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ACIC debate o futuro do varejo em evento virtual e gratuito

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A Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) realiza na próxima terça-feira, dia 20 de julho, das 14h às 18h, o “Retail Conference 2021 – De volta para o futuro, de olho no agora”.

O objetivo é promover a aceleração dos negócios por meio da adaptação das empresas ao comportamento atual do mercado. O evento é gratuito e inteiramente online. As inscrições devem ser feitas no link Retail Conference.

De acordo com a ACIC, cerca de 75% das empresas de varejo de Campinas são pequenas, médias, micros e MEIs (microempreendedores individuais), e se para os grandes comerciantes a pandemia da Covid-19 tem sido um grande desafio, para essas empresas a necessidade de se adequarem à nova realidade e aos novos rumos torna-se uma questão entre a vida ou a morte do negócio.

O evento é voltado para empresários dos diferentes segmentos do varejo, pois serão mostrados os novos caminhos e habilidades que podem garantir vários anos de vantagem diante da concorrência, bem como formas inovadoras de comercialização. Também é do interesse de gestores, porque os ajudará a entender as soluções que grandes empresas varejistas do mercado estão criando para atrair clientes e gerar mais vendas, oferecendo uma visão estratégica por meio de cases e planos de ação que poderão inspirá-los em seus negócios.

“Os setores econômicos, entre eles o varejo, necessitam de dados precisos sobre o futuro dos negócios para, só então, tomarem decisões acertadas e estratégicas para enfrentar os desafios da retomada econômica, permanecendo relevantes no cenário pós-pandemia. No Mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) o comportamento do consumidor muda ininterruptamente e o segmento varejista deve estar sempre um passo à frente dele para poder surpreendê-lo com experiências de compra memoráveis. Nosso objetivo com este evento é, justamente, munir o empresário do comércio com informações relevantes sobre as tendências e as inovações para o setor, bem como apontar os caminhos do mercado de consumo. Ao amparar as empresas de varejo contribuímos para a manutenção dos empregos. Devemos estar preparados, hoje, para o que virá amanhã”, diz a presidente da ACIC, Adriana Flosi.

Perfil do varejo em Campinas

Considerando a base de dados de dezembro de 2020, Campinas conta com 61.525 estabelecimentos de comércio e serviços. Deste total, 22.140 negócios são de varejo e representam 31,62% dos setores produtivos. As empresas de varejo apenas são ultrapassadas pelas de serviços, que somam 38.073 estabelecimentos na cidade. Apenas no período de janeiro a dezembro de 2020, muito afetado pela pandemia, foram abertas em Campinas 5.529 empresas e fechadas 3.942.

O varejo responde, atualmente, em Campinas, por 85.900 postos de trabalho. De acordo com o economista Laerte Martins, diretor da ACIC, 38% dos estabelecimentos de varejo estão nos shoppings centers, 35% instalados na região central e 27% na periferia. O faturamento do setor em 2020 foi de R$ 14,9 bilhões.

Programação do “Retail Conference”

Com conteúdo totalmente aplicável aos negócios, o “Retail Conference 2021 – De volta para o futuro, de olho no agora” contará com a participação de palestrantes que possam orientar os varejistas para a aceleração dos negócios por meio da adaptação das empresas ao comportamento atual do mercado. Serão quatro palestras divididas em dois blocos, seguidas de debates, e a apresentação de um case. O evento será bem dinâmico, entre as 14h e as 18h.

Eduardo Yamashita, sócio-diretor da Gouvêa Ecosystem, a maior consultoria especializada em varejo da América Latina, falará sobre “Ecossistemas de negócios: conheça o modelo de organização que está mudando o consumo e o varejo no mundo”. Yamashita apresentará o novo modelo de negócios do varejo de forma a impactar e ajudar no desenvolvimento do pequeno e médio varejista.

Livia Lampert, gerente de Marketing e Produtos na KingHost, terá como tema “Como explorar sua presença digital e ter mais resultados”. A proposta é mostrar como a maior presença digital gere mais resultados, apresentando ferramentas e a prática de como fazer, por meio de estratégias. Também apresentará quais canais utilizar e como conectá-los ao site da empresa, qual a melhor comunicação e a melhor forma de usar as promoções. Na sequência, haverá debate sobre esse tema, mediado por Sandra Farina, da Latam Field Marketing Genesys.

Já a palestra de Maristela Pelágio, especialista em Clima e Engajamento na Pulses será focada na “A experiência do colaborador no futuro dos negócios: como aumentar o engajamento de sua equipe na prática”. Maristela abordará estratégias para que as empresas possam melhorar o clima organizacional e o desempenho dos seus funcionários para diminuir a rotatividade e engajar os colaboradores para que produzam mais.

A quarta palestra será proferida por Alessandro Gil, CRO, (chief revenue officer, ou, em português, diretor de Receita) da Linx Digital, empresa líder e especialista em tecnologia para o varejo. O tema será “Aquisição de clientes: como ampliar sua receita através de novas oportunidades”. Com mais de 20 anos de carreira e experiência em e-commerce e em estratégia de expansão de negócios, Gil discorrerá sobre os canais de aquisição de novos clientes, omnichannel e sobre como buscar novas receitas. Gustavo Pisani, head de e-commerce e digital na FCamara, mediará o debate sobre o tema.

Para encerrar, Rodrigo Albuquerque, fundador e CEO do Grupo Brasil Pet, apresentará o case “Brasil Pet: como nasce umas das maiores redes organizadas e profissionalizadas de pequenos e médios varejistas do Brasil”. Por meio do exemplo da Petland, principal empresa do Grupo e maior rede de petshops do Brasil, com mais de 100 lojas distribuídas em sete estados, Albuquerque, que foi também o fundador da Brava Investimentos, eleita três anos depois como uma das maiores operadoras de câmbio da XP Investimentos, focará em alternativas para que comerciantes de pequeno porte possam se desenvolver e alavancar seus negócios.

Serviço:

“Retail Conference 2021 – De volta para o futuro, de olho no agora”
Inscrições: acesse o link Retail Conference
Informações pelo Whatsapp: (19) 99607-7604 (ACIC)

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Emdec promove novos ajustes na operação dos ônibus

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A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove novos ajustes na operação do sistema de transporte público coletivo municipal. Essa é a segunda importante ação, em um período de uma semana. “São ajustes pontuais e que estão ocorrendo de maneira gradual. À medida que detectamos uma maior circulação de pessoas, realizamos as ações. É uma atenção constante com o passageiro”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

A partir do domingo, dia 23 de janeiro, quatro linhas retomam a operação realizada neste dia da semana: 209 – Chácara Cruzeiro do Sul; 209.1 – Chácara Cruzeiro do Sul; 250 – Boa Vista; e 341 – Jardim São Gabriel. As linhas 209 e 209.1 também voltam a circular aos sábados, a partir de 22 de janeiro.

Na segunda-feira, dia 24 de janeiro, três linhas terão aumento na frota operacional. São elas: 380 – Terminal Central / Cambuí; 392 – San Conrado; e 430 – Swiss Park. Além disso, quatro linhas terão ajustes na programação horária: 135 – Jardim Filadélfia; 192 – Vila Diva; 197 – Jardim Marisa; e 201 – Jardim Santa Rosa.

No último dia 18 de janeiro, as linhas 121 – Terminal Ouro Verde e 432 – Saltinho também tiveram aumento de frota. E a linha 431 – Reforma Agrária sofreu ajuste na programação. A linha 116 – Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro também sofreu ajuste na programção, a partir do dia 20 de janeiro, com uma viagem extra no período noturno. São, ao todo, 15 linhas contempladas com as ações.

Nos últimos dias, a Emdec já havia realizado aumento de frota em outras 28 linhas (116; 117; 134; 154; 190; 191; 210; 211; 212; 214; 215; 229; 249; 263; 310; 313; 333; 346; 353; 359; 371; 389; 403; 404; 408; 414; 415; e 422.

Mais atendimento
A partir deste fim de semana, o posto de atendimento da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), instalado no Terminal Padre Anchieta, também terá atendimento aos domingos, no período das 6h até as 19h. A notícia já havia sido divulgada no último dia 14 de janeiro.

Para saber os pontos de recarga da Transurc, basta acessar www.transurc.com.br/informacoes/onde-comprar/.

Para informações sobre o transporte público de Campinas, a população conta com o aplicativo “Cittamobi”, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Ele informa, em tempo real, o horário da chegada do ônibus, locais de embarque e desembarque, itinerários, acessibilidade, entre outras funcionalidades.
 

