

Notícias
Calor recorde – Região de Campinas deve atingir a temperatura mais alta em quase 30 anos nesta quinta-feira; veja como se proteger
Introdução
Em breve, a região de Campinas deve experimentar um calor recorde. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade está prevista para atingir a temperatura mais alta em quase 30 anos nesta quinta-feira. Isso representa um nível de calor altamente atípico durante o inverno, considerando que as temperaturas geralmente são mais baixas nessa estação, com médias de 20 a 25 graus, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.
O Calor Recorde e seus Efeitos
A temperatura alta, aliada à baixa umidade relativa do ar, é considerada de perigo potencial e leve risco à saúde. A combinação entre temperaturas elevadas, baixa umidade relativa do ar e maior concentração de poluentes atmosféricos exige cuidados com a saúde.
Previsão do Tempo para os Próximos Dias
Aqui está a previsão para os próximos dias:
* Quarta-feira (23): A temperatura máxima prevista é de 34ºC, com predomínio de céu claro, temperaturas elevadas à tarde e baixa umidade relativa do ar, em torno de 20%.
* Quinta-feira (24): As temperaturas ficam entre 19 e 35ºC e a umidade relativa do ar mínima gira em torno de 15 e 20%. Haverá predomínio de sol no decorrer do dia, mas com alguns períodos de céu parcialmente nublado à tarde.
* Sexta-feira (25): As temperaturas ficam em torno de 20 e 31ºC, mas a umidade relativa do ar mínima deve continuar entre 20 e 30%. A partir da tarde, os ventos ganham intensidade de moderada a forte, com rajadas que devem continuar no final de semana. A tendência é de nebulosidade variável, com mais períodos de céu parcialmente nublado. As chances são pequenas, mas não são descartadas pancadas isoladas de chuva, sobretudo nas primeiras horas da madrugada.
Final de Semana
Os maiores indicativos de chuva apontam para o sábado (26) e domingo (27) quando as temperaturas ficam mais amenas.
Cuidados com a Saúde
Durante esse período de calor recorde, é importante tomar alguns cuidados para proteger sua saúde. Aqui estão algumas dicas:
1. Prefira fazer atividades físicas em horários de menor incidência de radiação solar,
2. Evite se expôr ao sol de forma direta entre 10h e 16h (a radiação solar agrava a sensação de calor, devendo ser dada preferência à sombra e locais frescos ou climatizados),
3. Mantenha-se hidratado e opte por alimentos leves,
4. No caso de sintomas como transpiração intensa, fraqueza, tontura, dores de cabeça, temperatura corporal alta e outros sintomas que possam ser reflexo do calor intenso, busque apoio médico.
Agosto Atípico
Esse nível de calor durante o inverno é altamente atípico, considerando que as temperaturas geralmente são mais baixas nessa estação, com médias de 20 a 25 graus, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.
Assista ao vídeo: Tudo sobre Campinas e região(https://link-to-video.com)
Conclusão
A onda de calor que ganha força pelo Brasil é um lembrete de que devemos sempre estar preparados para mudanças climáticas extremas. Fique atento às previsões do tempo e siga as dicas de saúde para se proteger do calor intenso.
Para informações adicionais, acesse o site