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Van com pacientes se envolve em engavetamento na Rodovia Santos Dumont e 11 pessoas ficam feridas

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Inicialmente, a Polícia Rodoviária havia confirmado nove feridos, mas o número foi atualizado às 11h. O impacto da batida causou danos na lataria dos veículos e em parabrisas. O motorista fez o teste do bafômetro e o resultado para ingestão de bebida alcoólica deu negativo.

A Policia Rodoviária enviou viaturas ao local e não houve registro de lentidão no tráfego da rodovia no sentido Campinas, mas houve uma retenção na praça de pedágio, que precisou ser parcialmente interditada. A perícia da Polícia Civil ainda será feita no local.

Van com pacientes bateu em carros na fila de pedágio da Rodovia Santos Dumont, em Indaiatuba (SP) — Foto: Giuliano Tamura/EPTV

Feridos graves

De acordo com informações, ao menos quatro pessoas que estavam na van precisaram ser socorridas. Outras duas que ocupavam o Fiorino – o primeiro carro atingido – e o motorista do Gol – segundo carro atingido – também necessitaram de atendimento médico.

Os sete feridos foram levados para o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) de Indaiatuba e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade. Entre eles, dois foram socorridos em estado grave. As outras pessoas tiveram ferimentos leves.

Com informações Repórter Beto Ribeiro

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Secretaria do estado discute o novo Modal Ferroviário com a Região Metropolitana de Jundiaí

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Publicada em 29/06/2022 às 18:42

Um grande para o transporte de cargas e passageiros em São Paulo está em curso no governo Rodrigo Garcia e foi discutido na manhã desta terça-feira (29) no Prefeitura de Jundiaí. Trata-se da retomada do Modal Ferroviário, que faz parte do Plano Estratégico Ferroviário do Estado de São Paulo (PEF-SP), em desenvolvimento na Secretaria de Logística e Transportes, e do projeto de lei (PL) 148/22, em trâmite na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Esta ação dupla tem como objetivo reativar os mais de 2.500 quilômetros de malha ferroviária inoperante ou subutilizada no Estado de São Paulo e acabar com cena triste que vemos ao viajar pelo Interior paulista: as ‘cicatrizes urbanas’ (trilhos abandonados) que cortam nossas cidades. Assim, por meio da SLT, o governo de São Paulo acaba de criar o GT (Grupo de Trabalho) Ferrovias de SP que, sob coordenação de Luiz Alberto Fioravante, está desenvolvendo o PEF-SP e tem apresentado nossos planos em reuniões públicas pelos municípios paulistas.

“O marco regulatório para o modal gera segurança jurídica para as ferrovias e é um passo importante para que o projeto saia do papel. O Brasil que dá certo é aquele em que há planejamento das ações. Mais ferrovias trarão desenvolvimento, renda e emprego para todo o país”, afirma o gestor José Antonio Parimoschi.

Gestor José Antonio Parimoschi fala em apresentação na sala de situação
Gestor José Antonio Parimoschi recebe o Grupo de Trabalho Ferrovias SP

Fioravante e demais membros do grupo foram recebidos pelo gestor da Unidade de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antonio Parimoschi. Também estiveram presentes o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transperte, Aloysio Queiroz, e o gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni.
O levantamento do GT Ferrovias mostra a malha ativa de trilhos em São Paulo é menor (46%) do que aquela inoperante, com baixa capacidade ou ociosa. São 2.390 km de malha ativa (que correspondem a 46% de toda a malha), contra 2.530km de ferrovias ociosas (56%).

“Essa porcentagem de malha ferroviária ociosa é assustadora. No momento, as ferrovias não atendem aos interesses do estado de São Paulo e precisamos mudar isso”, aponta Fioravante. Segundo ele, o objetivo é que “a maior parcela dos produtos que cheguem em São Paulo seja transportados de trem”.

O setor ferroviário vive uma efervescência no Brasil após a aprovação da Lei Federal 14.273/2021, que permite o deslocamento pelas estradas de ferro através de shortlines (linhas de trajeto curto) a custos menores que os atuais e sob responsabilidade também de Estados e municípios (antes, o controle era só da União). Para se adequar a esta lei federal, através da Secretaria da Casa Civil, o Governo Paulista enviou à Alesp o PL 148/22.

Foto de um dos slides da apresentação que mostra o mapa das ferrovias de São Paulo
Apresentação mostrou os planos para as ferrovias do estado de São Paulo

Também estiveram presentes o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, e o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.

Assessoria de Imprensa

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/29/secretaria-do-estado-discute-o-novo-modal-ferroviario-com-a-regiao-metropolitana-de-jundiai/

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Empresa abre 150 vagas de emprego com quatro lojas físicas em cidades da região

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A operadora de telecomunicações Desktop está com 150 vagas abertas de emprego para São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Caçapava. Quatro lojas serão inauguradas em cada cidade, com investimento de R$35 milhões com a chegada da empresa na região.

 As vagas abertas são para consultor de vendas externo e interno, instalador técnico de manutenção, auxiliar de backoffice, supervisor comercial, supervisor de manutenção, além de cargos administrativos.

 Os interessados às vagas, devem se inscrever no site Desktop e cadastrar-se no menu ‘Trabalhe Conosco’ ou se candidatar via e-mail [email protected], colocando no assunto o cargo desejado.

 Não é necessário experiência anterior ou graduação para as ocupações. A empresa oferece benefícios como vale-transporte e assistência médica. É obrigatório ter mais de 18 anos de idade.

 A operadora de serviço de internet, tv e telefone chega a quatro cidades da região, instalando uma loja física em cada uma. No mercado desde 1997 com sede em Sumaré, atua em mais de 70 cidades no estado de São Paulo. O investimento de R$35 milhões faz parte da expansão da empresa no estado.

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Família dorme em carro após Defesa Civil interditar casa em Valinhos

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Rachadura começou como uma trinca no muro da residência em Valinhos (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

Uma família de Valinhos dormiu no carro após a Defesa Civil interditar parte de uma casa no Jardim Bela Vista, em Valinhos, porque o imóvel está com problemas graves de rachaduras. Além disso, outras três casas vizinhas também estão com o mesmo problema.

A casa interditada parcialmente fica na Rua Casemiro de Abreu. A moradora, Maria Cristina Belezine, explica como o problema começou e diz que as rachaduras apareceram após um vazamento na rua.

“Eu moro na esquina e no cruzamento (da rua) tinha um vazamento. Toda a noite essa caixa ficava cheia e vazava muito. A primeira foto que eu tirei do muro foi no dia 29 de maio. Tinha aparecido uma trinca. E essa trinca abriu consideravelmente em dois dias”, contou. 

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Ainda segundo ela, logo em seguida a trinca virou uma rachadura. “Mas, até então, a gente não tinha ligado o fato do vazamento com o muro rachando e a minha casa também. Nós fomos até a Defesa Civil e eles agendaram para vir. Entraram, fizeram a vistoria e pediram para a gente sair da casa”, disse.

Maria Cristina contou ainda que uma das paredes da casa já caiu, e está escorada apenas pelo portão. “Nós dormimos duas noites no carro, encostado na rua. Um engenheiro passou por aqui e liberou pra gente dormir na parte de trás da casa”, disse. Ela falou que o DAEV não deu retorno de informações após consertar o vazamento.

“Diariamente, a gente percebe alguma coisa diferente após inspecionar pela manhã. Caiu algum pedaço…”, disse. 

Rachadura na parte interna da casa (Foto: Reprodução/EPTV Campinas) 

O QUE DIZ O DAEV

Sobre o caso, o DAEV (Departamento de Água e Esgoto de Valinhos) disse que fez reparos em um vazamento de pequena proporção em uma caixa de registro nos dias 21 e 22 deste mês.

Em nota oficial, o Departamento disse que: “é importante ressaltar que não havia contato de munícipes sobre esse vazamento”.

Após as obras, realizadas a aproximadamente 4 metros da casa, a equipe fez analise de solo e não identificou vazamento no entorno.

O Daev disse ainda vai fazer outra analise usando sensores e filmagem. O órgão informou ainda que está contratando um perito para analise da estabilidade do solo com sondagem, para emissão de um laudo final.

“Assim, somente após os relatórios e os resultados de sondagens (diagnóstico completo) é que teremos condições técnicas para posicionarmos”, explicou. 
 
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