Connect with us

Notícias

Campinas abre agendamento da vacina contra covid-19 a vários grupos

Published

on

Campinas abre agendamento da vacina contra covid-19 a vários grupos

24/09/2021 – 12:15


A Secretaria de Saúde abre nesta sexta-feira, 24 de setembro, às 17h, o agendamento da dose adicional da vacina contra a covid-19 para pessoas a partir de 70 anos que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses. Também serão disponibilizadas novas vagas para dose adicional para pessoas com alto grau de imunossupressão, que completaram a imunização há 28 dias. Ainda no mesmo horário será reaberta a marcação de dia, hora e local para a primeira dose para maiores de 18 anos, inclusive gestantes e puérperas. Serão oferecidas 7,2 mil vagas. 

 

 

A escolha do local, dia e horário pode ser feita no site https://vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160. Pessoas que tiverem dificuldades por estes canais devem procurar o Centro de Saúde mais próximo.

 

 

As vacinas são aplicadas em 64 dos 67 centros de saúde do município apenas com dia e horário marcados. Apenas os CSs Boa Esperança, Carlos Gomes e Campina Grande não realizam a aplicação das vacinas.

 

 

As orientações e os documentos necessários para cada grupo devem ser consultados no https://vacina.campinas.sp.gov.br/. A indicação da dose adicional para o grupo de alto grau de imunossupressão também está disponível no site. 

 

 

É importante que as pessoas cheguem, no máximo, com 10 minutos de antecedência para evitar aglomerações. 

 

 

Quem não comparecer no dia agendado ficará suspenso por 30 dias no sistema de agendamento. As eventuais contestações poderão ser encaminhadas via recurso formalizado no Protocolo Geral da Prefeitura.

 

 

Não há possibilidade de escolha da vacina, mesmo com prescrição ou encaminhamento médico. A pessoa que se negar a receber o imunizante disponível terá que assinar um documento de recusa e só poderá ser vacinado quando todas as pessoas a partir de 18 anos estiverem vacinadas.

 

 

 

 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Destaque

Emdec promove novos ajustes na operação dos ônibus

Published

on

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove novos ajustes na operação do sistema de transporte público coletivo municipal. Essa é a segunda importante ação, em um período de uma semana. “São ajustes pontuais e que estão ocorrendo de maneira gradual. À medida que detectamos uma maior circulação de pessoas, realizamos as ações. É uma atenção constante com o passageiro”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

A partir do domingo, dia 23 de janeiro, quatro linhas retomam a operação realizada neste dia da semana: 209 – Chácara Cruzeiro do Sul; 209.1 – Chácara Cruzeiro do Sul; 250 – Boa Vista; e 341 – Jardim São Gabriel. As linhas 209 e 209.1 também voltam a circular aos sábados, a partir de 22 de janeiro.

Na segunda-feira, dia 24 de janeiro, três linhas terão aumento na frota operacional. São elas: 380 – Terminal Central / Cambuí; 392 – San Conrado; e 430 – Swiss Park. Além disso, quatro linhas terão ajustes na programação horária: 135 – Jardim Filadélfia; 192 – Vila Diva; 197 – Jardim Marisa; e 201 – Jardim Santa Rosa.

No último dia 18 de janeiro, as linhas 121 – Terminal Ouro Verde e 432 – Saltinho também tiveram aumento de frota. E a linha 431 – Reforma Agrária sofreu ajuste na programação. A linha 116 – Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro também sofreu ajuste na programção, a partir do dia 20 de janeiro, com uma viagem extra no período noturno. São, ao todo, 15 linhas contempladas com as ações.

Nos últimos dias, a Emdec já havia realizado aumento de frota em outras 28 linhas (116; 117; 134; 154; 190; 191; 210; 211; 212; 214; 215; 229; 249; 263; 310; 313; 333; 346; 353; 359; 371; 389; 403; 404; 408; 414; 415; e 422.

Mais atendimento
A partir deste fim de semana, o posto de atendimento da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), instalado no Terminal Padre Anchieta, também terá atendimento aos domingos, no período das 6h até as 19h. A notícia já havia sido divulgada no último dia 14 de janeiro.

Para saber os pontos de recarga da Transurc, basta acessar www.transurc.com.br/informacoes/onde-comprar/.

Para informações sobre o transporte público de Campinas, a população conta com o aplicativo “Cittamobi”, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Ele informa, em tempo real, o horário da chegada do ônibus, locais de embarque e desembarque, itinerários, acessibilidade, entre outras funcionalidades.
 

Continue Reading

Destaque

Mais 15 bairros recebem diversas frentes de sinalização viária

Published

on


Entre os dias 14 e 20 de janeiro, mais 15 bairros da cidade foram beneficiados por diversas frentes de manutenção ou requalificação da sinalização viária, realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Os trabalhos contemplaram a região Central e os bairros Satélite Íris, Jardim Roseira, Amarais, Jardim São Marcos, Jardim Chapadão, Jardim São Pedro, Jardim do Trevo, Jardim do Lago, Jardim Conceição, Mansões Santo Antônio, Parque Universitário de Viracopos, Vila Brandina, Vila Nogueira e no Distrito de Joaquim Egídio. 

A região Central recebe uma operação para reforço da sinalização de todo o complexo do sistema de estacionamento rotativo pago. Em uma semana, mais de 20 vias receberam revitalização da sinalização que regulamenta a Zona Azul, incluindo demarcação de solo das vagas e renovação das placas. Também ocorreu o reforço da sinalização horizontal das vias como um todo, quando necessário. 

Um projeto de requalificação de toda a sinalização vertical está sendo implantado pela Emdec na Rodovia José Bonifácio Couto Nogueira e na Estrada Municipal Dona Isabel Fragoso Ferrão (CAM-127), que liga o Distrito de Joaquim Egídio à Rodovia D. Pedro I (SP-65). “O objetivo é reforçar a informação sobre a velocidade regulamentada, ampliar a segurança viária e prevenir acidentes, já que pelo trecho circulam ciclistas e animais silvestres”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. 

No Jardim São Pedro, diversas vias receberam completa requalificação da sinalização horizontal e vertical – Rua Antônio Lourenço, Rua Júlio Fernandes, Rua Dr. Homero Ferreira Camargo, Rua Artur Matias e Rua Dr. José de Castro Andrade. Esse trabalho integrado de sinalização também contemplou o Jardim São Marcos (Avenida Maria Luiza Pompeu de Camargo) e o Jardim Conceição (Rua Quinze de Novembro – Sousas). Os três bairros receberam reforço na pintura de faixas de pedestres, faixas zebradas, parada obrigatória (PARE), lombadas, linhas de retenção e contínuas; além da substituição de placas. 

O cruzamento da Avenida Ruy Rodriguez com a Rua Cairú, no Parque Universitário de Viracopos, também recebeu nova sinalização horizontal e vertical. 

A manutenção da sinalização viária vertical (placas) também está sendo intensificada pela Emdec. Somente no período de 14 a 20 de janeiro, 149 novas placas foram implantadas nas vias Santo Antônio Claret (Jardim Chapadão), Papa Paulo VII (Jardim do Trevo), Avenida Mackenzie x Rua Maestro Luís de Túlio (Vila Brandina), Hermantino Coelho e Luiz Otávio (Mansões Santo Antônio) e Avenida John Boyd Dunlop (Satélite Íris). A ação substitui placas que apresentam desgaste ou foram vandalizadas.

Outra frente de trabalho busca qualificar a sinalização vertical de pontos de embarque e desembarque de passageiros do transporte público coletivo. Placas danificadas foram substituídas nas vias Geraldo Sussolini (Jardim Roseira), Dário Freire Meirelles (Amarais), Dário Pompeu de Camargo (Vila Nogueira) e Adão Focesi (Jardim do Lago). Essa última via também recebeu reforço da sinalização de solo. 

Unidades escolares 
Nas próximas semanas, o entorno de diversas instituições de ensino recebe atenção especial por conta do início do ano letivo. A Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, na região do Jardim do Lago, começou a receber os trabalhos de reforço da sinalização viária horizontal e vertical na última quinta-feira (20/01). Entre os dias 24 e 28, a operação se estende para a EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” (Parque Dom Pedro II) e para as escolas estaduais “Djalma Octaviano” (Jardim Paulicéia) e João Erbolato (Jardim Chapadão). 

Continue Reading

Destaque

“Portal do Transportador”: Emdec lança agendamento on-line da inspeção veicular

Published

on

“Portal do Transportador”: Emdec lança agendamento on-line da inspeção veicular

Com o objetivo de agilizar e facilitar uma importante etapa do processo de emissão da permissão do transporte de interesse público, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) lança, nesta sexta-feira (21/01) o “Portal do Transportador”. Agora, a inspeção veicular pode ser agendada on-line, diretamente no site da Emdec

Adicionado ao atual Sistema de Gestão de Modais de Transporte (SiMTransp), o novo recurso beneficia cerca de 1,6 mil permissionários regularmente cadastrados no transporte escolar, fretamento, transporte individual de passageiros por táxi e no Serviço de Transporte Alternativo Municipal (STAM). 

A ferramenta elimina o agendamento telefônico, que era realizado desde 1994, e dá mais autonomia aos transportadores, já que é possível visualizar, diretamente no site, as datas e horários disponíveis e agendar a inspeção veicular. “Queremos simplificar, cada vez mais, os serviços oferecidos pela Emdec, facilitando a vida da população”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  

A Diretora de Projetos Estratégicos e Cidade Inteligente da Emdec, Mariana Savedra Pfitzner, enfatiza que “o Portal do Transportador vai agilizar o agendamento das inspeções, tornando o processo virtual. É mais um recurso tecnológico a serviço do usuário, em prol da desburocratização”. 

O permissionário deverá cumprir duas etapas distintas – a solicitação e o agendamento da inspeção veicular. Na primeira opção, é gerada a guia de recolhimento da taxa vigente. A opção de agendamento só é disponibilizada pelo sistema após o pagamento. 

No fluxo anterior, o permissionário gerava a guia de arrecadação para pagamento somente após o agendamento telefônico da inspeção veicular. Cabia à Emdec verificar a situação do pagamento no momento da inspeção. Todo o processo era reiniciado nos casos em que o pagamento não era confirmado. “O aumento da eficiência é outra vantagem, já que reduziremos o número de atendimentos telefônicos e eliminamos a etapa de verificação do pagamento”, completa Riverete. 

PASSO A PASSO

Para utilizar a ferramenta de agendamento, é necessário acessar o SiMTransp (transporte.emdec.com.br/simtranspPortal) e realizar um cadastro prévio, informando CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), CEP, e-mail e telefone. Na sequência, uma senha deverá ser cadastrada. Uma vez cadastrado, o transportador sempre acessará o sistema informando o CPF/CNPJ e a senha. 

1. Solicitação da Inspeção Veicular 

  • Selecione a modalidade de atuação (transporte escolar, fretamento, táxi ou alternativo). 
  • Acesse a opção “Inspeção – Criar Solicitação”.
  • Na listagem apontada pelo sistema, selecione os veículos que serão vistoriados para gerar a guia de recolhimento dos preços públicos vigentes. É possível gerar uma única guia de arrecadação para mais de um veículo.
  • Selecione a opção de pagamento desejada: cota única ou parcelamento. A guia de arrecadação pode ser parcelada em até três vezes. 


O agendamento da inspeção será liberado após o pagamento da guia de arrecadação, na rede credenciada. Após o pagamento do boleto, o prazo para a compensação é de até três dias úteis. 

2. Agendamento da Inspeção Veicular 

Uma vez compensado o pagamento, o transportador deve acessar novamente o sistema para agendar a inspeção:

  • Acesse a opção “Inspeção – Criar Agendamento”.
  • O sistema mostrará uma listagem com a placa dos veículos já liberados para a realização da inspeção veicular. O agendamento deve ser realizado individualmente para cada veículo. Selecione a opção desejada entre as datas e horários disponíveis. 

  • Uma confirmação de agendamento será enviada para o e-mail cadastrado. 
  • Na data e horários agendados, dirija-se com o veículo cadastrado ao Departamento de Inspeção Veicular da Emdec, localizado na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.380, portaria 3, na Vila Industrial.

Na opção “Inspeção – Listar Agendamento”, é possível ainda visualizar ou excluir um agendamento realizado. A exclusão deve ser feita quando houver a necessidade de reagendar. Nesse caso, é necessário repetir o passo a passo relativo ao agendamento. 

Inspeção Veicular

O Departamento de Inspeção Veicular é o instrumento da Emdec para garantir a qualidade e segurança do serviço prestado por toda a frota do transporte público na cidade. Realizada periodicamente, de acordo com a modalidade de transporte, a inspeção veicular tem como base as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). O objetivo é identificar as condições dos veículos no que se refere à manutenção, segurança, equipamentos obrigatórios, conforto e conservação. São cerca de 700 itens analisados, distribuídos em 10 grupos: freio, suspensão, chassi, transmissão, sistema rodante, sistema de direção, carroçaria, elétrica, cano de descarga e componentes complementares. 

Campinas instituiu a inspeção veicular em 1994, sem a necessidade agendamento. Em 2010, por conta do aumento da demanda, o agendamento passou a ser controlado manualmente. Em 2015, a Emdec chegou a lançar o sistema interno “Agenda Web”, que não apresentava a comodidade da nova ferramenta e ainda era atrelada ao atendimento telefônico.

Para mais informações sobre o novo recurso, acesse a aba “Transporte”, seção “Portal do Transportador”, no site da Emdec. 

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

TAGS

+ VISTOS