Adoramos conhecer diferentes perspectivas da cidade de São Paulo. Olhar a cidade do alto possibilita termos uma dimensão melhor de sua beleza, funcionalidade e grandiosidade. Para as crianças, a experiência pode ser ainda mais rica.

Lá do alto, carros parecem de brinquedos, pessoas parecem formiguinhas, as linhas de ruas e avenidas parecem uma pista de autorama. Que tal embarcar nessa brincadeira e levar as crianças para esse passeio criativo, cultural e educativo? Destacamos aqui cinco mirantes imperdíveis para ver a cidade do alto.

MIRANTE DO SESC DA AVENIDA PAULISTA

Uma das vistas mais lindas e concorridas para ver a cidade é a do mirante localizado no 17º andar do prédio do Sesc da Avenida Paulista. A entrada é gratuita por isso evite ir nos finais de semana pois costuma haver filas e ficar cheio, principalmente para ver o pôr-do-sol.

O elevador dá acesso direto ao 17º andar, onde funciona também um café. Saindo do café tem um grande pátio de acesso a uma plataforma envidraçada onde está o mirante. A vista da Avenida Paulista em 180 graus é incrível! Dá para ver parte dos bairros do Jardins, Bela Vista, Centro, Paraíso e Consolação. Sem dúvida o passeio vai render lindas fotos de um dos principais cartões postais da cidade.

Se tiver tempo, programe-se para explorar o prédio onde ocorrem sempre ótimas mostras, exposições, oficinas e atividades variadas para todos os públicos. Há um andar inteiro dedicado às crianças. Veja mais em nossa matéria: Sesc Avenida Paulista – Espaço Multicultural em São Paulo.

Endereço: Avenida Paulista, 119 – Bela Vista

Horário de funcionamento: Terça a sábado das 10h às 22h | Domingo das 10h às 19h

*Horário de funcionamento na pandemia: Terça a sexta de 8h às 21h. Sábado de 9h às 14h ( serviços agendados ).

(Nota: o mirante está fechado para visitação devido à pandemia, ainda sem previsão de retorno)

FAROL SANTANDER

Localizado no centro histórico da capital paulista, o Farol Santander tem 35 andares e 161 metros de altura. O prédio construído em 1940, inspirado na arquitetura art decó do Empire State Building em Nova York, é hoje tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat). A construção já foi considerada a maior de concreto armado do mundo e, por quase 20 anos, o edifício teve o título de o mais alto de São Paulo.

O Farol Santander tem em seu último andar uma cafeteria com móveis no estilo da época de 1940 e o mirante. A vista panorâmica da cidade permite um alcance de 40 quilômetros, sendo possível ver outros marcos importantes da cidade, como o Mercado Municipal, a Catedral da Sé, e até mesmo os edifícios Itália, Copan e Hilton.

Para ir ao mirante é preciso pagar ingresso no valor de R$ 25,00 ( inteira ) e R$ 12,50 ( meia-entrada). O ingresso dá direito também à visita aos andares de exposições temporárias e permanentes. Para adquirir os ingressos o mais recomendado é garantir via site. O horário de funcionamento foi reduzido e o número de visitantes também devido a pandemia.

Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro

O horário de visitação é de terça a domingo das 13h às 19h.

Sessões de ingressos: das 13h às 14h45, das 15h às 16h45 e das 17h às 18h45

TERRAÇO DO MAC – Museu de Arte Contemporânea – USP

O mirante que proporciona uma das mais bonitas vistas da cidade, fica no oitavo e último andar do prédio do Museu de Arte Contemporânea da USP. Mais conhecido por ser o antigo prédio do Detran, o edifício foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e fica bem em frente ao Parque do Ibirapuera, sendo possivel acessá-lo por uma plataforma de pedestre que liga o parque ao museu.

O mirante tem amplo espaço onde funciona também um restaurante. A vista é privilegiada do Parque do Ibirapuera, do monumento Obelisco, da avenida 23 de maio, com uma paisagem de São Paulo menos poluída pelos prédios e com mais verde.

Aproveite a visita para dar uma passeada pelo Museu. O acervo conta com aproximadamente 10 mil obras entre fotografias, esculturas, objetos de arte e pinturas. Há exposições fixas e permanentes com obras de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Wassily Kandinsky.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera,

Horário de funcionamento: suspenso temporariamente devido a pandemia

TERRAÇO DO EDÍFICIO ITÁLIA

O Edifício Itália, cujo nome oficial é Circolo Italiano, está localizado na Avenida Ipiranga e é o segundo maior prédio da cidade de São Paulo, com 165 metros metros de altura. São 46 andares e no topo temos o Terraço Itália, refinado restaurante com salões e fachadas de vidro que proporcionam uma linda vista em 360 graus da cidade.

A visitação pública e gratuita ao Terraço está suspensa devido às medidas de prevenção à Covid-19. O restaurante abriu seus salões recentemente e funciona com capacidade reduzida mediante reserva feita diretamente no site ou por telefone. Aproveite um dia especial para viver a experiência de almoçar ou tomar um drink no fim de tarde com vista panorâmica em família! Um passeio inusitado e inesquecível num dos pontos turísticos mais cobiçados da cidade.

Endereço: Av. Ipiranga, 344 – República, São Paulo – SP

O horário de visitação: temporariamente suspenso devido a pandemia, mas o restaurante aceita reservas

MIRANTE DO PICO DO JARAGUÁ

O Pico do Jaraguá fica no ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altitude. O Pico está inserido no complexo do Parque Estadual do Jaraguá, na zona oeste da cidade, onde há espaços variados para atividades esportivas e de lazer com quadras poliesportiva, área de piquenique, trilhas, entre outras.

Um das formas de se chegar ao mirante do Pico do Jaraguá é por meio da trilha do Pai Zé, um percurso de aproximadamente 3.600 metros ( ida e volta ) cercado de muita natureza. A trilha é de médio esforço já que no final há um trecho mais íngreme e sem sombra. Se não quiser enfrentar a trilha, é possível chegar de carro até a base de acesso ao mirante.

O acesso ao mirante se dá por uma escadaria de concreto com 242 degraus. Vale a pena subir até lá. Para aproveitar melhor o passeio, é importante que o céu esteja aberto. O esforço será recompensado com uma linda vista em 360 graus de paisagem que inclui além da cidade de São Paulo, parte da cidade de Osasco, as rodovias Bandeirantes, Anhanguera e Rodoanel e até a Serra do Mar.

É preciso reservar entradas no site para o Parque para acessar o mirante. O número de pessoas está limitado devido às restrições da pandemia da Covid-19. Veja mais informações sobre o passeio completo no parque em Parque do Jaraguá: Trilhas, Piquenique e Esportes ao Ar Livre.

Endereço: Estrada Turistica do Jaragua, 3988

Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 16h

É necessário agendar a visita no site

  • Nota do editor: São Paulo ainda reserva vários mirantes em hotéis, bares e restaurantes, como o Tetto Rooftop no WZ Hotel, o Seen no Tivoli Mofarrej e o Skye Bar no Hotel Unique. São lugares lindos que valem ser visitados, mas deixe para aquele programinha sem crianças.

Fonte: Bora.AI

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Entretenimento

2 Comentários

  1. Angélica Silva Viana

    11/19/2020 at 5:05 pm

    obrigado por postar, site excelente vou voltar mais vezes

  2. berkey

    11/29/2020 at 7:24 am

    Howdy! I could have sworn I’ve visited this blog before but after looking at some of the articles I realized it’s new to me. Anyhow, I’m certainly happy I came across it and I’ll be bookmarking it and checking back frequently!|

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

Governo de SP anuncia recuo e coloca todo o estado na fase amarela do plano de flexibilização

O governo de São Paulo colocou todo o estado na fase amarela do plano de flexibilização ec…