Destaque
Telemedicina Alcança 86% das Unidades Básicas em Campinas
A cidade de Campinas avança rapidamente na implementação da telemedicina em suas unidades de saúde básica. Atualmente, 86% dessas unidades já oferecem este tipo de atendimento, uma estratégia que vem transformando a maneira como a saúde é acessada e administrada na cidade.
Expansão do Atendimento por Teleconsulta
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, desde segunda-feira (17), 57 dos 66 centros de saúde da cidade estão oferecendo teleconsultas. O programa de Saúde Digital da prefeitura também aumentou a oferta de vagas de 310 para 480 por semana com as novas unidades capacitadas. A expectativa é que todos os centros de saúde ofereçam teleconsultas até o final do segundo semestre.
“`java
System.out.println(‘Centros de saúde com teleconsulta: ‘ + 57),
System.out.println(‘Total de centros de saúde: ‘ + 66),
System.out.println(‘Percentual com teleconsulta: ‘ + 57/66*100 + ‘%’),
“`
Como Funciona a Teleconsulta
A opção de teleconsulta é oferecida após uma avaliação presencial na unidade de saúde. O paciente pode escolher usar seu próprio celular ou computadores da unidade de saúde para realizar a consulta.
O processo começa com o paciente chegando ao centro de saúde e passando por uma triagem. Se o paciente for avaliado como de baixo risco e não tiver uma consulta agendada, os enfermeiros oferecerão a opção de realizar a teleconsulta. Se o paciente aceitar, receberá uma confirmação com o horário da consulta online via WhatsApp ou SMS. O médico que realiza o atendimento a distância fica na central no Hospital Mário Gatti.
> ‘A teleconsulta é uma opção valiosa para pacientes de baixo risco que não possuem consultas agendadas’, explica um enfermeiro do centro de saúde.
Importância da Telemedicina
Thais Leitão Ramos Luz, coordenadora da Saúde Digital – Sistema Único de Saúde (SUS) em Campinas, destaca a importância do aumento da oferta de vagas para a teleconsulta.
_’Com a expansão do acesso à Saúde Digital em Campinas, conseguimos agilizar os atendimentos e minimizar o tempo de espera por uma avaliação médica. A população tem aprovado e procurado pelo serviço nas unidades. A nova modalidade de atendimento também evita que casos leves procurem os atendimentos de urgência e emergência, como os prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).’_
Desafios da Implementação da Telemedicina
Apesar dos benefícios, a implementação da telemedicina também apresenta desafios. Thais destaca que alguns desses desafios estão relacionados às mudanças no processo de trabalho, ao treinamento e capacitação das equipes, e à familiarização dos usuários com o novo sistema.
O médico Omar Crizi Cozac, que trabalha com teleconsultas há um ano em Campinas, explica que a equipe do centro de saúde informa o quadro do paciente ao médico que fará a teleconsulta. ‘O enfermeiro tira os sinais vitais e verifica os antecedentes do paciente. Além disso, a gente precisa ter acesso ao prontuário eletrônico dele.’
Experiências dos Pacientes
Os pacientes que já utilizaram o serviço têm dado feedbacks positivos. Maria das Graças Gouvêa, 68 anos, utilizou o serviço no Centro de Saúde Jardim Aurélia, quando estava com febre e dores na garganta. ‘Foi muito bom. Resolveu meu problema. A médica que me atendeu foi muito boazinha e muito educada. Ela me passou medicamento e as enfermeiras me ajudaram. Ela me atendeu na hora certinha. Eu aprovo a telemedicina’, contou a aposentada.
A Importância da Capacitação
Gustavo Pereira Fraga, professor titular da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), destaca que é preciso investir na capacitação do profissional de saúde, para que ele possa utilizar da melhor forma possível esse instrumento.
_’Ele precisa ter um treinamento para isso, porque ele não estará vendo o paciente, ele não vai ter contato ali frente a frente, mas você pode ter empatia e um acolhimento adequado mesmo usando essas tecnologias à distância.’_
Onde há Telemedicina em Campinas
1. Centros de Saúde Esmeraldina
2. DIC 1
3. Tancredo Neves
4. Vila União
5. Santa Lúcia
6. Taquaral
7. Conceição
8. Sousas
9. Santa Rosa
10. Florence
11. Valença
12. Anchieta
13. Cássio Raposo
14. Eulina
15. Rosália
16. San Martin
17. Santa Mônica
18. Barão Geraldo
19. Joaquim Egídio
20. DIC 3
21. Aeroporto
22. 31 de Março
23. Carlos Gomes
24. Rossin
25. Bassoli
26. Aurélia
27. San Diego
28. São Marcos
29. Boa Vista
30. Costa e Silva
31. Nova América
32. Capivari
33. Centro
34. Village
35. Integração
36. Floresta
37. Ipaussurama
38. Satélite Íris 1
39. Perseu Leite de Barros
40. Vicente Pisani Neto
41. União de Bairros
42. DIC 6
43. Figueira
44. Paranapanema
45. Santa Odila
46. Carvalho de Moura
47. Vila Rica
48. Orosimbo Maia
49. São Bernardo
50. Vila I
Para informações adicionais, acesse o site