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Mais 15 bairros recebem diversas frentes de sinalização viária

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Entre os dias 14 e 20 de janeiro, mais 15 bairros da cidade foram beneficiados por diversas frentes de manutenção ou requalificação da sinalização viária, realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Os trabalhos contemplaram a região Central e os bairros Satélite Íris, Jardim Roseira, Amarais, Jardim São Marcos, Jardim Chapadão, Jardim São Pedro, Jardim do Trevo, Jardim do Lago, Jardim Conceição, Mansões Santo Antônio, Parque Universitário de Viracopos, Vila Brandina, Vila Nogueira e no Distrito de Joaquim Egídio. 

A região Central recebe uma operação para reforço da sinalização de todo o complexo do sistema de estacionamento rotativo pago. Em uma semana, mais de 20 vias receberam revitalização da sinalização que regulamenta a Zona Azul, incluindo demarcação de solo das vagas e renovação das placas. Também ocorreu o reforço da sinalização horizontal das vias como um todo, quando necessário. 

Um projeto de requalificação de toda a sinalização vertical está sendo implantado pela Emdec na Rodovia José Bonifácio Couto Nogueira e na Estrada Municipal Dona Isabel Fragoso Ferrão (CAM-127), que liga o Distrito de Joaquim Egídio à Rodovia D. Pedro I (SP-65). “O objetivo é reforçar a informação sobre a velocidade regulamentada, ampliar a segurança viária e prevenir acidentes, já que pelo trecho circulam ciclistas e animais silvestres”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. 

No Jardim São Pedro, diversas vias receberam completa requalificação da sinalização horizontal e vertical – Rua Antônio Lourenço, Rua Júlio Fernandes, Rua Dr. Homero Ferreira Camargo, Rua Artur Matias e Rua Dr. José de Castro Andrade. Esse trabalho integrado de sinalização também contemplou o Jardim São Marcos (Avenida Maria Luiza Pompeu de Camargo) e o Jardim Conceição (Rua Quinze de Novembro – Sousas). Os três bairros receberam reforço na pintura de faixas de pedestres, faixas zebradas, parada obrigatória (PARE), lombadas, linhas de retenção e contínuas; além da substituição de placas. 

O cruzamento da Avenida Ruy Rodriguez com a Rua Cairú, no Parque Universitário de Viracopos, também recebeu nova sinalização horizontal e vertical. 

A manutenção da sinalização viária vertical (placas) também está sendo intensificada pela Emdec. Somente no período de 14 a 20 de janeiro, 149 novas placas foram implantadas nas vias Santo Antônio Claret (Jardim Chapadão), Papa Paulo VII (Jardim do Trevo), Avenida Mackenzie x Rua Maestro Luís de Túlio (Vila Brandina), Hermantino Coelho e Luiz Otávio (Mansões Santo Antônio) e Avenida John Boyd Dunlop (Satélite Íris). A ação substitui placas que apresentam desgaste ou foram vandalizadas.

Outra frente de trabalho busca qualificar a sinalização vertical de pontos de embarque e desembarque de passageiros do transporte público coletivo. Placas danificadas foram substituídas nas vias Geraldo Sussolini (Jardim Roseira), Dário Freire Meirelles (Amarais), Dário Pompeu de Camargo (Vila Nogueira) e Adão Focesi (Jardim do Lago). Essa última via também recebeu reforço da sinalização de solo. 

Unidades escolares 
Nas próximas semanas, o entorno de diversas instituições de ensino recebe atenção especial por conta do início do ano letivo. A Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, na região do Jardim do Lago, começou a receber os trabalhos de reforço da sinalização viária horizontal e vertical na última quinta-feira (20/01). Entre os dias 24 e 28, a operação se estende para a EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” (Parque Dom Pedro II) e para as escolas estaduais “Djalma Octaviano” (Jardim Paulicéia) e João Erbolato (Jardim Chapadão). 

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“Portal do Transportador”: Emdec lança agendamento on-line da inspeção veicular

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“Portal do Transportador”: Emdec lança agendamento on-line da inspeção veicular

Com o objetivo de agilizar e facilitar uma importante etapa do processo de emissão da permissão do transporte de interesse público, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) lança, nesta sexta-feira (21/01) o “Portal do Transportador”. Agora, a inspeção veicular pode ser agendada on-line, diretamente no site da Emdec

Adicionado ao atual Sistema de Gestão de Modais de Transporte (SiMTransp), o novo recurso beneficia cerca de 1,6 mil permissionários regularmente cadastrados no transporte escolar, fretamento, transporte individual de passageiros por táxi e no Serviço de Transporte Alternativo Municipal (STAM). 

A ferramenta elimina o agendamento telefônico, que era realizado desde 1994, e dá mais autonomia aos transportadores, já que é possível visualizar, diretamente no site, as datas e horários disponíveis e agendar a inspeção veicular. “Queremos simplificar, cada vez mais, os serviços oferecidos pela Emdec, facilitando a vida da população”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  

A Diretora de Projetos Estratégicos e Cidade Inteligente da Emdec, Mariana Savedra Pfitzner, enfatiza que “o Portal do Transportador vai agilizar o agendamento das inspeções, tornando o processo virtual. É mais um recurso tecnológico a serviço do usuário, em prol da desburocratização”. 

O permissionário deverá cumprir duas etapas distintas – a solicitação e o agendamento da inspeção veicular. Na primeira opção, é gerada a guia de recolhimento da taxa vigente. A opção de agendamento só é disponibilizada pelo sistema após o pagamento. 

No fluxo anterior, o permissionário gerava a guia de arrecadação para pagamento somente após o agendamento telefônico da inspeção veicular. Cabia à Emdec verificar a situação do pagamento no momento da inspeção. Todo o processo era reiniciado nos casos em que o pagamento não era confirmado. “O aumento da eficiência é outra vantagem, já que reduziremos o número de atendimentos telefônicos e eliminamos a etapa de verificação do pagamento”, completa Riverete. 

PASSO A PASSO

Para utilizar a ferramenta de agendamento, é necessário acessar o SiMTransp (transporte.emdec.com.br/simtranspPortal) e realizar um cadastro prévio, informando CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), CEP, e-mail e telefone. Na sequência, uma senha deverá ser cadastrada. Uma vez cadastrado, o transportador sempre acessará o sistema informando o CPF/CNPJ e a senha. 

1. Solicitação da Inspeção Veicular 

  • Selecione a modalidade de atuação (transporte escolar, fretamento, táxi ou alternativo). 
  • Acesse a opção “Inspeção – Criar Solicitação”.
  • Na listagem apontada pelo sistema, selecione os veículos que serão vistoriados para gerar a guia de recolhimento dos preços públicos vigentes. É possível gerar uma única guia de arrecadação para mais de um veículo.
  • Selecione a opção de pagamento desejada: cota única ou parcelamento. A guia de arrecadação pode ser parcelada em até três vezes. 


O agendamento da inspeção será liberado após o pagamento da guia de arrecadação, na rede credenciada. Após o pagamento do boleto, o prazo para a compensação é de até três dias úteis. 

2. Agendamento da Inspeção Veicular 

Uma vez compensado o pagamento, o transportador deve acessar novamente o sistema para agendar a inspeção:

  • Acesse a opção “Inspeção – Criar Agendamento”.
  • O sistema mostrará uma listagem com a placa dos veículos já liberados para a realização da inspeção veicular. O agendamento deve ser realizado individualmente para cada veículo. Selecione a opção desejada entre as datas e horários disponíveis. 

  • Uma confirmação de agendamento será enviada para o e-mail cadastrado. 
  • Na data e horários agendados, dirija-se com o veículo cadastrado ao Departamento de Inspeção Veicular da Emdec, localizado na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.380, portaria 3, na Vila Industrial.

Na opção “Inspeção – Listar Agendamento”, é possível ainda visualizar ou excluir um agendamento realizado. A exclusão deve ser feita quando houver a necessidade de reagendar. Nesse caso, é necessário repetir o passo a passo relativo ao agendamento. 

Inspeção Veicular

O Departamento de Inspeção Veicular é o instrumento da Emdec para garantir a qualidade e segurança do serviço prestado por toda a frota do transporte público na cidade. Realizada periodicamente, de acordo com a modalidade de transporte, a inspeção veicular tem como base as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). O objetivo é identificar as condições dos veículos no que se refere à manutenção, segurança, equipamentos obrigatórios, conforto e conservação. São cerca de 700 itens analisados, distribuídos em 10 grupos: freio, suspensão, chassi, transmissão, sistema rodante, sistema de direção, carroçaria, elétrica, cano de descarga e componentes complementares. 

Campinas instituiu a inspeção veicular em 1994, sem a necessidade agendamento. Em 2010, por conta do aumento da demanda, o agendamento passou a ser controlado manualmente. Em 2015, a Emdec chegou a lançar o sistema interno “Agenda Web”, que não apresentava a comodidade da nova ferramenta e ainda era atrelada ao atendimento telefônico.

Para mais informações sobre o novo recurso, acesse a aba “Transporte”, seção “Portal do Transportador”, no site da Emdec. 

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