Connect with us

Destaque

Surto de Febre Maculosa

Artigo

em

A febre maculosa é uma enfermidade infecciosa grave que tem gerado preocupação na região de Campinas, Estado de São Paulo. Diante disso, a Fazenda Santa Margarida, localizada no distrito de Joaquim Egídio, suspendeu temporariamente a realização de eventos em suas dependências após a morte de três pessoas que lá estiveram e foram diagnosticadas com a doença. Neste artigo, abordaremos os principais aspectos relacionados ao surto de febre maculosa na Fazenda Santa Margarida e informações relevantes sobre a enfermidade.

Fazenda Santa Margarida: local de eventos e celebrações

A Fazenda Santa Margarida é administrada pelo Grupo Vidotti e é conhecida por sediar grandes shows ‘sunset’ de diversos estilos musicais, além de cerimônias de casamento e outros eventos. As atrações já realizadas no local incluem apresentações de duplas sertanejas, como Jorge e Mateus, Zé Neto e Cristiano e Henrique e Juliano, e também de artistas renomados, como Daniel, Alexandre Pires, Ivete Sangalo e Seu Jorge.

PUBLICIDADE

Tragédia: três mortes relacionadas à febre maculosa

Mariana Giordano, 36 anos, dentista, seu namorado Douglas Costa, 42 anos, empresário e piloto de Fórmula C300, e Evelyn Santos, 28 anos, são as vítimas fatais do surto de febre maculosa. Eles estiveram na Fazenda Santa Margarida no dia 27 de maio, durante o evento ‘Feijoada do Rosa’, que contou com a apresentação de diversos DJs.

Após a confirmação das mortes, a Prefeitura de Campinas afirmou que a fazenda vive um surto da doença e só poderá realizar novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação. A suspensão dos eventos não representa uma interdição do local.

PUBLICIDADE

Em nota, a Fazenda Santa Margarida declarou que sempre atua em conformidade com as exigências da Vigilância Sanitária e mantém um rigoroso processo de manutenção e cuidados em relação ao espaço.

Febre maculosa: o que é e quais são os sintomas

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato. A enfermidade não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta.

PUBLICIDADE

Os principais sintomas da febre maculosa, de acordo com o Ministério da Saúde, são:

– Febre,
– Dor de cabeça intensa,
– Náuseas e vômitos,
– Diarreia e dor abdominal,
– Dor muscular constante,
– Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés,
– Gangrena nos dedos e orelhas,
– Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória.

PUBLICIDADE

Febre maculosa no Estado de São Paulo

No interior do Estado de São Paulo, a febre maculosa passou a ser detectada a partir da década de 1980, nas regiões de Campinas, Piracicaba, Assis, em áreas mais periféricas da região metropolitana de São Paulo e no litoral. Atualmente, Campinas e Piracicaba são os municípios que apresentam o maior número de casos registrados da doença.

Em 2023, Campinas registrou cinco contaminações por febre maculosa na cidade, sendo que todas as vítimas vieram a óbito. Duas das vítimas eram moradoras de Campinas, enquanto Mariana era da capital paulista, Douglas era de Jundiaí (SP) e Evelyn era de Hortolândia (SP).

PUBLICIDADE

‘Feijoada do Rosa’: evento sob investigação

A ‘Feijoada do Rosa’ é um evento tradicional na região de Campinas, com 22 anos de história. A organização do evento lamentou as mortes e se solidarizou com amigos e familiares das vítimas, afirmando que não houve correlação entre as atrações oferecidas e as causas das mortes.

A Vigilância Sanitária local reforçou que a cidade de Campinas é um foco da febre maculosa, mas não descartou a possibilidade de que as contaminações tenham ocorrido durante a frequência na Fazenda Santa Margarida.

PUBLICIDADE

Investigação e colaboração com as autoridades

A Fazenda Santa Margarida se colocou à disposição das autoridades competentes para qualquer auxílio necessário na investigação desse triste acontecimento. Amostras dos casos foram enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP).

Prevenção e cuidados

A melhor forma de prevenir a febre maculosa é evitar o contato com áreas de vegetação densa e infestadas por carrapatos. Além disso, é fundamental adotar medidas de proteção individual, como o uso de roupas claras e compridas, aplicação de repelentes e a inspeção do corpo após atividades em áreas de risco.

PUBLICIDADE

Conclusão

O surto de febre maculosa na Fazenda Santa Margarida em Campinas é um alerta para a população sobre os riscos dessa doença grave e a importância da prevenção e dos cuidados individuais. A suspensão temporária dos eventos na fazenda visa garantir a segurança dos frequentadores e colaborar com as investigações das autoridades. É fundamental que todos estejam atentos aos sintomas da febre maculosa e procurem atendimento médico imediato em caso de suspeita da doença.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE

febre maculosa,Fazenda Santa Margarida, Campinas, sintomas, doença, eventos,, destaque

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE