Quer receber as principais Notícias de Campinas e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Arraial Afro-Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, em Campinas, traz toda tradição da cultura afrobrasileira

O Arraial Afro-Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro é a maior festa organizada pela sociedade civil em Campinas e região, com a participação de cerca de 5000 pessoas. É uma festa julina de culturas afro-brasileiras que ocorre anualmente no segundo sábado do mês de julho, na sede da comunidade, na Casa de Cultura Fazenda Roseira. O 16º Arraial Afro Julino é Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas, está no calendário oficial turístico do Estado de São Paulo, é um evento oficial no calendário de Campinas e abre as comemorações de aniversário da cidade, celebrado em 14 de julho. São 16 anos de trabalho e salvaguarda da nossa cultura ancestral, o jongo.

A festa começa às 12h do dia 13 de julho (sábado) e segue até meia-noite, começando tradicionalmente com o terço a São Benedito ao meio-dia, seguindo com apresentações culturais e artísticas de grupos parceiros de diversas localidades do estado de São Paulo, do segmento afro, além da várias barracas de comidas típicas da culinária afro, pratos julinos, vestuários e artesanato.

A entrada é 1kg de alimento não-perecível + R$ 10. Os alimentos serão doados para o Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal de Campinas. Toda a elaboração, desenvolvimento, divulgação e organização do Arraial é realizado pela própria comunidade jongueira, unindo gerações, amigos, parceiros e familiares no maior evento realizado pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro desde 2003 na cidade de Campinas.

Programação da festa: 

12h00 – Terço de São Benedito
14h30 – Aulão de Percussão com Bianca Lúcia – Campinas SP
15h00 – Côco do Yiawarete – Campinas SP
16h00 – Roda de Conversa e Lançamento do Livro ” Inovação Ancestral de Mulheres Negras – Táticas e políticas do cotidiano – Organizado por Bianca Santana” (venda no local)
17h00 – Bateria Alcalina – Campinas SP
18h00 – Forró Três de Paus – Piracicaba SP
19h00 – Jongo do Tamandaré – Guaratinguetá
20h00 – Batuque de Umbigada – Piracicaba SP
21h00 – RAP Paulo Microfonia (No Porão) – Campinas SP
22h00 – Pitaias – São Paulo
23h00 – Comunidade Jongo Dito Ribeiro – Campinas SP

No porão, DJ Barata recebe das 14h até meia-noite os DJs Raquel Ruff, K-Mina, Raiz NegaLivre, Flávio Rude, Esquina, Binho, JP e Chakal.

Horário: das 12h até meia-noite

Recomendado para: Todas as idades

Preço: R$ 10 + 1kg de alimento

Rua Domingos Haddad, 1 – Residencial Parque da Fazenda

Consulte

Artigos relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Qualidade do ar na Região Metropolitana de SP registra melhora

Os níveis dos poluentes atmosféricos monóxido de carbono (CO) e dióxido de enxofre (SO2) r…