Quer receber as principais Notícias de Campinas e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Campinas participa da Semana Nacional de Museus com palestras e sarau

15/05/2019 – 10:28


Campinas participa da Semana Nacional de Museus com uma programação especial no Museu da Cidade – Fundição Lidgerwood, neste sábado, 18 de maio. A entrada é gratuita.

 

 

Instituída pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir do esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema. Para este ano, o tema escolhido foi “Museus como núcleos culturais – o futuro das tradições”.

 

 

Para as reflexões sobre o tema, no sábado, na parte da manhã, o público poderá conferir as palestras “O Processo histórico do Museu da Cidade”,  ministrada pelo historiador Américo Villela, e “Plano museológico e suas possibilidades”, a cargo da museóloga Shari Almeida. 

 

 

No período da tarde, a atração será o sarau “Somos todos passarinhos”, com microfone aberto para manifestações de poesia, música, dança, desenho, performance teatral, doação e distribuição de livros e poesias. O Museu também sedia a exposição “Peso da Terra”, do artista Alexandre Silveira, em cartaz até 31 de maio. 

 

 

“O Museu da Cidade participa anualmente da programação Semana de Museus proposta pelo IBRAM, como reconhecimento de uma política cultural que fortalece o diálogo dos museus com a sociedade, saindo da zona de conforto do museu como lugar de fala, para ser espaço de escuta e aberto à construção coletiva com os diversos públicos. Por isso, neste ano, o Museu da Cidade propôs uma revisão histórica de sua formação institucional e revisão do seu plano museológico”, afirma  Adriana Barão, gestora do Museu da Cidade.

 

 

Programação

 

10h – Palestra “Processo histórico do Museu da Cidade” (1951 à atualidade). Por Américo Villela (historiador do Museu da Cidade).

11h – Palestra “Plano Museológico e suas possibilidades”. Por Shari Almeida (Museóloga da Secretaria de Cultura de Campinas).

Mediação: Associação dos Amigos do Museu da Cidade

16h – Sarau “Somos Todos Passarinhos”.

Onde: Museu da Cidade  – Fundição Lidgerwood (Av. Andrade Neves, 33. Centro. Campinas). Telefone (19) 3231.3387.

Entrada gratuita.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Fonte: Prefeitura de Campinas

Artigos relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

“Distorcem minhas palavras”, diz Bolsonaro após polêmicas

Foto: Marcos Corrêa/PR Depois de uma série de recentes declarações polêmicas – como a de n…