
22h30 – WD

21/08
11h – Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) + Diogo Nogueira
14h – Céu
18h – Melim

Palco II

20/08
13h – Dj Ella de Vuono
15h – Marília Corrêa
18h – Natural Mystic
21h – Reakise convida Dj Mjay, Jords MC, Malcon GDN, Da Lua, Benê

21/08
12h30 – Elizza Vilela e Grupo SambaDona
15h20 – Cumbia Calavera
17h – O Temporal
*Fly Maria Dança Aérea ao longo da programação
**Arte Circense com a Cia do Circo ao longo da programação

Teatro Castro Mendes

20/08
15h – Cordel do Amor sem Fim – Os Geraldos

21/08
01h – O Bailado do Deus Morto – Teatro Oficina
15h – Todo Dia – Tiquequê (infantil)
18h – Orquestra Violas e Violinos

Praça Corrêa Lemos

20/08 à 21/08
14h às 02h30 – Vamos pra Feirinha + Garimpou – Praça de Alimentação + Produtores Locais de Artesanato

20/08
14h às 20h – Bazar
18h30 – Sibilina – Cacá Machado convida Ilessi
21h30 – Space Cake
23h30 – Mustache e os Apaches

21/08
14h30 – Manteiga de Garrafa
17h – Duoderiz

Praça Bento Quirino

20/08
19h – Priscila Tossam
21h15 – Jup do Bairro
23h – Não Pare Na Pista | O Baile

21/08
01h – Yzalú
14h – Diego Moraes
16h – Bala Desejo
18h – Jonnata Doll + Edy Star

Biblioteca Zink

21/08
09h – Fuzarca | Cia Pé de Cana e MB Circo
11h – Fuzarca | Cia Pé de Cana e MB Circo
14h – Teatro de Contos | Ulisses Junior
16h – Fuzarca | Cia Pé de Cana e MB Circo

MIS

18h – Cidadão José
19h30 – Língua Chula
21h – Brunno Mariante
*Curadoria: Associação Cultural Central do Rock
22h às 6h – Mostra Curta Audiovisual de Campinas | Mariana Atauri Maurer

Cemitério da Saudade

18h – Saudade e Suas Vozes
00h – Saudade e Suas Vozes
17h30 – Saudade e Suas Vozes

Observatório Municipal de Campinas

18h às 2h – Noite dos Planetas Gigantes | Visualização de Saturno e Júpiter
20h30 – Jazz na Kombi
22h – Jazz na Kombi + Dukidd
23h30 – Jazz na Kombi
01h – Jazz na Kombi

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS