Connect with us

Notícias

Adiamento da licitação do Trem Intercidades São Paulo-Campinas – Uma análise detalhada

Artigo

em

Por: João Silva

Em uma reviravolta recente, o secretário de Parcerias e Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, informou que a abertura das propostas da licitação do Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas será adiada por 60 dias. Previsto inicialmente para ocorrer em agosto de 2023, a nova data é agora janeiro de 2024.

PUBLICIDADE

1. O anúncio do adiamento

No dia 21 de agosto de 2023, Benini comunicou a decisão durante um evento intitulado ‘Infratech Gestão Pública Inteligente – Soluções para Mobilidade’, organizado pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CDRMC) e Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI).

1.1. Razões para o adiamento

O secretário explicou que o adiamento foi causado por dois fatores principais. Primeiro, houve a negociação de um investimento de R$ 5,5 bilhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo, houve um atraso no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

PUBLICIDADE

2. Repercussões do adiamento

2.1. Impacto na Parceria Público-Privada (PPP)

A decisão de adiar a abertura das propostas da licitação também terá um impacto sobre a Parceria Público-Privada (PPP) que está sendo formada para implementar o projeto do TIC. O edital de concorrência para a PPP será republicado no mês de setembro.

2.2. Reações dos prefeitos

Durante o evento, prefeitos da região expressaram o desejo de ver o TIC expandido para outras cidades no futuro, como Americana e Santa Bárbara d’Oeste.

PUBLICIDADE

3. O futuro do Trem Intercidades São Paulo-Campinas

Apesar do adiamento, o compromisso do governo do estado com o projeto do TIC permanece sólido. Com um investimento adicional sendo negociado, é esperado que o projeto seja implementado com sucesso, beneficiando milhares de pessoas na região metropolitana de São Paulo.

3.1. Próximos passos

Agora, o foco é na republicação do edital de concorrência para a PPP e na negociação do investimento com o BNDES. A abertura das propostas da licitação está prevista para janeiro de 2024.

PUBLICIDADE

João Silva, para o Jornal do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

PUBLICIDADE

LinkedIn(http://www.linkedin.com/shareArticle?mini=true&url=https%3A%2F%2Fjornaldotransporte.com.br%2F2023%2F08%2F23%2Fsecretario-de-parcerias-e-investimentos-informa-adiamento-da-abertura-das-propostas-da-licitacao-do-trem-intercidades-sao-paulo-campinas%2F&title=Adiamento%20da%20licitação%20do%20Trem%20Intercidades%20São%20Paulo-Campinas ‘LinkedIn’)

Whatsapp(https://api.whatsapp.com/send?text=Adiamento%20da%20licitação%20do%20Trem%20Intercidades%20São%20Paulo-Campinas%20https%3A%2F%2Fjornaldotransporte.com.br%2F2023%2F08%2F23%2Fsecretario-de-parcerias-e-investimentos-informa-adiamento-da-abertura-das-propostas-da-licitacao-do-trem-intercidades-sao-paulo-campinas%2F ‘Whatsapp’)

PUBLICIDADE

Outlook.com(https://mail.live.com/default.aspx?rru=compose?subject=Adiamento%20da%20licitação%20do%20Trem%20Intercidades%20São%20Paulo-Campinas&body=https%3A%2F%2Fjornaldotransporte.com.br%2F2023%2F08%2F23%2Fsecretario-de-parcerias-e-investimentos-informa-adiamento-da-abertura-das-propostas-da-licitacao-do-trem-intercidades-sao-paulo-campinas%2F&lc=1033&id=64855&mkt=en-us&cbcxt=mai ‘Outlook.com’)

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE